TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO EDUCACIONAL SESI 031

Por:   •  5/6/2019  •  Monografia  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

CAT – Carlos Eduardo Moreira Ferreira

CENTRO EDUCACIONAL SESI 031

Gabriel Josué

Gustavo Dias

Kaique Oliveira

Lucas Dornelles

Lucas Leonardo

Matheus Mavel

Itu

2014

CAT – Carlos Eduardo Moreira Ferreira

CENTRO EDUCACIONAL SESI 031

Gabriel Josué nº07

Gustavo Dias nº10

Kaique Oliveira nº15

Lucas Dornelles nº 20

Lucas Leonardo nº21

Matheus mavel nº23

trabalho solicitado na área de conhecimento de biologia sob a orientação da professora Celia.

Itu

2014

Sumário

Introdução .................................................................. 04

Anelídeos ................................................................... 05

Anelídeos ................................................................... 06

Crustáceos ................................................................. 07

Crustáceos ................................................................. 08

Mamíferos ................................................................... 09

Ordem carnívora .......................................................... 10

Ordem rodentia ............................................................. 11

Conclusão ..................................................................... 12


Introdução

Neste trabalho iremos aprender sobre os anelídeos que são animais invertebrados com aspecto vermiforme e possuem o corpo segmentado em anéis, os crustáceos que são artrópodes invertebrados cujo os mais conhecidos são a lagosta, o camarão e os caranguejos e sobre os mamíferos da ordem cetácea, carnívora e rodentia.

Anelídeos

Organização corporal dos anelídeos

- segmentação ou metametria

Os anelídeos tem corpo organizado em compartimentos ou anéis transversais, denominados metâmeros. Estes  são muito semelhantes entre si, exceto o primeiro a partir da região anterior que dependendo da espécie, pode ter olhos, antenas e outros órgãos sensoriais.

Cada metâmero tem musculatura própria, com fibras dispostas circular e longitudinalmente. Assim o animal pode encurta-lo ou alonga-lo independentemente dos demais, o que possibilita ampla movimentação. Cada metâmero possui, também um par de gânglios nervosos, um par de órgãos excretores e um par de bolsas atômicas cheio de liquido que fornecem apoio para a contratação muscular, ativando como esqueleto hidrostático.

Reprodução dos anelídeos

Poucas espécies de anelídeos reproduzem assexuadamente, a maioria apresenta reprodução sexuada.

Os poliquetos marinhos são geralmente dioicos com fecundação externa e desenvolvimento direto. Os machos e as femeas liberam os gametas na agua, onde ocorre a fecundação e os zigotos desenvolvem-se em áreas do tipo trocofera que adquirem progressivamente a forma adulta.

Os oligoquetos e os hirudíneos são monaicos e se reproduzem por fecundação cruzada. Na copula de hirudíneo, cada animal introduz sem espermatozoide diretamente no poro genital feminino do parceiro. Estes percorrem o ovidutos e chegam aos ovários onde fecundam os óvulos.

Resumo – anelídeos

- habitat = animais de vida livre, terrestre ou aguatica de agua doce ou salgada.

- dados de anatomia e fisiologia

- sistema digestório = completo, intestino com regiões diferenciadas em faringe papo, moela, etc. digestão extracelular.

- sistema circulatório = fechado, presença de vasos pulsáteis, corações laterais liquido sanguíneos com pigmentos circulatórios ( hemoglobina em oligoquetos).

- sistema respiratório = branquial em certos poliquetos ,respiração cutânea em oligoquetos e hirudíneos, trocas gasosas ocorrem pela superficie corporal irrigada de sangue.

- sistema excretor = presente, excreção por meio de metanefrideos, amônia é o principal produto nitrogenado excretado.

- sistema nervoso = presente constituído por uma cadeia nervosa ventral com um par de glanglios cerebrais bem desenvolvidos.

 

 

 


Crustáceos

Os crustáceos receberam este nome por causa da composição do seu exoesqueleto de carbonato de cálcio, que forma uma crosta. São artrópodes de hábitos aquáticos, sendo a maioria marinha. As espécies mais conhecidas são as lagostas, camarões, siris, caranguejos e tatuzinhos.

O filo arthropoda é o mais diversificado do planeta com mais 1 milhão de espécies catalogadas das quais cerca de 900 mil são de insetos. Outros artrópodes bem conhecidos como são crustáceos e aracnídeos.

O sucesso da estratégia artrópode é atribuído principalmente ao esqueleto corporal externo exoesqueleto que protege o corpo do animal como uma armadura articulada. Além disso, o exoesqueleto fornece pontos de apoio para a ação dos músculos, tornando a movimentação muito eficiente. A respiração aérea e a capacidade de voar presentes em alguns grupos permitiam que artrópodes colonizassem praticamente todos os ambientes da terra firme.

Apêndice articulado

O nome do filo artropoda deriva de outra característica tipica desses animais: a presença de apêndice articulado, especializado em diversas funçoes como andar, nadar, obter alimento, perceber estímulos químicos ou mecânico copular, etc.

Os artrópodes ancestrais possuíam em cada metâmero um par de apêndice com 2 ramos; um deles era utilizado para nadar e o outro formava uma branquia, servindo para respirar. No decorrer da evolução, alguns metâmeros deixaram de ter apêndices, enquanto em outros apêndices modificaram –se, adquirindo nossas funçoes. Por exemplo, alguns apêndices da cabeça adaptaram –se a alimentação, originando diversas tipos de peças bucais; outros originaram antenas com função sensorial. Apêndices das regiões toraxica e abdominal originaram pernas de nadadeiras de diferentes tipos, dependendo do grupo do artrópode.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (296.4 Kb)   docx (614.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com