TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do espaço escolar a partir do Centro Educacional Maria Andresa

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar as observações realizadas no Centro Educacional Maria Andresa observando a metodologia utilizada em sala de aula pelo professor, e também ver seu desenvolvimento e conhecimento em sala de aula passado aos alunos. Este trabalho visa mostrar a interação entre o professor e aluno e o ambiente escolar e seu cotidiano no espaço educativo. Irei apresentar com riquezas de detalhes a historia da escola e junto seu projeto pedagógico e os trabalhos realizados.

1 DESENVOLVIMENTO

Os alunos começam a chegar à escola a partir das 12h30minutos, e ficam no pátio e entre 13h00minutos toca o sino, e todos se reúnem em filas no pátio. A diretora informa sobre algumas atividades do recreio escolar, e em seguida faz uma oração muito harmoniosa e vão para a sala de aula.A entrada e a saída dos alunos em sala de aula ocorrem de forma organizada.A sala de aula oferece conforto adequado aos alunos, os alunos utilizam uniforme escolar,as salas possui janelas grandes e as carteiras todas organizadas.O professor em sala de aula tem total controle sobre os alunos, e aparentemente os alunos possuem entre si um bom relacionamento, e o controle de frequência dos alunos é feito no inicio da aula.

1.1 SOBRE O CENTRO EDUCACIONAL MARIA ANDRESSA

1.1.1 SÍNTESE DO CENTRO EDUCACIONAL MARIA ANDRESSA

A escola Comecinho de vida foi fundada pelos sócios Maria Andresa Maia Fernandes e Janderson Carlos de Oliveira, conforme contrato firmado em cartório de Registro de Titulo e Documentos no município de conselheiro pena em 31 de março de 1997, com objetivo de fundar a primeira escola particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental( serie inicial – 1° ao 5° Ano), do municipio buscando atender as expectativas da comunidade escolar, criando um ensino de excelente qualidade máxima, formando um homem preparado para atuar de forma eficaz e criativa no século XXI.

Foi autorizado o seu funcionamento pelo parecer n° 1190 de19/12/97 do CEE de MG e portaria n° 101/98, MG 30/01/98, pagina 01, coluna 04, do SEE.

No ano de 2013, a Escola Comecinho de Vida constituiu nova direção sendo sócias Samantha Merklein Vasconcellos Bernardes e Sabrina Vasconcellos Bernardes conforme contrato afirmado em cartório de Registro de Títulos e Documentos, desta cidade em 30 de dezembro de 2013, com o objetivo de homenagear a fundadora da Escola Comecinho de Vida, a nova direção, titulou a Escola Comecinho de Vida com o nome CENTRO EDUCACIONAL MARIA ANDRESA. A mudança de denominação foi autorizada pela portaria 1363/2014 MG 12/11/2014.

1.2 PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO DO CEMA

1.2.1 Organização da Entidade Escolar

Nome: CEMA – Centro Educacional Maria Andresa.

Endereço: AV. Fernando Mendes Rosa Paiva, 532– Conselheiro Pena - MG.

Entidade Mantedora: CEMA é um estabelecimento de ensino particular, com fins lucrativos, funciona sob a direção de uma entidade mantenedora composta dos sócios acima citados.

1.2.2 O CEMA oferta:

• Educação Infantil.

• Ensino Fundamental.

1.2.3 Caracterizações

Segue abaixo um quadro demonstrativo da distribuição da clientela escolar.

Cursos Nº de alunos

Educação Infantil 57

Ensino Fundamental 69

Total das matrículas 126

Quadro 1 – Clientela escolar por curso, em 2016

1.2.4 Proposta Pedagógica Escola Comecinho de Vida

A proposta educacional da Educação Infantil deve orientar – se numa ação integrada dos experiências vivida pelo aluno.

Acredita – se que a escola deve valorizar a cultura da criança , e incentivar a valorização relevante da cultura brasileira.

Pretendendo contribuir para que as crianças, a ser apropriarem dos conhecimentos na diferentes áreas, tornem–se cooperativa, critica reflexivas, participativas, responsáveis e avancem no desenvolvimento da autonomia, confiando na sua própria forma de agir e aprender, e respeitar os outros.

O professor deve propiciar que construam o seu sistema de significados, estando atento em desafiá–las a refletir diante de situações problemas e sobre a própria realidade, para que compreendam os valores e usos sociais dos conhecimentos assimilados, valorizados assim, toda forma do saber.

Educação Infantil constitui, hoje, um segmento importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Diante dessa realidade, é fundamental repensar o fazer na Educação Infantil, buscando nesse contexto uma aprendizagem mais significativa, construída a partir dos conhecimentos prévios da criança, respeitando as suas fases. Como um ser que se relaciona consigo, com os outros e com a natureza.

1.2.5 Avaliação

Dentro de um novo parâmetro de avaliação, o professor deve ser adaptar a uma maior diversidade de estratégia, abrangendo aspectos quantitativo e qualitativo. Para avaliar a aprendizagem é necessário:

1. Observar à atuação do conhecimento a realidade;

2. Expor oralmente os temas ligados a área em estudo;

3. Provar através de testes, questões discursivas;

4. Avaliar a produção em classe quer individual ou em grupo.

Na modalidade externa de avaliação da escola, todo o corpo administrativo docente, pais e alunos estarão auto – avaliando – se repensando sua praticas.

1.3 ENTREVISTA COM O PROFESSOR

O alvo da entrevista foi o professor Janderson Carlos, que trabalha na educação há 30 anos e no CEMA há 19. Da entrevista colheu-se as seguintes informações a partir das perguntas a ele submetidas:

1 – Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua área de formação?

Trabalho na área de educação há 30 anos e no CEMA há 19 anos. Minha área de formação é Coordenação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com