TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA NITERÓI

Por:   •  12/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA NITERÓI

Maquinas Térmicas II

Professor: Gil Kempers

Curso:

Engenharia Mecânica

Período:

8º - C

Aluna:

Rayane Baptista Gomes

RA:

7420635705

Aluno:

Antonio Paulino Alves de Oliveira

RA:

9977019210

NITERÓI

2017

Sumário:

Introdução

O conceito de poluição atmosférica inclui um gama de atividades, principalmente causada pelo homem, dentre essas atividades estão, mineração, industrialização, queima de compostos vegetais e combustíveis fósseis. Os poluentes atmosféricos são considerados como substancias que geram esse efeito de degradação do meio ambiente.

Pelo formato e por estarem sempre em suspensão no ar é comum que haja alguma confusão quando se trata de classificação de agentes químicos. É comum confundirmos névoa e neblina com vapor, poeira com fumo, e em algumas vezes utilizamos o termo “pó” para se referir a algum tipo de agente químico. E preciso que se compreenda as diferenças físicas entre os agentes químicos para, para que haja uma proteção respiratória adequada aos riscos.

Estes agentes químicos são encontrados na forma sólida, liquida ou gasosa, são substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, ou pela natureza da atividade de exposição possam ter contato através da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingestão; Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases, e Vapores.

Agentes Químicos

Substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, ou pela natureza da atividade de exposição possam ter contato através da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingestão; Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases, e Vapores.

São os agentes ambientais causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma sólida, como líquida ou gasosa. Além do grande número de materiais e substâncias tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, uma variedade enorme de novos agentes químicos em potencial vai sendo encontrados, devido à quantidade sempre crescente de novos processos e compostos desenvolvidos.

Eles podem ser classificados de diversas formas, segundo suas características tóxicas, estado físico e outras características de formação do composto.

Os agentes químicos, quando se encontram em suspensão ou dispersão no ar atmosférico, são chamados de contaminantes atmosféricos. Estes podem ser classificados em: Aerodispersóides - Gases - Vapores

Aerodispersóides

São dispersões de partículas sólidas ou líquidas de tamanho bastante reduzido (abaixo de 100m, que podem se manter por longo tempo em suspensão no ar. Dentro dos grupo de aerodispersóides destacamos a Fumaça, Névoa, Poeira

Fumaça

A palavra fumaça é usada para se referir a este produto como um gás resultante da combustão de um combustível que não foi concluído, portanto, não é um efeito não intencional de resultado de combustão e geralmente aparece em fogueiras nas brasas e nos motores a gasolina ou a diesel. Deve notar-se que, quando uma queima de combustão é completada satisfatoriamente os produtos resultantes são o dióxido de carbono, água e outros compostos.

Propriedades

Quando se fala em substancias tóxicas presentes nas fumaças precisamos mencionar algumas fases, tais como:

Fases físicas e Fases gasosas: Azoto, oxigênio, argão e dióxido de carbono (0,03% de passagem, que está no ar a 13%). Além disso, estes gases se dão também a partir da combustão e da pirólise e destilação; -monóxido de carbono; Hidrocarbonetos e seus derivados, (óxidos, amônia, nitrofenóis, ácido cianídrico e nitrosaminas) à base de nitrogênio compostos; compostos de enxofre (sulfureto de hidrogênio, dióxido de enxofre, etc.);

[pic 1]

Névoa

Se a poeira é composta de partículas sólidas, a névoa é composta por partículas no estado físico líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabaram por se dispersar no ar. Ao contrário do que muitos pensam a névoa não é aquele estado da natureza que ouvimos falar quando estamos assistindo à previsão do tempo, quando está chovendo e fazendo frio, aquela névoa que atrapalha a rodovia é um tipo de névoa.

Já um exemplo de névoa que pode ser extremamente prejudicial à saúde do trabalho, é a névoa ocasionada quando o trabalhador está aplicando agrotóxicos em uma plantação. Alguns solventes são usados em tintas em spray, e contém chumbo, que é um elemento muito perigoso e de alto risco para a saúde do trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (401.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com