TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO FAZER UM CARTAZ

Monografias: COMO FAZER UM CARTAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 2

Aula-tema: O lúdico e o pedagógico. Ludicidade além da prática na escola.

Uma breve história sobre cartazes.

Os primeiros Cartazes »

Os primeiros rascunhos de cartazes foram desenvolvidos ainda no século X por meio de xilogravuras, obtidas através da impressão de matrizes de madeira pelos povos orientais.

Na época renascentista, o primeiro cartaz conhecido é de Saint-Flour, de 1454, feito em manuscrito, sem imagens.

Mas foi somente no final do século XIX que a arte de reunir textos e ilustrações numa folha de papel alcançou maior projeção ao ser propagada pelos mercadores europeus, assim como um alto grau de sofisticação pela mão de artistas plásticos da época. A integração entre produção artística e industrial é uma herança da carreira de Jules Cherét. Filho de um compositor tipográfico e aprendiz de um litógrafo em Paris, foi em Londres que estudou as técnicas mais recentes da altura. De volta a Paris em 1860, Cherét gradualmente desenvolveu um sistema de 3 a 4 cores de impressão.

O estilo de Cherét atingiu o seu auge por volta de 1880 e foi adoptado e desenvolvido por outros artistas como Pierre Bonnarde e Toulouse-Lautrec.

Reconhecido por retratar cenas da vida nocturna e do submundo parisiense, Toulouse-Lautrec, por exemplo, assinou centenas de cartazes de divulgação de espectáculos de cabaré, então reproduzidos através de pedras litográficas.

Foi nas mãos de Toulouse-Lautrec, através do toque impressionista que a arte publicitária alcançou popularidade.

A litografia colorida tornou-se assim disponível no final deste século, possibilitando aos artistas da época trabalhar diretamente na pedra, sem as restrições da impressão tipográfica.

Este avanço tecnológico foi responsável pelo florescimento e difusão dos cartazes impressos.

Passo 2 - Pesquisar em revistas de educação e materiais didáticos pedagógicos os procedimentos necessários para produção de um cartaz.

Cartaz é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.

O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.

O cartaz deverá seguir os passos abaixo, sempre levando em consideração os critérios na produção.

Atraente: as pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.

Simples: para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.

Ilustração: A ilustração deve ser autoexplicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.

Texto: poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.

Cor: o cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exatamente para chamar a atenção do público.

Distribuição dos elementos: Texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável, requer-se, então:

Harmonia: se apresenta uma coisa pesada, uma carga de caminhão, por exemplo, a letra não pode ser muito delicada, nem as cores muito suaves

Unidade e ritmo: todos os elementos devem estar em concordância entre si, e ter a sua importância na transmissão da mensagem central. A posição das figuras é muito importante. Elas devem sempre estar voltadas para o centro visual dirigindo o olhar do público para a mensagem. Se voltadas para as margens, dispersam a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com