TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTAZES

Seminário: CARTAZES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Seminário  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 6

CARTAZES

O cartaz é um meio de comunicação de massa de natureza visual cuja finalidade é anunciar os mais diversos tipos de mensagens – como, por exemplo: mensagens comerciais, políticas, religiosas, educativas, de utilidade pública, etc. A utilização do cartaz em sala de aula é muito limitada e tem como objetivo informar e motivar os alunos.

Os elementos de um cartaz são o texto e a mensagem. Temos a fórmula: texto + mensagem = a mensagem do cartaz. Ele deve conter um único tema, deve ser colorido e o texto não deve ultrapassar 10 ou 20 palavras. Deve ser feito para ser exposto à visão de todos.

É importante escolher a letra adequada, pois isso influi muito na qualidade visual do texto. A letra é a roupa com eu vestimos o conteúdo da nossa mensagem.

O letreiro poderá ser feito à mão, utilizando-se letras recortadas de jornais ou revistas, ou então letras feitas com o auxílio do normógrafo ou ainda letras adesivas.

O estilo da letra deve ser simples e fácil de ser lido. Usar um só tipo de letra. Nunca misturar letras de diferentes estilos:

Não faça letras demasiadamente pequenas. O tamanho das letras deve ser proporcional à distância da qual o cartaz será lido. Também deve estar de acordo com a importância do assunto.

Letras grossas e baixas, bem como finas e altas, devem ser evitadas, pois causam confusão quando lidas à distância. As letras cheias devem ser preferidas às vazadas.

Em geral, deve-se usar letras escuras em fundo claro, que facilitam a leitura.

Para fazer um bom letreiro, use sempre linhas guias:

Extintor

Letras como A, C, I, T podem ser colocadas juntas umas das outras, enquanto letras de linhas retas – como N, I, M, H – requerem maior distância:

CAIXA CINEMA

Utilize letras maiúsculas em títulos ou palavras isoladas e minúsculas em frases longas para, assim, facilitar a leitura.

A imagem, no cartaz pode assumir as mais diversas cores e formas.

A natureza do tema precisa ser cuidadosamente analisada, pois é ela quem determina a melhor escolha das formas e das cores que irão compor a imagem.

Para criar uma imagem é preciso ter em mente os seguintes fatores:

a) a exata finalidade da mensagem;

b) o nível do público a que se destina.

Num cartaz, o espaço livre é muito importante. Por isso, o layout, isto é, disposição dos elementos que compõem o cartaz deve ser bem equilibrada. Isso facilita a comunicação, dando mais impacto.

Ao fazer um cartaz, deve-se levar em conta: o texto, a ilustração (imagem), a cor e o layout. As cores quentes – vermelho, amarelo, laranja, etc. – devem ser usadas, porém não se deve exagerar no seu uso.

AS GRAVURAS E SUA CONSERVAÇÃO

Gravuras são ilustrações que podem ser retiradas de jornais, revistas ou livros. As ilustrações favorecem a motivação dos alunos, ajudam no desenvolvimento da observação, complementam e enriquecem aulas expositivas, dentre outras utilidades.

Trata-se de um material didático pouco dispendioso, simples e acessível, que desperta e mantém o interesse dos alunos, possibilitando o seu contato visual com a realidade.

Os alunos podem ajudar o professor procurando ilustrações para serem usadas em sala de aula de acordo com cada unidade de estudo do programa escolar.

As gravuras devem ser de tamanho visível por toda a classe e selecionadas conforme o assunto, ou seja, de acordo com os principais conceitos, fatos e idéias que serão desenvolvidos em aula. É importante usar gravuras sem muitos detalhes, para maior impacto na comunicação, mas que sejam de boa qualidade.

As ilustrações ou gravuras podem ser apresentadas usando um cavalete ou suporte que poderá também servir para a apresentação de cartazes quando o professor for enriquecer uma aula expositiva.

CARTAZ DE PREGAS

O cartaz de pregas ou quadro de pregas é um recurso visual versátil, de fácil confecção, pouco dispendioso e útil para o professor. Serve como suporte de informações, apresentando-as de maneira progressiva e dinâmica. Pode ser usado em qualquer área de ensino, inclusive no ensino da leitura e da escrita.

A base é uma superfície retangular de cartão, cartolina (duas folhas grampeadas) ou madeira e sobre elas prende-se uma outra folha de papel pardo ou espelho pregueado no sentido horizontal. Para fazer pregas, marcar a folha de papel de 3,5 cm e 7 cm, 3,5 e 7 cm até

terminar o papel e dobrar fazendo pregas, depois prender as pregas nas extremidades usando um grampeador. Para arrematar, usar fita adesiva. As pregas podem ser colocadas na frente e também no verso, sendo ainda mais úteis.

As tarjetas que serão utilizadas no quadro ou cartaz de pregas podem ser feitas com pedaços de cartolina ou papel-cartão, devendo ter 3,5 cm a mis abaixo das letras ou ilustrações, para que se encaixem nas pregas. As tarjetas podem ser feitas colocando-se no verso palitos de sorvete que, depois, vão ser encaixados nas pregas do cartaz ou quadro de pregas.

Algumas sugestões que poderão ser usadas no quadro de pregas:

• Para ensinar leitura e escrita: fichas com sílabas ou letras. O professor pode cortar as palavras que desejar em sílabas e letras, trabalhando com a classe: a formação de palavras conhecidas, de palavras novas e de palavras que comecem ou terminem com o mesmo som (ex.: lata - pata - mata).

• Para ensinar leitura e escrita: fichas com palavras. Pedir aos alunos para colocar a sentença em ordem. Colocar no cartaz a mesma palavra que o professor escreveu na lousa.

• Fichas para jogos (discriminação visual, auditiva, gravuras de histórias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com