TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos importantes na vida de um administrador

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.216 Palavras (21 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO        

2.1        ASPECTOS FUNDAMENTAIS        

2.2        FASES DE DECISÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS        

2.3        VISÃO DO PROCESSO DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS        

2.4        CARACTERÍSTICAS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS/ FATORES CHAVES        

2.5        FORÇAS EXTREMAS QUE AFETAM A CADEIA DE SUPRIMENTOS        

2.6        ELEMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA        

2.7        SISTEMAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS        

  1.     WMS WareHouse Managemente System        

2.        RFID- Radio Frequency Identification        

3.        Computação Móvel        

4.        TMS- Transportation Management System        

5.        ERP- Enterprise Resource Planning        

3        LOGÍSTICA        

3.1        MARY KAY        

3.2        PHILIPS        

3.3        MAGAZINE LUIZA        

3.4        PÃO DE AÇÚCAR        

3.5        RIACHUELO        

4        SIMULAÇÃO EMPRESARIAL        

4.1        TIPOS BÁSICOS DE JOGOS        

4.2        OBJETIVO DOS JOGOS        

4.3        JOGOS DE PROCESSOS        

5        CONCLUSÃO        



  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, com o acirramento da concorrência em âmbito mundial, as empresas têm se deparado com dificuldades cada vez mais frequentes e desafiadoras no atendimento dos mercados consumidores.

Na logística global, a rapidez com que surgem novas tecnologias, os avanços nas telecomunicações, entre outros, contribuem para intensificar a velocidade das mudanças. Esse cenário de extrema competição tem levado as organizações em geral a buscarem mais eficiência na avaliação do desempenho empresarial, utilizando-se para isto mecanismos que permitam um diagnóstico claro, suficientemente abrangente do ambiente interno da organização e que possibilitem transformar a estratégia em ações concretas que maximizem os resultados da empresa. Neste contexto, foi elaborada uma pesquisa sobre Administração de Produção, Logística e Simulação Empresarial.


  1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

                       O objetivo é definir, conceituar e compreender o que é a gestão da cadeia de suprimentos, como ela tem impacto e desempenha um papel na fabricação de um produto de acordo com as exigências do cliente. Para o Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP, 2008), o gerenciamento da cadeia de suprimento, em inglês Supply Chain Management (SCM), engloba o planejamento e o gerenciamento de todas as atividades envolvidas com aquisição e suprimento, transformação e atividades de empresas.

                       Do ponto de vista dos limites e relacionamentos, o CSCMP (2008), afirma que a gestão de cadeia de suprimento é uma função de integração, que tem como objetivo básico ligar as principais funções e os processos de negócio inter e intra-empresa, dentro de um modelo coeso e de alta performance. Isso inclui todas as atividades de gerenciamento logístico, assim como as operações de manufatura, e impulsiona a coordenação de processos e atividades inter e intra-marketing, vendas, projeto de produtos, finanças e tecnologia da informação.

                       O gerenciamento da Cadeia de suprimentos para o GSCF (Global Supply Chain Forum) significa “a integração dos processo-chaves de negócio desde o usuário final até o fornecedor original que você provê produtos, serviços e informações que agregam valor para os clientes e outras partes interessadas”. Essa definição é adotada por vários autores na literatura, como: Lambert et al. 1988, Lambert & Cooper (2000), Croxton et al., Lambert (2004a; 2004b), Novaes (2204), Aragão et al. (2004).

                        Kiefer & Novak (1999), definem SCM como um conjunto integrado de organizações que gerenciam o fluxo de informações, dinheiro e produto do ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de maximizar a satisfação do cliente e minimizar o custo total das organizações envolvidas.

  1. ASPECTOS FUNDAMENTAIS

Segundo SIMCHI-LEVI, (2003, p.34) os aspectos da gestão da cadeia de suprimentos a nível estratégico:

  1. Nível estratégico: lida com decisões que apresentam efeitos longos e duradouros sobre a empresa. Incluem decisões quanto ao número, a localização, a capacidade dos depósitos e das plantas de produção e o fluxo de materiais através da rede logística;
  2. Nível tácito: inclui decisões que são normalmente atualizadas em algum período, entre uma vez a cada trimestre ou uma vez a cada ano. Esta inclui decisões de produção e de compras, políticas de estoque e estratégias de transportes, incluindo a frequência com que os clientes são visitados;
  3. Nível operacional: refere-se as decisões do dia-dia, como sequencialmente, lead-time, roteamento e carregamento do caminhão.

SIMCHI-LEVI, (2003, p.35) apresenta fatores fundamentais associados as diferentes decisões apresentadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com