TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SERPENTES.

Por:   •  20/10/2015  •  Monografia  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Instituto de Ciências da Saúde

Curso de Ciências Biológicas

CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SERPENTES.

ALUNO: Sidnei Cordeiro da Costa Junior

ORIENTADOR: Professor. Msc. Gustavo Amaral V. da Silva

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Instituto de Ciências da Saúde

Curso de Ciências Biológicas

CONHECIMENTO E PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 8º ANO DO  ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SERPENTES.

ASSIS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................5

JUSTIFICATIVA......................................................................................7

OBJETIVO..............................................................................................8

MATÉRIAIS E MÉTODOS......................................................................8

RESULTADOS........................................................................................8

CONCLUSÃO.........................................................................................12

REFERÊNCIAS......................................................................................12

RESUMO

O estudo da etnozoologia é muito importante em nosso meio, através dele podemos conhecer e saber os conhecimentos, pensamentos, percepções, sentidos e o comportamento da sociedade frente aos animais. As serpentes ocupam um lugar especial no imaginário das pessoas, além de existirem muitas histórias, lendas e mitos sobre elas. Através de estudos estaremos analisando o que os alunos do 8º ano de uma escola da rede publica de Maracaí-SP sabem a respeito das serpentes. Foi feito um questionário com os alunos do oitavo ano das escola estadual E.E. Professora Maria Aparecida Galharini dos Santos, eles responderam questões sobre o tema “SERPENTES”, onde obtemos vários conhecimentos e conceitos de formas diferentes. Os alunos não sabem muito bem quem são as Serpentes, quais são venenosas, o seu habitat, suas expectativas de vida, e suas características, mas conhecem muitas delas, pois viram e ouviram falar na mídia ou em meios tecnológicos. Deste modo podemos agir com alguns métodos exportando os saberes sobre as serpentes para todos os alunos dos oitavos anos, e demais series, e também para a população, podendo assim fazer um trabalho onde todos tenham conhecimento do que realmente são as “Serpentes”, da sua importância principalmente na fabricação de soros e remédios, a proteção dessas espécies que merecem viver livres com toda a liberdade e proteção possível.


INTRODUÇÃO

A Etnozoologia é a ciência que estuda o conhecimento, pensamentos, percepções, sentidos e comportamento da sociedade com os animais. Ela pode ser uma ferramenta de qualidade quando se estuda a interação dos seres humanos e animais em uma determinada região. O fato de trabalharmos com conhecimentos tradicionais e recursos genéticos na etnozoologia, se tem diversos aspectos positivos, éticos, legais e políticos, que são assumidos, respeitados e seguidos (FITA-SANTOS e NETO-COSTA, 2007).

É surpreendente quando tratamos dos conhecimentos que as pessoas têm sobre tipos de animais. Normalmente as pessoas que caçam tem uma atenção enorme sobre os animais que capturam principalmente no que tem dentro deles, ou seja, no que se encontra dentro do estomago do animal, além de adquirirem outros conhecimentos como comportamento animal, alimentação, nichos e hábitos sexuais (FITA-SANTOS e NETO-COSTA, 2007).

Existe uma relação direta entre o homem e outros animais. Como alimentação, teste para produtos cosméticos, experimentos, testes de vacinas, para diversão humana em espetáculos (circos, touradas etc.), e como vestuário (PEREIRA, e SCHIAVETTI, 2010).  

        Além disso, apresentam relações afetivas como animais de estimação  mas muitas vezes a realidade não é essa, muitos são espancados, atirados de pontes, afogados, queimados e até mesmo mortos(FITA-SANTOS e NETO-COSTA,2007).

        Temos vários animais que estão muito ligados a etnozoologia um grupo que apresenta grande relevância nesse sentido são as serpentes. Elas ocupam um lugar especial no imaginário das pessoas, são considerada um símbolo universal, talvez pelo fato de serem temida e ter sua representação como poder, imortalidade, fertilidade, maldade, tentação, pecado e estar presente na cultura do mundo todo (FITA-SANTOS e NETO-COSTA,2007).

         A capacidade de algumas espécies de inocular veneno, deslocamento ondulante por reptação, as mudas (troca de pele), língua bifurcada e ameaçadora, além de outras características podem ter dado origem a criação de um rico imaginário antropológico. Sempre tiveram presentes nas histórias de civilização e o seu simbolismo tem um valor muito grande cultural, científico, literário, artístico, histórico e religioso dentre eles existem muitos relatos, lendas e mitos sobre as serpentes (PEREIRA, e SCHIAVETTI, 2010).  

        Podemos perceber que na maioria das histórias e lendas sobre as serpentes elas são vistas como seres terríveis, por exemplo, na historia Morte de Vritra (serpente gigante) que acontece na Índia, a serpente é refletida como um demônio que devora todos inclusive o sol e as águas (PEREIRA, e SCHIAVETTI, 2010).  

         No Brasil há muitas histórias também sobre serpentes uma delas é A origem da noite que acontece na Amazônia entre os Tupis, é a história da serpente vive na escuridão, e outras como a serpente alada da alquimia, a serpente das sete cabeças, a serpente marinha, e as serpentes que guardam tesouros (PEREIRA, e SCHIAVETTI, 2010).  

         Há também a grande deusa da antiguidade Medusa que possuem seus cabelos em forma de serpentes, simbolizando o poder da magia e dos encantamentos, mais também a sabedoria e a astúcia. E em alguns casos muitos há consideram como demônios pelo fato de constatar na bíblia de tal maneira: “Então, o Senhor Deus disse à serpente: Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre teu ventre, alimentar-te-ás de terra, todos os dias da tua vida. Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela .Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar” (GONÇALVES e REGALADO, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (74.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com