TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ENTRE ALUNOS DOS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/10/2021  •  Monografia  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO

FACULDADE CRISTO REI DE CORNÉLIO PROCÓPIO - FACCREI

NATHALIA BRAGANÇA DOS SANTOS

O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ENTRE ALUNOS DOS ENSINO FUNDAMENTAL II

BETIM

2021

INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO

FACULDADE CRISTO REI DE CORNÉLIO PROCÓPIO - FACCREI

NATHALIA BRAGANÇA DOS SANTOS

O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ENTRE ALUNOS DOS ENSINO FUNDAMENTAL II

Artigo Científico encaminhado ao Instituto IBE/FACCREI, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Ensino de Geografia.

BETIM

2021

O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Nathalia Bragança dos Santos[1]

RESUMO

A educação no Brasil é padronizada para todas as localidades, sem se preocupar de modo efetivo com as especificidades de cada local, além disso, se baseia em normativas antigas e ultrapassadas, que não conseguiram acompanhar a evolução no pensamento e no modo de agir dos estudantes. Diante da necessidade de revitalizar a educação nacional, incorporando novas estratégias e processos de ensino-aprendizagem, como a adoção do lúdico em sala de aula pode favorecer o aprendizado geográfico de alunos do ensino fundamental II? O objetivo geral do artigo foi compreender como a adoção do lúdico pode favorecer o ensino geográfico entre os alunos do ensino fundamental II. A metodologia adotada para a construção do estudo foi uma pesquisa bibliográfica, com pesquisas em artigos científicos, monografias e livros de cunho cientifico publicados entre 2000 e 2021, com ênfase para os materiais publicados após 2015. O trabalho mostrou que a inserção do lúdico nessa fase é de grande valia, pois nessa fase cognitiva os estudantes partem de experiências concretas para depois construir processos de abstração, assim cabe ao professor entender esse momento do desenvolvimento e usar a seu favor. O uso do lúdico também permite maior aproximação entre aluno e professor, fazendo com que a disciplina se torne mais aprazível e problemas como evasão escolar sejam minimizados. A geografia é uma das disciplinas escolares que mais favorece o uso de elementos lúdicos, o que deve ser explorado pelo docente.

Palavras-chave: Lúdico. Ensino de geografia. Conhecimento geográfico. Ensino fundamental.  

Introdução

A educação no Brasil é regida por várias leis, normas e diretrizes, algumas datam de mais de cinquenta anos, com isso são instruções normativas que não acompanharam o avanço tecnológico visto no mundo ou a evolução na mentalidade dos próprios estudantes. Diante da necessidade de revitalizar a educação nacional, incorporando novas estratégias e processos de ensino-aprendizagem, como a adoção do lúdico em sala de aula pode favorecer o aprendizado geográfico de alunos do ensino fundamental II?

O objetivo geral do trabalho foi compreender como a adoção do lúdico pode favorecer o ensino geográfico entre alunos do ensino fundamental II. Para alcançá-lo,

os objetivos específicos foram apresentar como é feito o ensino de geografia no país, especialmente após as mudanças ocorridas na base nacional comum curricular (BNCC); determinar o perfil de aluno do ensino fundamental II e como se dá essas aulas, especialmente quando voltado para o ensino de geografia; caracterizar o lúdico; e definir como o lúdico pode ser aplicado em sala de aula durante as aulas de geografia.

O trabalho se justifica na necessidade de modernizar o ensino no Brasil, seja por meio de grandes inovações ou mesmo da inserção de pequenas novas estratégias de ensino-aprendizagem, que sejam capazes de atrair a atenção do estudante e ao mesmo tempo agregar bagagem a sua formação.

Para a construção do artigo foi adotada uma pesquisa bibliográfica, que de acordo com Marconi e Lakatos (2010) se vale de fontes secundárias buscando abranger toda a bibliografia já tornada pública sobre o assunto em questão. É uma pesquisa que tem a finalidade de colocar o pesquisador/estudante em contato direto com tudo que foi escrito, dito ou filmado sobre dado assunto. No entanto, é importante salientar que uma pesquisa bibliográfica não deve ser uma repetição de tudo que já foi dito, mas sim permitir que o pesquisador/estudante chegue a novas conclusões a respeito do tema.

Espera-se que a adoção do lúdico em sala de aula favoreça o processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o aluno apresente maior interesse pelo assunto que está sendo abordado, no entanto, diversos objetivos secundários são buscados ao inserir o lúdico em sala de aula, e depende de cada docente traçar a melhor estratégia para alcançá-los.

Desenvolvimento

Os próximos tópicos irão apresentar os principais conceitos sobre o ensino de geografia e o lúdico, relacionando como a aplicação do lúdico favorece o ensino dessa disciplina no ensino fundamental II.

O ensino de geografia

A geografia é uma ciência que na sua origem apresentava um forte caráter tradicional dentro de sala de aula. Isso se devia implicitamente ao fato de que era mais conveniente que a maior parte dos indivíduos pensasse que a geografia era uma ciência inútil e sem relevância, dessa forma elas não poderiam ter seus próprios posicionamentos diante do que lhes era imposto, permitindo que apenas uma minoria tivesse autonomia e estivesse à frente das decisões. Assim, Gomes (2016) afirma que a geografia tradicional servia ao poder e sua forma descritiva da realidade camuflava a sua importância.

Apesar das mudanças curriculares e na forma de lidar com os estudantes e com o poder, essa prática tradicional ainda permanece dentro da sociedade contemporânea. Gomes (2016) afirma que a geografia é citada por alunos como uma disciplina de pouca relevância, disciplina onde a memorização é o único requisito para conquistar a aprovação no conteúdo. Isso distancia a geografia da realidade que é o seu principal papel, ficando nas mãos de poucos o seu verdadeiro significado:

Muitos ainda acreditam que a geografia é uma disciplina desinteressante e desinteressada, elemento de uma cultura que necessita de memória para reter o nome de rios, regiões, países, altitudes, etc. Na primeira década do século XXI, a geografia, mais do que nunca, coloca seres humanos no centro das preocupações, por isso pode ser considerada como uma reflexão sobre a ação humana em todas as suas dimensões. Na realidade, ela é um instrumento de poder para aqueles que detém os seus conhecimentos (GOMES, 2016, p.13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (500.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com