TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURVA DE TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS

Trabalho Escolar: CURVA DE TITULAÇÃO DE AMINOÁCIDOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 4

APRESENTAÇÃO

Este relatório é referente às atividades desenvolvidas na aula prática de Carboidratos, realizada na disciplina de Bioquímica ambiental no dia 01/04/2014.

INTRODUÇÃO

O conceito de pH de uma solução está relacionado ao logarítmo negativo de sua concentração hidrogeniônica, e expressa seu caráter ácido ou básico (soluções ácidas são aquelas em que seu pH está abaixo de 7,0, soluções básicas são aquelas onde o pH está acima de 7,0, sendo que a água pura apresenta pH equivalente a 7,0. Algumas substâncias agem na química de forma que impedem a variação ampla de pH de uma solução, ou seja, adicionando-se ácido ou base à solução, sob certas condições, esta permanecerá com o seu pH inalterado. Tais soluções recebem o nome de soluções tampão.

Assim, solução-tampão é uma solução que contém, geralmente, um ácido fraco com um sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, com a finalidade de atenuar a sua variação de pH, o qual mantem-se aproximadamente com o mesmo valor, mesmo na adição de brandas quantidades de ácido ou de bases. A preparação desta solução, de natureza tamponante, pode ser realizada apenas pela dissolução dos produtos em água.

Um dos sistemas tamponantes orgânicos mais importantes é o que está presente no sangue, o qual permite a manutenção das trocas gasosas sem grande alteração de seu pH, que possui valor de 7,4. O principal responsável pelo tamponamento do sangue está no equilíbrio entre o ácido carbônico e seu íon, o bicarbonato. Este sistema impede variações de pH maiores do que 0,2 unidades, o que traria sérias consequências ao metabolismo caso ocorresse.

A prolina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Diferencia-se dos demais aminoácidos devido ao fato de possuir uma estrutura quimicamente coesa e rígida, sendo mesmo o aminoácido mais rígido dos vinte que são codificados geneticamente. A sua estrutura anelar confere-lhe ainda a classificação de iminoácido, já que a sua estrutura resulta da ligação do terminal alfa-amina (NH2) à cadeia variável alifática.

MATERIAL UILIZADO REAGENTES

- 1 béquer de 100 mL - Solução de Prolina 0,1M

- Pipetador - Solução de hidróxido de sódio 0,1M

EQUIPAMENTOS

- pHmetro

PROCEDIMENTO

- Adicionou-se 30 ml da solução de glicina no béquer

- Mediu-se o PH e anotou-se na tabela.

- Adicionou-se 2 mL da solução de hidróxido de sódio 0,1 M no béquer. Mediu-se o ph e anotou-se na tabela.

- Adicionou-se a solução de hidróxido de sódio 0,1 M no béquer, de 2 em 2 mL até um volume de 30 mL. Cada vez que adicionou-se 2 ml, mediu-se o ph e anotou-se na tabela abaixo.

- Com os dados obtidos fez-se um gráfico no Excel com o valor do volume de hidróxido de sódio 0,1M no eixo “y” e o valor no eixo “x”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com