TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cacau Show

Trabalho Escolar: Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Arlete Coene RA: 131793

Everton Paz RA: 31145

Giovanna Bastos RA: 1890000032

Mari Nara RA: 133154

Paula Raphaella RA: 134359

RELATÓRIO SOBRE A HISTÓRIA DA EMPRESA CACAU

SHOW

CAMPO GRANDE-MS

Agosto 2011

Arlete Coene RA: 131793

Everton Paz RA: 31145

Giovanna Bastos RA: 1890000032

Mari Nara RA: 133154

Paula Raphaella RA:134359

RELATÓRIO SOBRE A HISTÓRIA DA EMPRESA CACAU

SHOW

Trabalho final de graduação apresentado como requisito para complemento de nota no Curso de Graduação em administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP, turma D.80 , sob a orientação do Prof. Mestre Valter Schneider.

CAMPO GRANDE MS

Agosto 2011

Os slogans

Um Show de chocolate.

Aqui é fácil fazer alguém feliz.

Qualidade sempre presente.

-

-

-

HISTÓRIA

A Cacau Show nasceu de um ovo de Páscoa em 1988. Um rapaz de apenas 17 anos, revendendo chocolates de uma indústria, vendeu 2.000 ovos de 50g. O que ele não sabia era que aquele tamanho estava fora de linha e que era impossível produzir ovos dessa gramatura. Com esta notícia e preocupado em não frustrar os clientes, o rapaz comprou a matéria-prima necessária e procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros. Ela seria a primeira funcionária da Cacau Show. Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível entregar as encomendas. Com o lucro de aproximadamente US$ 500,00 o rapaz Alexandre Costa fundou a Cacau Show, iniciando suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo.

Depois da experiência, Alexandre percebeu que havia um mercado pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso.

CRESCIMENTO

O empreendimento se estabeleceu numa sala de 12 m quadrados da empresa de seus pais. De lá para cá, a empresa cresceu muito, atingindo percentuais anuais de crescimento acima da média. Porém, foi preciso mudar a estrutura de distribuição, pois, para o tipo e o custo do produto vendido, ficava muito caro o sistema de comissões e de prazos de pagamento habituais ao canal de venda domiciliar. Foi nesta época que Alexandre optou por atender diretamente a pequenos pontos-de-venda, como bares e lanchonetes, sem contar com a intermediação de atacadistas ou distribuidores. A experiência de sair vendendo pessoalmente, de loja em loja, foi considerada insubstituível pelo empresário, pois graças a ela, sabe exatamente como se vende, conhece profundamente o mercado e o perfil dos compradores, as dificuldades e oportunidades encontradas, podendo, portanto, preparar seus vendedores da melhor maneira para o dia-a-dia nas ruas. Além de vender o produto, buscou também informações técnicas: como fabricar, conservar, embalar, e assim por diante. Nesta busca de aperfeiçoamento da qualidade, fez cursos de vários tipos, desde aqueles oferecidos por grandes fornecedores e revendedores de chocolate em barra até cursos tipicamente voltados para donas de casa.

-

SITUAÇÕES DIFÍCEIS DE EXPERIÊNCIA

DIFICULDADES

Um momento difícil para a empresa ocorreu no verão de 1992. Como é natural e ocorre em todos os verões com produtos à base de chocolate, a venda dos produtos da marca caiu acentuadamente. O produto parou de rodar no ponto de venda e, devido à sua curta vida útil, começou a estragar. Todos os produtos deteriorados foram trocados sem qualquer ônus para o varejista. Até aí era uma situação tradicional de verão, quando freqüentemente é necessário “colocar dinheiro” na empresa; foi então que a crise se instalou, porque não havia caixa suficiente para cobrir as despesas. Mais uma vez, Alexandre não ficou parado, reclamando, nem saiu atrás de empréstimos para cobrir as despesas. Ao contrário, buscou oportunidades de longo prazo. Como o fim do ano se aproximava, comprou uma máquina para fazer panetones, e vendeu-os; montou quiosques em feiras de natal para oferecer não só seus chocolates, mas também produtos adequados à temperatura do verão, como salgadinhos e sucos, adquiridos de terceiros: ou seja, quando a situação de seus produtos se complicou, a empresa mudou, rápida e temporariamente, sua oferta ao mercado para poder suprir os problemas e sair em boas condições.

-

- -

HOJE A EMPRESA

Hoje a empresa conta com mais de 200 funcionários e 17.000 metros quadrados de área útil construída. Em 20 anos de história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com