TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização de Área por Amostragem

Por:   •  2/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Ao se analisar as transformações do uso da terra no decorrer do tempo, é necessário considerar aspectos da geografia, uma paisagem se encontra em perpétua evolução, perdendo a sua estrutura e composição mudando drasticamente através do tempo(ALARCON, G.G.; et al. 2011).

...suas modificações, em certo período faz com que cada ambiente tenha um caráter diferenciado, seja mais dinâmico ou não. Dessa maneira, omeiopode e é alterado pelas inúmeras atividades humanas e os níveis de alteração variam de um espaço em relação a outro, devido aos múltiplos meios de desenvolvimentos tecnológico, social, econômico e cultural. Tais elementos surgem conforme são as exigências instituídas em cada sociedade e meio ambiente(ROOS, A. FIGUEIRÓ; 2012).

De acordo com Young, A. F., e Do Carmo, R. F. o crescimento populacional e a crescente expansão da área urbana tendem a competir com as condições e áreas ambientais como as reservas florestais, parques, áreas de proteção e conservações.Este processo faz com que a biodiversidade perca seu espaço no meio.[a]

A importância da biodiversidade só ganho maior destaque quando o processo de perda da diversidade biológica alertou para a necessidade da conservação e do uso racional dos recursos vivo com proteção aos ecossistemas (ALHO, C. J. R.; 2012).

“A ideia da Biodiversidade é ampla, pois incorpora também a diversidade de raças e variedades, e permite definir a diversidade comparativa entre os ecossistemas e habitat”(FACHIM, E. e GUARIM, V. L. M. S.; 1995). O mesmo autor cita que oa biodiversidade do Brasil é uma das mais ricas no mundopossuindo uma grande variedade de formas de vida em todos os níveis, desde micro-organismo até flora e fauna silvestre com cerca de 60.000 espécies conhecidas, e é consideradaimportante fonte de riqueza em seus biomas,Pampa, mata atlântica, caatinga, cerrado, amazônica e pantanal. O estado de Mato Grosso em seu vasto território esta caracterizado por três regiões biogeográficas: amazônica, o cerrado e o pantanal.[b]

Segundo Lima-Ribeiro, M. de S.;(2008)o cerrado vem sofrendo constantes degradações em seus ecossistemas devido a ações antrópicas como agricultura e pecuária, porém, ainda éconsideradoo segundo maior bioma do Brasil, ocupando 21% do território nacional.A biodiversidade do cerrado éelevada, no entanto émenosprezada, e a sua riqueza de espéciespode ser observada em plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e lianas(KLINK, C. A. e MACHADO, R. B.;2005[c]).

A Ecologia da paisagem vem sendo uma nova área ou ramo da ecologia,influenciada pela modelagem e análise espacial com o surgimento de imagens de satélite nos anos de 1970 – 1980 facilita a análise da Paisagem esuas principais abordagens são geográficas, que prioriza o estudo da influenciado homem sobre a paisagem e a gestão do território,outra é a abordagem ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos, e a importância desta relação em termos de conservação biológica (MATZGER, J. P.;2001).

Nesse sentido, Filho, B. S. S.; (1998) também enfatiza que ecologia de paisagem considera que os fatores antropogênicos são determinantes para a estrutura da paisagem, assim como condições físicas e biológicas do ambiente, processos históricos, culturais, socioeconômicos da ecologia humana.

Atualmente, a ecologia de paisagem vem sendo utilizada para integrar diferentes disciplinas envolvidas em análises ambientais, possibilitando união entre diferentes ramos da ciência. Neste contesto, são realizados trabalhos utilizando disciplinas e instrumentos tanto da pelo conceito da ecologia da paisagem como pelo conceito da geossistemas (LEITE-CARDOSO, E.; PAGANI, M. I. et al.; 2004).[d]

O geoprocessamento é um dos instrumentos que tem mostrado importanteauxilio na aquisição de dados nos estudos da paisagem. Tem como seu principal objetivo fornecer ferramentas computacionais para diferentes análises, utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica, tendo como ferramentas computacional o Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite realizar análise integrando dados de diversas fontes e criar banco de dados geo-refenciados(CAMARA, G.; DE MEDEIROS, J.S.; 1996). Segundo Silva, A. M.; (2008) o SIG é excelente ferramenta no planejamento ambiental, e tem contribuído para a crescente demanda de informações cartográficas, através das imagens obtidas por satélites espaciais.

A utilização do geoprocessamento através do SIG pode oferecer subsídios para a elaboração planos diretos, mapas temáticos e diagnóstico ambiental, representando maior eficiência na preservação de áreas verdes, pois facilita o tratamento de dados em nível gerencial e estratégico na análise da paisagens e da sua conectividade (HASENACK, H.; WEBER, E.; VALDOMERI, R.; 1998).[e]

De acordo com Silva, A. M.; (2008) as paisagens possuem estruturas organizadas, possuem interações entre os elementos espaciais que a caracteriza e mudam com o tempo. Sua forma é um indicativo de sua função no espaço e os padrões de cobertura e uso do solo e estruturas são os resultados de interações antrópicas e geoambientais. Para Filho, B. S. S.; (1998) através de representação cartográfica, pode-se analisar a estrutura de uma paisagem usando um conjunto de parâmetros que inclui: o tamanho, forma, número, conectividade e distancia. [f]

O estudo realizado nas dimensõesdo Jardim Botânico de Cuiabá-MT teve como base inicial a necessidade de diagnosticar toda a área para que a responsável legal : SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) pudesse dar continuidade aos serviços de proteção ambiental, visando uma área representativa da fauna e flora da região local. Com o passar do tempo, e com a percepção de que a área estava sendo utilizada para diversas atividades antropicas, como lixões e moradias, esta pesquisa tomou proporções maiores, pois visa à compreensão das pessoas que utilizam as áreas protegidas de forma destrutiva, da importância ambiental destes locais, assim como visa mostrar a capacidade regenerativa do Jardim Botânico.

Neste sentido este trabalho teve como objetivo caracterizar as tipologias florestais na área do Jardim Botânico, bem como avaliar e quantificar as diferentes classes existentes. Com base no resultados obtidos, avaliar o grau da capacidade de regeneração da área, comparando imagens de SIG de 1983 com 2012[g].

MATÉRIAS E MÉTODOS

Área de estudo

A área de estudo envolve uma extensão de 67,6630 ha segundo a lei 8.489, de maio de 2006, equivalente ao Jardim Botânico do Estado de Mato Grosso. Está localizada na cidade de Cuiabá – MT, na Avenida Chico Mendes ao lado da Cervejaria AMBEV, limitada pelo córrego Pinheira e a margem esquerda do Rio Cuiabá, sobre ascoordenadas 56° 7' 57,209"W e 15° 33' 48,277" S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com