TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da Educação Ambiental desenvolvida por organizações da sociedade civil: uma análise a partir de textos e artigos acadêmicos disponíveis online

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  24.611 Palavras (99 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 99

[pic 1]Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação e Humanidades

Faculdade de Formação de Professores

Danillo Amaral Delgado        

Características da educação ambiental desenvolvida por organizações da sociedade civil: uma análise a partir de textos e artigos acadêmicos disponíveis online

São Gonçalo

2018


Danillo Amaral Delgado

Características da educação ambiental desenvolvida por organizações da sociedade civil: uma análise a partir de textos e artigos acadêmicos disponíveis online

[pic 2]        

        

Monografia submetida à Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro visando a obtenção de Grau de Licenciado em Ciências Biológicas.

Orientadora: Profª Drª Regina Rodrigues Lisbôa Mendes

São Gonçalo

2018


CATAGOLAÇÃO NA FONTE

UERJ/REDE SIRIUS/ BIBLIOTECA/ CEH/ A

[pic 3]

Autorizo, apenas para fins acadêmicos e científicos, a reprodução total ou parcial dessa monografia, desde que citada a fonte.


[pic 4]

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a todas as pessoas que enxergam a educação como uma fonte de inspiração. Inspiração no seu sentido puro, de estimular a criatividade; fazer pensar; refletir. E aos educadores por ainda acreditarem que a educação é uma grande oportunidade de crescimento e transformação pessoal e social. “Educar é crescer. E crescer é viver. Educar é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” (Anísio Teixeira).

AGRADECIMENTOS

        À Faculdade de Formação de Professores (FFP), São Gonçalo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), por me propiciar durante meus anos de graduação experiências insubstituíveis; por me permitir conhecer um pouco mais do Brasil; por mudar minha forma de ver o mundo em tantos aspectos que não sou capaz de expressar-me em palavras.

        Aos meus pais, Vilma Amaral Souza Aguiar Delgado e Ronald Aguiar Delgado, que sempre se esforçaram para me dar a melhor educação possível; que nunca deixaram de me amar, me confortar, me alertar, me ajudar, me corrigir, me aconselhar, e entre outras milhões de palavras, me ensinaram a viver. Vocês podem ter toda a certeza do mundo que não há dinheiro que pague o que vocês fazem e fizeram por mim durante toda a minha vida. Vocês são minha fonte de inspiração, principalmente nos piores momentos. Carlos Roberto Pereira pode ter certeza que você não está fora disso!

Epocarla Carvalho Perez Delgado. Não tenho palavras para descrever o quanto você tem sido importante em minha principalmente nesses últimos anos. Muitíssimo obrigado pelos conselhos, pelas conversas, pelo imenso apoio que você tem me dado. Às vezes, aos olhos alheios pode ser imperceptível, mas em momentos de escuridão você foi a luz, sabendo ponderar cada detalhe com maestria. Não sei o que seria do meu pai, se não fosse você.

        Aos meus avós, Marli Aguiar Delgado e Laerte Dias Delgado, vocês não tem noção do amor que eu sinto por vocês. Obrigado por tudo que vocês me ensinaram. Se não fossem vocês, talvez hoje, eu não seria tão apaixonado pela natureza como eu sou e talvez não viesse a seguir uma carreira na área das Ciências Biológicas.

        Aos meus amigos. Por serem conselheiros, psicólogos, professores, ouvintes, amigos de bar; por serem tudo que eu precisei em algum momento dessa jornada e além. Vocês são peças fundamentais nesse quebra-cabeça, sem vocês seria muito pior passar pelos inúmeros problemas do caminho.

        Às pessoas que extrapolam o conceito de amizade sendo irmãos e irmãs escolhidos pelo caminho. Desses, a maioria tendo uma incrível afinidade desde o início dessa etapa, posso citar os quatro que não importa a distância, e o tempo, sempre estão por perto e presentes: Bruno Lamy Teixeira Diniz, Douglas Camelo Rodrigues dos Santos, Gabriel da Cunha Lessa e Mateus Freitas. Com vocês aprendi muito mais do que a faculdade pode oferecer. Irmãos para uma vida, não importa a distância, não importa o tempo.

        A todos os professores que puderam contribuir com minha formação, profissional e pessoal; mesmo os que mostraram exemplo do que não seguir. Sem vocês isso seria impossível de acontecer. Obrigado pelo tempo, paciência, vontade e esforço de vocês.

Dentre todos, tenho que isolar Luís Fernando Marques Dorvillé que desde o início me inspirou e serviu como referência do que querer ser. Nunca me esquecerei da ansiedade por chegar ao 3° período e finalmente ter as aulas de Zoo III com Dorvillé; e de suas frases clássicas. E por TODA a paciência que teve comigo durante esse longo processo.

À professora Drª Regina Rodrigues Lisbôa Mendes. Você foi uma pessoa essencial na conclusão deste trabalho. Não saberia como concluí-lo se não fosse com você. Muitíssimo obrigado por aceitar esse desafio e seguir até o final comigo. Existem algumas situações e pessoas na vida que são inesquecíveis e não temos como mensurar valor. Obrigado por tudo.

A todos que conheci em algum momento da caminhada e contribuíram para meu crescimento pessoal, principalmente, e dentre esses o destaque vai para Didu, por tanta paciência em aturar grande parte dos estudantes da FFP.

Gostaria de expressar minha gratidão a tudo que fizeram por mim, voluntária e involuntariamente durante todo esse tempo, contribuindo para a pessoa que sou.


Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo... Morre lentamente quem se torna escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma cor nova, quem não conversa com quem não conhece... Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com seu trabalho ou amor, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (172.7 Kb)   pdf (817.5 Kb)   docx (608.4 Kb)  
Continuar por mais 98 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com