TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso clínico- DHFRN

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso sobre DHFRN

Recém-nascido com sangue de tipagem B Rh+, filho de mãe B Rh-, apresenta, ao nascimento, icterícia, dispneia e hipotonia, na ausência de processo febril.

• Em duplas, leia sobre Doença hemolítica do Feto e do Recém-nascido (DHFRN) nos artigos disponibilizados, discuta e descreva sobre a evolução do caso acima e o desfecho final. Pesquise e descreva também a metodologia da prova laboratorial utilizada neste caso.

◦ Na descrição além da evolução, o texto deve conter: causas de aloimunização materna, características clínicas antes e depois do nascimento do bebê com DHFRN, relação com o RhD, como se avalia icterícia, quais são os efeitos tóxicos da bilirrubina, quais testes para o diagnóstico na mãe e no RN, formas de prevenção e tratamento.

O bebe possui a doença hemolítica do feto e do recém-nascido e o diagnostico se deu a partir do teste de tipagem sanguínea e determinação do Rh - D, cuja metodologia é a aglutinação, onde foi identificado que o bebe e a mãe possuem incompatibilidade sanguínea.

A aloimunização materna ocorre quando uma mulher Rh-D negativa engravida e seu feto é Rh-D positivo, assim os eritrócitos fetais entram na circulação materna e sensibilizam a mãe, esta sensibilização pode ocorrer também através de abortamento anterior, amniocentese ou outro traumatismo placentar e transfusão de sangue.

As características clínicas do feto serão, anemia, hidropsia, presença de reticulócitos, bilirrubina elevada, antiglobulina elevada, disfunção hepática.

Características do bebe após o nascimento serão, anemia, icterícia, hipotonia, palidez, edema, hepatoesplenomegalia, bilirrubina elevada podendo desenvolver encefolopatia bilirrubinica ou kernicterus.

A icterícia é diagnosticada através da hiperbilirrubinemia indireta é visível a olho nu com a cor amarelada da pele.

Quando o nível de bilirrubina não conjugada exceder 20 mg/dL, causa efeitos tóxicos a saúde com a deposição de pigmento biliar nos gânglios da base causando kernicterus com espasticidade generalizada e possibilidade subsequente de deficiência mental, surdez e epilepsia.

Os Testes de laboratório de rotina devem incluir a determinação da hemoglobina/hematócrito, tipagem ABO e Rh (D), uma procura de anticorpos e hemoglobinopatias em populações de alto risco. O PAI (Pesquisa de Anticorpos Irregulares) ou Coombs indireto é realizado para detectar aloanticorpos, da classe IgG, que têm importância clínica e reajam a 37ºC na fase de antiglobulina.

Para a prevenção a principal forma de manuseio é prevenir a formação de anticorpo anti-D em mulheres Rh-D negativa, isto pode ser obtido pela administração de pequena quantidade de anticorpo anti-D (IgG) que remove e destrói os eritrócitos fetais Rh-D positivos antes que eles possam sensibilizar o sistema imunológico da mãe para produzir anti-D.

Como tratamento é indicado a transfusão intra uterina com a exsanguineotransfusão de grande volume, que é efetuada pela reposição parcial do sangue total por hemácias reconstituídas em plasma fresco congelado. Na transfusão neonatal de pequeno volume é transfundido o concentrado de hemácias de modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com