TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso vacinação em Campinho

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.183 Palavras (17 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Curso: Vigilância Sanitária                                                Turma: ______________

Aluno: _________________________________________                    Data: ________________

Nome do Tutor: __________________________________              

Caso Vacinação em Campinho

ANTECEDENTES

No início de 1998, os responsáveis pela vigilância epidemiológica na região de Campinho estavam preocupados com o comportamento da doença meningocócica. Os dados do ano anterior confirmavam claramente o quadro que começara a se delinear, em 1995.

Casos de doença meningocócica segundo o sorogrupo e o ano de ocorrência, Campinho, 1994-97

CASOS

1994

1995

1996

1997

Sorogrupo B

18

17

18

13

Sorogrupo C

4

7

12

20

não sorogrupado

14

15

13

14

Total

36

39

43

47

Fonte: Vigilância epidemiológica da região de Campinho.

Em 1997, ocorreram 47 casos e sete óbitos em Campinho, principal município da região. Em Morrinho, município na periferia urbana de Campinho, onde habitualmente registravam-se entre zero e dois casos anuais, ocorreram 5 casos, sendo 3 do sorogrupo C. Em Petrolândia costumavam ocorrer entre um e quatro casos por ano, e em 1997 foram registrados quatro casos e um óbito, três dos casos eram do sorogrupo C. Em Monte Menor, na mesma região, ocorreram três casos, dois do sorogrupo C.

População residente e óbitos totais por município da região de Campinho, 1997.[pic 2]

Município

População

Óbitos

Campinho

908.906

5.798

Petrolândia

115.720

581

Morrinho

74.608

446

Monte Menor

30.849

198

Total

1.130.083

7.023

Fonte: Instituto Demográfico Nacional.

1a QUESTÃO

Que elementos compõem o “quadro que começara a se delinear em 1995”? Qual o motivo da preocupação dos epidemiologistas? O que justifica que os municípios de Monte Menor e Petrolândia, onde ocorreram apenas três e quatro casos, estejam incluídos entre os que preocupavam os epidemiologistas?

R:_________________________________________________________________________

No final de fevereiro de 1998, decidiu-se realizar uma campanha de vacinação em massa nos  municípios de Campinho, Petrolândia, Morrinho e Monte Menor. Da segunda quinzena de março até os primeiros dias de abril, receberam-se, do Ministério da Saúde, 110 mil doses de vacina bivalente tipo A+C (lote K503), produzidas pelo laboratório francês La Fontaine, e 610 mil doses de vacina monovalente tipo C (lote 97c), produzidas pelo laboratório nacional Pro-Imuno da Fundação Nacional do Medicamento (Funame), 550 mil diretamente do Ministério e 60 mil vindas de outro Estado, para onde haviam sido originalmente distribuídas.

Durante os três primeiros meses de 1998, período de verão, haviam sido notificados 11 casos de doença meningocócica em Campinho, com quatro óbitos.

A CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A vacinação, limitada a escolas, iniciou-se em Morrinho no dia 8 de abril, com a vacina bivalente (tipo A+C) do Instituto La Fontaine. No dia 11, começou a vacinação, também limitada a escolas, no município de Monte Menor com a mesma vacina. Esta fase encerrou-se em 12 de abril, sem problemas.

No dia 15 de abril, começou a vacinação em unidades de saúde de Morrinho (prevista para terminar no mesmo dia) e Monte Menor (prevista para terminar no dia seguinte). Novamente, foi utilizada a vacina bivalente do Instituto La Fontaine.

No mesmo dia, às 8:00h, iniciou-se a campanha em creches, escolas e unidades de saúde, dos municípios de Campinho e Petrolândia. Em ambos, utilizou-se a vacina monovalente tipo C produzida pelo Pro-Imuno. Às 9:30h, o nível central da Secretaria Municipal de Saúde de Campinho começou a receber, dos supervisores de campo, notificações de casos de reações adversas, com quadro de febre, vômito, dor abdominal e tremores.

Às 10:00h, iniciou-se uma reunião para avaliar da situação. Os técnicos tinham opiniões divergentes: uns defendiam a interrupção imediata da campanha, outros consideravam precipitado interromper a vacinação naquele momento.

2a QUESTÃO

Considerando as informações disponíveis até aqui, relacione argumentos que possam justificar uma e outra posição. Diante da situação, que providências devem

ser tomadas?

R:_________________________________________________________________________

Às 11:30h, suspendeu-se a vacinação em Campinho, estimando-se cem a duzentos casos suspeitos de reação adversa no município. Meia hora depois, a vigilância epidemiológica de Petrolândia começou a receber notificações de casos de reações adversas, iguais às de Campinho. A vacinação foi imediatamente suspensa no município. O gabinete do Secretário Estadual de Saúde e o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado foram informados. O Secretário, a Diretora Técnica e a Diretora da Divisão de Imunizações do CVE deslocaram-se para Campinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (246.2 Kb)   docx (38.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com