TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caule biologia

Por:   •  26/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

O Caule:

O caule é uma estrutura importante para o vegetal, realiza a integração de raízes e folhas, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Em outras palavras, além de constituir a estrutura física onde se inserem raízes e folhas, o caule desempenha as funções de condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, e de condução de matéria orgânica das folhas para as raízes. Também é responsável pela sustentação do corpo da planta.

Estrutura Externa

Divisão do Caule:

Gema Terminal ou Apical: A Gema Terminal se encontra na extremidade do Caule, onde possui células que se reproduzem intensamente e provocam o crescimento do caule em altura.

Gema Lateral ou Axilar: A Gema Axilar produz folhas ou ramos folhosos. Geralmente a Gema Auxiliar não se desenvolve como a Gema Terminal.

: Local de onde partem as folhas ou ramos laterais.

Entrenó: O Entrenó é o espaço que existe entre dois nós

Estrutura Interna

Epiderme: Camada de célula que possui cutícula e paredes cutinizadas. Tecido vivo com atividade mitótica(divisões anticlinais)

Medula: Comumente compota de parênquima, que pode conter cloroplastos. Podem apresentar células compactamente arranjadas na parte periférica da medula que é chamada de Zona Perimedular ou Bainha Medular

Córtex: Contém parênquima, usualmente com cloroplastos. Tem como tecido de sustentação o colênquima ou o esclerênquima (gramíneas)

Sistema Vascular: Comumente aparece como um cilindro entre o córtex e a medula, podendo ser contínuo ou separado pelo parênquima interfascicular em unidades que constituem os feixes vasculares.

Periciclo: Camada mais externa do sistema vascular, difícil de ser detectado no caule, pode ser constituído de uma ou mais camadas.

Xilema e Floema: Comumente ocorre num arranjo colateral visto em corte transversal com Floema para fora e Xilema para dentro.

Tipos de Caule

Existem diferentes tipos de caules. Os mais comuns são os aéreos, mas há também caules subterrâneos e aquáticos.

Caules Aéreos: São caules resistentes que, geralmente, apresentam maior desenvolvimento na base. À medida que vão crescendo, vão se ramificando. Árvores como a mangueira, a jabuticabeira e o ipê, entre tantas outras, possuem caules desse tipo. Nesses caules é possível identificar nitidamente os nós e os entrenós, como o caule da cana-de-açúcar, e o do bambu.

Caules Subterrâneos: São caules que crescem embaixo do solo, armazenando substâncias nutritivas. Um exemplo é o Bulbo  formados por caules e folhas subterrâneos, como é o caso da cebola, que possui uma parte central, chamada prato, muito pequena. Da parte inferior do prato partem as raízes e, da parte superior, saem folhas modificadas que possuem reservas nutritivas.

Caules Aquáticos: São caules que se desenvolvem dentro da água. Geralmente são clorofilados, realizam a fotossíntese. Podemos citar a Elódea, Egeria densa, planta ornamental muito utilizada em aquários, como exemplo de caule aquático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com