TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinismo da reciclagem

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 4

LAYRARGUES, P.P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B., LAYRARGUES, P.P. & CASTRO, R. de S. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. p. 179-219.São Paulo: Cortez. 2002.

  1. Utilize este espaço como um glossário, então escreva aqui as palavras que você não compreendeu o significado na primeira leitura e, em seguida, pesquise e complete com o significado do termo:

         Pragmático: prático, realista, objetivo.

         Detrimento: dano moral ou material; prejuízo, perda.

         Frugalidade: simplicidade, sobriedade de costume, de hábito etc...

         Laissez-faire: É a parte da expressão francesa que significa; “deixai fazer, deixai ir, deixai passar.”            

  1. O texto inicia nos apresentando os objetivos fundamentais da educação ambiental. O que o autor quis dizer ao usar o termo “itinerário do reducionismo”?

R= Que existem lacunas nos planejamentos e programas de educação ambiental (EA) que redundam em maiores ou menores omissões, sejam acidentais ou propositais. As referidas omissões culminarão com a baixa qualidade das atividades propostas, ou mesmo em total ineficiência. Isto decorre do reducionismo das questões ambientais, provocado pela omissão de conceitos, considerações, conteúdos, abordagens didáticas inapropriadas, materiais inadequados, e outras interferências que possam interagir negativamente com o processo ensino-aprendizagem.

  1. Ao longo do texto o autor confronta a idéia de diversos outros autores e conceitos apresentados através da mídia sobre o tema gerenciamento de resíduo sólido e, ao final, sempre apresenta sua crítica ao que foi apresentado. Identifique os tipos de discurso apresentados no texto (p. ex. o discurso ecológico oficial), o que eles defendem e a crítica a esses discursos.

R= O autor Philipe Layrargues apresenta a diferença entre os discursos ecológicos oficial e o alternativo e a sequência dos 3Rs que cada um deles prioriza; o problema do consumismo; a relação entre frugalidade e consumismo; o efeito ilusório que a reciclagem produz nos indivíduos; e o que caracteriza o verdadeiro cidadão consciente e responsável. Para mostrar todos esses pontos, ele utiliza o caso da reciclagem das latinhas de alumínio e o cinismo que existe nesse tipo de atividade.

  1. Quais críticas foram apresentadas em relação ao Projeto Escola?

R= Ele faz criticas aos programas de educação ambiental nas escolas que  restringem-se apenas a coleta de lixo, a chamada “reciclagem” onde há o incentivo a separação do lixo orgânico do reciclável, e em particulares favorecida pela coleta da latinha.  

   

  1. Quais críticas foram apresentadas em relação à reciclagem?

R= O da coleta seletiva, em especial da lata de alumínio, torna-se uma alternativa de geração de renda para uma parcela da população brasileira,  mais de 150mil sucateiros vivem da lata de alumínio e são responsáveis por 50%do suprimento, esse argumento representa o caráter social defendido pela indústria.

  1. Qual o problema apresentado em relação ao enfrentamento da problemática do lixo apenas sob a ótica do mercado?

R= O problema é que a reciclagem se tornou uma atividade lucrativa para o mercado ao invés de um tema gerador para a consequência que o lixo ocasiona, no nosso ecossistema.

  1. Qual o desafio da educação ambiental neste contexto?

R= é a conscientização do governo e da população, que devemos olhar a coleta seletiva não como uma forma de renda e sim como uma ameaça ao meio ambiente, como a criação de cooperativas de catadores não alcançaram uma articulação ampla e coesa  para transformar esta atividade em politica pública.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com