TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Musica Influencia As Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Como A Musica Influencia As Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 4

Como a música influencia as pessoas

Resumo: A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela vem acompanhando a história da humanidade ao longo dos tempos exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.

Palavra – Chave: Musica, Exercícios físicos, Influência.

Desenvolvimento

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Uma das definições da música é a combinação dos sons de maneira agradável ao ouvido. Desta forma, o som de uma cachoeira, do vento, das trovoadas, dos pássaros, a gota d’ água de uma goteira repercutindo em uma superfície de metal leve, a campainha da nossa casa em harmonia com outros sons formam a música que a natureza nos oferece. A música é uma força presente na natureza, que quando utilizada de forma positiva auxilia o ser humano a se harmonizar com suas emoções e pensamentos; ela é uma das melhores e mais saudáveis formas de entretenimento.

A influência da música é tão grande, que ela atua constantemente sobre nós acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração. A música exerce um poder muito grande sobre nós, podendo ser tanto positiva como negativa. Ela tem uma linguagem universal comum a todas as pessoas, tem o efeito de domínio do nosso pensamento, transmite emoções e sentimentos. A música tem o poder de nos transportar para as “alturas” ou para as “profundidades” da emoção. Seu poder é eficaz em relembrar nosso primeiro encontro amoroso, em nos persuadir a comprar, em nos tornar alegres ou tristes, em nos oferecer prazer e paz. Os autores Nathália Sixel Rodrigues e Carlos Alberto de Andrade Coelho Filho no artigo “Influência da audição musical na prática de exercícios físicos por pessoas adultas’’diz que:

“No que se refere a certo estado subjetivo favorecido pela música, faz-se notar que as canções têm a capacidade de recuperar memórias, boas ou ruins, para uns e para outros”

Ela tem o poder de domínio perante a sociedade, ela não é só um meio de entretenimento, de recordações e de distrações, é também um meio cultural e político onde acaba despertando o poder crítico dos ouvintes. Um bom exemplo é as eleições municipais, que estão para acontecer em alguns dias, onde a maioria dos partidos usa o meio musical para atrair e chamar a atenção para pedir o voto do povo. Inclua a música em seu ambiente de trabalho, nas atividades escolares, na prática de esportes e atividades físicas, em casa, no carro, enfim há sempre a música certa para determinados momentos, vale a pena sentir o bem estar que um som pode transmitir e também se expressar através das letras seja ela de amor, crítica ou fraternidade.

Influência da musica nas atividades físicas

Pesquisadores da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora investigaram a influência da música na motivação para a prática das atividades físicas. Os resultados da pesquisa foram publicados esse ano na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Após a análise e interpretação dos dados coletados, os pesquisadores chegaram a algumas conclusões. A primeira é que, no contexto da prática de exercícios físicos, a música pode colocar o praticante em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com