TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Da Musica

Exames: A Influencia Da Musica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

1 A música está presente em nossas vidas desde o momento em que nascemos e muitos de nós não percebe o quão influente ela pode ser. Quando somos bebês, nos cantam canções de ninar para nos acalmar. Quando crianças ouve-se o que nossos pais ouvem, o que, normalmente, forma uma “base” para o futuro gosto musical da pessoa. Na adolescência, esse gosto musical já não se baseia mais nos pais, mas sim no grupo com o qual o jovem convive no que a mídia apresenta e julga como bom.

Os grupos se formam através da afinidade de gostos – pensam do mesmo jeito, saem para os mesmos lugares, se vestem com as roupas das mesmas lojas. E onde entra a música nisso? Os ídolos se tornam a referência dos jovens, influenciando no modo de agir, pensar, se vestir e até com quem você vai andar. Na maioria das vezes, isso é inconsciente, pois a adolescência é a época de buscar a sua identidade (e formar o seu caráter). Quando se percebe que a dificuldade em encontrar essa individualidade é muito mais difícil do que se imaginava, a saída encontrada é se espelhar em outras pessoas que você admira, que você “gostaria de ser quando crescer”. Essa fixação pode ter seu lado bom ou seu lado ruim.

Se o artista faz caridade, isso pode levar o fã a fazer o mesmo. Mas se o artista é visto usando drogas, o fã também pode acabar seguindo sua atitude. Assim, o jovem segue as atitudes dessas “pessoas-espelho” ou até mesmo do que é dito na música desse ídolo de pés de barro. Grupos diferentes sempre aparecem quando surge uma nova “modinha”, uma moda que acontece quando surge logo novo, e então todos se tornam a favor dessa moda para não serem tratados como diferentes pelo o resto dos jovens.

A música como tudo em nosso ambiente, nos influencia. Segundo alguns pesquisadores, a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a harmonia que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, enfim, em todo o bem estar do ser humano. A pesquisa aponta que as composições devem ser trabalhadas de forma a contribuir construtivamente para as relações, bem como observar o lado moral.

Experiência feita com leões, expondo diversos estilos musicais mostrou que os graus de irritabilidade e de calma destes animais variam conforme o estilo musical a que são expostos. A influência da música é tão grande que atua constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.

A música exerce uma extraordinária influência sobre as pessoas, principalmente nos adolescentes, por estarem na fase de formação de sua personalidade, sendo mais vulneráveis. A maneira de se vestir de músicos pertencentes ao gênero influenciam a moda de jovens e crianças. Hoje, existem vários tipos musicais, como o rock, o pop, o samba, o metal, entre outros. As músicas foram evoluindo com o passar dos anos, de acordo com as opiniões e os gostos dos que admiram e consomem a música. Tanto no passado, como na atualidade os gêneros musicais são ditados pela grande maioria dos ouvintes, no caso os adolescentes e jovens.

As músicas influem diretamente na vida dos jovens, pois é através de letras de músicas que os compositores e artistas conseguem retratar o modo de vida, de pensar, e muitas vezes até a forma de agir. Há bandas que atualmente estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com