TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas De Gestão De Pessoas Através Das Competências E Suas Influências Na Organização

Monografias: As Políticas De Gestão De Pessoas Através Das Competências E Suas Influências Na Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 18

O cenário corporativo atual é caracterizado pela intensidade com a qual o mundo vem se globalizando e pela velocidade nas inovações. O ambiente tem se transformado em bastante competitivo, o que passa a exigir mais das empresas que têm, como combustível na conquista e manutenção de um espaço no mercado, o conhecimento associado às habilidades e atitudes dos parceiros organizacionais para apresentar os resultados esperados pela empresa. Nesse cenário, é importante que sejam identificadas as competências que já existem na organização e as necessárias para que se possa atingir seus objetivos, cultivando a idéia entre os funcionários que ao melhorar suas competências serão beneficiados e trarão benefícios também à empresa em que trabalham. Este artigo tem o objetivo de apresentar os fatores que influenciam a gestão de pessoas e suas tendências, destrinchando o modelo de gestão de pessoas através das competências.

• Introdução

Entre as décadas de 60 e 70 surgiram os primeiros estudos sobre o desempenho no âmbito organizacional, quando se iniciou a publicação de trabalhos e artigos abordando as variáveis de competências e suas implicações sobre o desempenho no trabalho, o que trouxe contribuições para a empresa. A partir daí, principalmente após a década de 80, grandes empresas começaram a desenvolver novos conceitos como Remuneração por Habilidades, por exemplo. No Brasil, tais conceitos tiveram destaque em 1995, quando foram implementados programas de remuneração baseado em competências e habilidades em grandes empresas aqui instaladas.

Hoje, na Era da Gestão de Pessoas por Competências, algumas empresas começam valorizam esse conceito e cultivam a idéia entre os funcionários que ao melhorar suas competências serão beneficiados e trarão benefícios também à empresa em que trabalham, formando uma espécie de ciclo através da sua motivação e os retornos na empresa. Sendo o empregado ator principal nessa nova dinâmica, pois as empresas reconhecem que seu sucesso depende da qualificação de seus empregados, nada mais importante para a empresa do que envolvê-lo na gestão estratégica a fim de dinamizar seu capital intelectual.

O cenário corporativo atual é caracterizado pela intensidade com a qual o mundo vem se globalizando e pela velocidade nas inovações. O ambiente tem se transformado em bastante competitivo, o que passa a exigir mais das empresas que têm, como combustível na conquista e manutenção de um espaço no mercado, o conhecimento associado às habilidades e atitudes dos parceiros organizacionais para apresentar os resultados esperados pela empresa. Nesse cenário, é importante que sejam identificadas as competências que já existem na organização e as necessárias para que se possa atingir seus objetivos. Hammel e Prahalad afirmam que “criar o futuro exige que a empresa desenvolva novas competências essenciais, competências que normalmente transcendem a perspectiva de uma única unidade de negócios – tanto em termos de investimento necessário quanto de variedade de aplicações potenciais.” (1995, p.38). Este artigo tem o objetivo de apresentar os fatores que influenciam a gestão de pessoas e suas tendências, destrinchando o modelo de gestão de pessoas através das competências.

• Competências: Definições

Vários são os estudos relacionados à competências na Gestão de Pessoas, como podemos perceber dentre as citações abaixo:

“A competência de uma pessoa pode ser compreendida como sua capacidade de entrega. A competência é inseparável da ação e os conhecimentos teóricos ou técnicos devem ser utilizados de acordo com a capacidade de se executar as decisões que a ação sugere. Uma pessoa é competente quando amplia sua capacidade de entrega e agrega valor ao negócio, à empresa onde atua, a ele próprio e ao meio que vive. Competência é a capacidade de uma pessoa gerar resultados e atender a objetivos pessoais e/ou organizacionais.” ( SILVA, 2005, p. 11)

Dutra diz que competência é “um conjunto de qualificações que permitem que um indivíduo tenha uma performance superior em situação de trabalho” (2001). O mesmo autor afirma ainda que competência é “caráter centrado na pessoa de integrar seus atributos, conhecimentos, habilidades desenvolvidas e atitudes na direção de atingir resultados, que, associados aos conceitos de complexidade, pode-se definir deferentes níveis de entrega.”

Feury descreve competência como “um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. ( 2000) Já Levy-Leboyer afirma que

“as competências estão vinculadas a uma tarefa, uma atividade determinada ou conjunto de atividades. São conseqüências das experiências e constituem saberes articulados, integrados entre elos e, de alguma forma, automatizados, à medida que a pessoa competente mobiliza este saber no momento oportuno, sem ter a necessidade de consultar regras básicas, nem ter necessidade de indicações de tal ou qual conduta.” (1994)

Silva (2005) afirma haver três tipos de competências, sendo elas organizacionais, técnicas e individuais, que devem ser definidas de acordo com o contexto de casa empresa através do mapeamento dos processos da organização. O mesmo autor fala em competências essenciais e as descreve como segue:

“É o conjunto de competências (Organizacionais, Técnicas e Individuais) identificadas e avaliadas junto aos vários processos existentes na empresa. Atendem às necessidades da organização, ou seja, se foi identificada e validada, é por que é essencial; caso contrário, não atenderia a uma ou nenhuma das duas condições.”

Urich afirma que

“competências essenciais são a aprendizagem coletiva na organização, especialmente no que se refere à maneira como se coordenam as diversas habilidades de produção e integram as múltiplas correntes de tecnologia.” (2002)

Por último podemos citar a definição de Grenn que afirma que “uma competência essencial é um conjunto peculiar de know-how técnico que é o centro do propósito organizacional. Ela está presente nas múltiplas divisões da organização e nos diferentes produtos e serviços.” (1999)

Competências Organizacionais surgem quando a empresa tem conhecimento de como as atividades são desenvolvidas e partindo desse ponto ela percebe o que precisa desenvolver como competências para desenvolver estratégias de sucesso no cenário corporativo atual.

“são competências referentes à visão que os gestores detêm sobre o mercado e sobre as tendências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com