TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia Da Atividade Fisica Em Pessoa Hipertensas

Casos: Influencia Da Atividade Fisica Em Pessoa Hipertensas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

A hipertensão tem atingido grande parte da população, conhecida como pressão alta (PA), esta sendo uma das principais doenças crônicas nos dias atuais e vem causando morbilidade vascular na população, inclusive nas crianças, atingindo uma media de 22% da população brasileira.

A prática de atividade física traz inúmeros resultados positivo para saúde de um individuo hipertenso, seja ele, aeróbico ou anaeróbico, pois através da atividade física muitos deixam de fazer uso de intervenções medicamentosas ou diminuem sua dosagem. Estudos vêm, a cada dia mostrando essa influencia a parceria multidisciplinar, médicos, nutricionistas, educadores físicos, percebendo grandes avanços na inclusão da atividade física na vida destes hipertensos.

A prevenção e o tratamento e os tratamentos não medicamentosos, só vem aumentando e conquistando vários adeptos (médicos/pacientes) eles estão experimentando esta estratégia com muita frequência e desfrutando os benefícios a médio e longo prazo.

A sociedade brasileira de cardiologia e os órgãos competentes internacionais recomendam a introdução da pratica da atividade física regular em pessoas hipertensas, desde que o mesmo tenha feito uma avaliação clinica previa. Exercícios devem ser de intensidade moderada de três a cinco vezes por semana em media diária de 30 minutos e 1 hora, com frequência cardíaca máxima de 60% a 80% e o consumo máximo de oxigênio de 50% a70%

Treinamentos benéficos para PH

A princípio a indicação era treinamento aeróbico (caminhada, corrida, bike), pois eles provocam importantes alterações influentes no sistema cardiovascular, como: diminuição da atividade nervosa simpática muscular e renal, braquicardia de repouso. O exercício aeróbico diminui a pressão arterial sistólica em 4,7 mmHG e a pressao arterial distolica em 3,1 mmHG, quando comparados a um grupo de pessoas hipertensas que não praticam atividade física, obeservando então a diminuição da PA de 140-159 mmHG (estagio I de hipertensão ) ou 160-100 mmHG (estágios II de hipertensão) para 110-80 mmHG.

Mas em contrapartida, os treinamentos físicos resistidos, como exemplo musculação, também traz benefícios para uma pessoa hipertensa, já que melhora a sensibilidade a insulina, aumento e /ou manutenção HDL e redução e /ou manutenção LDL, redução da gordura corporal, aumento massa muscular, força e densidade mineral óssea. Entende-se então o treinamento resistido se torna aliado para manutenção da pressão arterial, já que há inúmeros benefícios a saúde das pessoas de forma geral.

Considerações finais

A promoção adequada a atividade física em pessoas hipertensas traz vários benefícios ao tratamento de pressão arterial, pois apresenta implicações clinicas importantes, uma vez que os exercícios regulares podem reduzir ou ate mesmo abolir a necessidades de intervenções medicamentosas na pessoas, evitando assim os efeitos colaterais das medicações. A inatividade física é sim desvantajoso ao tratamento de PA, lembrando que deve realisar uma avaliação clinica criteriosa antes do inicio de qualquer que seja o treinamento, pois pode haver qualquer outro fator de risco associado e por esse motivo uma avaliação é indispensável para promoção de saude

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com