TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Cultura E Da Sociedade

Ensaios: Historia Da Cultura E Da Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  8.250 Palavras (33 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 33

Aula 1 - O Pós 2ª Guerra e o reordenamento Mundial

Observe o reordenamento geopolítico econômico que colocou Estados Unidos e URSS em posições opostas, defendendo áreas sob influência para a preservação e expansão do Capitalismo e Socialismo, respectivamente.

Para o reordenamento geopolítico internacional foram realizadas várias conferências, dentre as quais são destacadas as de Yalta e de Potsdam.

Também como questão importante desse período podemos destacar a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Outra questão importante nas relações internacionais desse período foi a criação do Estado de Israel em 1948.

Nesse momento o Brasil passou pelo fim do Estado Novo, que manteve o Estado centralizado e garantiu, a partir da propaganda e da repressão o regime ditatorial.

Após a II Guerra Mundial, o mundo passou por grandes transformações, de ordem social, econômica e política. Os anos a partir dos meados do século XX foram caracterizados por realinhamentos e novas alianças internacionais, a descolonização da África e Ásia, pelas fragmentações territoriais e os novos agrupamentos de países conforme interesses políticos e econômicos.

Mapa do mundo com os participantes da Segunda Guerra Mundial. Os Aliados em verde (os mais recentes, que entraram no confronto após o ataque a Pearl Harbor, em verde mais claro), e as forças do Eixo em azul, com os países neutros em cinza.

Antes mesmo de findar a guerra, as grandes potências iniciaram as negociações políticas sobre o encerramento da mesma. Dois dos principais tratados internacionais foram Potsdam e Yalta.

Conferência de Yalta

Ocorrida na Ucrânia entre os dias 4 e 11 de fevereiro de 1945. Com a Alemanha ainda invadida, discutiram questões relativas a futura ONU, divisão da Alemanha, o estabelecimento de governo pró-britânico na Grécia e de governos pró-soviético na Bulgária e Romênia.

Tratados Internacionais

Conferência de Potsdam

Ocorreu em Potsdam, Alemanha, entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 1945.

• Principais tópicos da conferência:

• Reversão de todas as anexações da Alemanha na Europa após 1937 e a separação da Áustria da Alemanha;

• Ocupação da Alemanha pelos Aliados;

• Julgamento dos criminosos de guerra;

• O estabelecimento da fronteira da Alemanha com a Polônia "linha Oder-Neisse".

• Acordo sobre as indenizações de guerra.

• Os Aliados editaram a Declaração de Potsdam que ultimou os termos de capitulação do Japão.

Dois democratas, um ditador: Churchill e Truman com Stalin na Conferência de Potsdam

Criação da Onu

Segundo Sean Purdy, a Organização das Nações Unidas foi pensada como uma instituição de poder internacional que se destinasse a coordenar e evitar conflitos entre nações.

A Organização das Nações Unidas (ONU) nasceu outubro de 1945, data de promulgação da Carta das Nações Unidas e, na época foi assinada por 51 países, dentre eles o Brasil. Criada logo após a 2ª Guerra Mundial, o foco da atuação da ONU é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.

Criação do Estado de Israel

Depois de quase dois mil anos da expulsão pelos romanos e cinco décadas de organização do movimento sionista que pregava a volta dos judeus a sua terra de origem, no ano de 1947, a ONU decidiu-se pela partilha da Palestina em dois Estados: um judeu e o outro árabe.

Enquanto o primeiro grupo aceitou a partilha, o segundo não reconheceu a decisão e organizou-se para guerra, logo que em 1948 os judeus proclamaram a criação do Estado de Israel, que foi reconhecido pelas duas principais potências da época: União Soviética e Estados Unidos.

Os Estados árabes vizinhos, que contestaram a criação de Israel, decidiram intervir. Os exércitos do Egito, Iraque, Líbano, Síria e Transjordânia entraram na Palestina. Começava a primeira de uma série de guerras que iriam constituir o longo conflito árabe-israelense.

A guerra de 1948-1949 foi vencida pelos israelenses, que ampliaram o seu domínio por uma área de 20 mil km. O conflito provocou a fuga de cerca de 800 mil palestinos das áreas incorporadas por Israel que formaram o imenso contingente de refugiados e, nos anos seguintes, serão frequentemente referidos como a questão palestina.

O Brasil no Contexto internacional - Fim do Estado Novo

O ano de 1946 foi marcado pela volta da democracia. A saída de Getúlio Vargas e a entrada de Dutra deram novas áreas à política nacional.

Dutra candidatou-se pelo Partido Social Democrático (PSD), em coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e venceu as eleições de 2 de dezembro de 1945. Dutra assumiu o governo em 31 de janeiro de 1946 em clima da mais ampla liberdade.

O governo de Dutra começou com a polêmica medida da proibição do jogo no Brasil, mas a presidência ficou marcada pela nova constituição dos Estados Unidos do Brasil, promulgada

em 1946, e consagrou as liberdades expressas na constituição de 1934, que haviam sido retiradas em 1937.

Embora com a constituição promulgada em um regime democrático, foi nela que o PCB teve seu registro cassado e seus líderes perseguidos. Também foi no governo de Dutra que o Brasil cortou relações diplomáticas com a URSS e entrou em alinhamento com a política externa dos Estados Unidos da América (1948).

Aula 2: Guerra Fria: bipolarização mundial

O século XX presenciou a formação e crescimento da URSS, que, desde 1917, apresentava uma nova opção de modelo econômico. Enquanto, na década de 1930, o mundo capitalista passava por uma grave crise econômica, a URSS alcança índices de crescimento econômico impressionantes. Em contrapartida temos os Estados Unidos como principal economia capitalista e em busca de novos mercados para impulsionar ainda mais a economia.

Plano Marshall

Com a Europa destruída devido à II Guerra Mundial, os EUA lançaram um programa que visava a reerguer os países do velho continente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com