TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Prevenir Ler

Trabalho Escolar: Como Prevenir Ler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 5

Como prevenir-se contra LER/DORT (Lesões por Esforços Repetiti-vos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)

1. O que é LER/DORT?

R: As LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) São doenças caracterizadas pelo desgaste de es-truturas do sistema músculo-esquelético, elas são responsáveis pela alteração das estruturas de tendões, articulações, músculos e nervos. Englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas.

2. Como são causadas?

R: Geralmente são causadas por movimentos reincidentes e contínuos com conseqüente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. O esforço excessi-vo, má postura, stress, condições desfavoráveis de trabalho também contribu-em para o aparecimento da LER. A repetição de atividades, a postura incorreta e o excesso de força podem obstruir a circulação sanguínea, impossibilitando a irrigação de estruturas importantes como as artérias e os nervos. Quando isso ocorre, há a fibrose que desencadeia processos inflamatórios nos músculos - bursite e tendinite.

3. Quais são os sintomas e fases?

R: O primeiro sinal é a dor ou desconforto no membro afetado. Depois a pes-soa começa a sentir formigamento e dormência, a dor será mais freqüente e intensa. Posteriormente a dor piorará e será mais persistente, sendo perceptí-vel o local onde se origina, haverá inchaço e a partir desse estágio a doença é crônica, sendo, portanto, irreversível. No ultimo estagio a dor se torna muito forte e persistente (quase insuportável), os processos infecciosos podem cau-sar deformidades, como cistos, inchaços e perda de potência (força). Ativida-des comuns da vida diária, como escovar dentes e cabelos, tornam-se imprati-cáveis. Nessa última fase, muitos pacientes recebem injeção de morfina para aliviar a dor e alguns chegam até a passar por cirurgias.

4. Qual é o tratamento?

R: O tratamento e a reabilitação do paciente com LER/DORT deve ter inicio o mais rápido possível, depende do estágio de evolução da lesão, mas indepen-dentemente da fase deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar. Difi-cilmente um profissional sozinho será capaz de tratar os pacientes portadores de LER/DORT.Vários recursos podem ser utilizados, tais como: fisioterapia (incluindo não só o uso de aparelhos, mas a massagem, e o ensino de técnicas de alongamento e relaxamento) a acupuntura (que trabalha com o aumento ou diminuição da intensidade de ativação do órgão, as agulhas/laser em pontos específicos realizam o relaxamento dos músculos e estimulam o sistema su-pressor da dor), apoio psicoterapêutico, terapia ocupacional, Remédios antiin-flamatórios também são prescritos durante o tratamento e hidroterapia. Geral-mente a imobilização não é recomendada, quando necessária devem ser usa-das as órteses de posicionamento, removíveis, tornando possíveis a fisiotera-pia e outras técnicas terapêuticas.

5. Como prevenir-se?

R: O melhor jeito de evitar as doenças das LER/Dort é cuidar das questões da ergonomia, ou seja, organizar o trabalho em função da relação entre o homem e a máquina, para que o profissional não force o corpo adotando uma postura errada. Diante do computador o profissional deve colocar o monitor (de prefe-rência reclinável) na linha dos olhos e nunca mais baixo, o teclado deve ser posicionado de maneira que o braço forme com o antebraço um ângulo de 90º, o uso de apoiadores de mão arredondados e macios, que são colocados entre o teclado e a borda da mesa, evitam a obstrução da circulação sanguínea. Um bom mouse pad tem a borda arredondada e macia.Ter mobiliário adequado é outro ponto importante, as cadeiras devem ter regulagem de altura para o en-costo, o acento e os braços - que são indispensáveis. O apoio para os pés também deve ser regulável não deixando que haja pressão na área da coluna, ao sentar-se na cadeira o bumbum não deve ficar na ponta do assento deixan-do as costas envergadas. A coluna precisa ficar ereta, mas não excessivamen-te tensa, evite ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sobre elas. Essa prá-tica pode dificultar a circulação do sangue, causando formigamento e incômo-do. Para quem fala muito ao telefone e digita ao mesmo tempo o uso de fone de ouvido é indispensável. A organização e ritmo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com