TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Surgiu e o Que é o Ebola

Por:   •  24/9/2016  •  Monografia  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

O ebola é uma das doenças mais mortais que existem, a taxa de mortalidade em quem é atingido pelo vírus pode chegar a 90% dependendo de sua intensidade, a primeira reação da população ao redor do infectado é o pânico. O primeiro infectado por Ebola foi na região Nzara, no Sudão, em 1976, depois desse caso surtos se espalharam pelo continente.

Os morcegos frutíferos são os hospedeiros do vírus, em 2013 cerca de 1800 pessoas contraíram a doença e aproximadamente 1300 morreram. Há cinco tipos de vírus que podem causar o Ebola, o Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire, os nomes foram dados de acordo com os locais nos quais foram encontrados pela primeira vez. O Reston é o único que não oferece risco de vida e nem ao menos causa enfermidade em quem o hospeda.

O Ebola pode ser contraído tanto de outros humanos como também de animais, o contato com o sangue, secreções ou fluídos corporais de alguém infectado é o que leva o vírus para alguém saudável, as pessoas mais infectadas pela doença são os agentes de saúde que o combatem. A maior evidência do Ebola é no continente africano, a doença pode ter se espalhado pela população por conta do contato dos humanos com os animais, há relatos de que chimpanzés, porco espinhos, morcegos, antílopes e gorilas possam ter disseminado o vírus pelas comunidades.

Um dos meios mais comuns de contrair o Ebola são os funerais, quando alguém morre infectado pelo vírus, os parentes e amigos vão se despedir tocando na vítima essa atitude pode trazer riscos de se contrair a doença.

O médico Paulo Reis que atualmente integra o Médico Sem Fronteiras explica,“no caso de funerais, para que eles sejam seguros, devemos informar a família os riscos e os procedimentos a serem feitos para que a cerimônia possa ser segura. O ideal é enterrar as pessoas que morrem com o vírus o mais rápido possível, o corpo deve haver um processo de desinfecção do corpo antes do ritual, e o falecido também deve ser posto em um saco mortuário duplo para que não haja secreções corpóreas.”

Os sintomas do Ebola podem ser confundidos com o de qualquer outra doença, em geral são dores musculares, fraqueza, febre repentina, dores de cabeça e inflamação na garganta. Depois aparecem outros sintomas que caracterizam melhor a doença, vômito, diarreia e deficiência de funções renais e hepáticas, em alguns casos há sangramentos internos e externos. Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias depois da exposição ao vírus.

Infecções por Ebola só podem ser diagnosticadas definitivamente em laboratório, após a realização de cinco diferentes testes .Ainda não há tratamento para o Ebola, a equipe do Médico sem fronteiras já conteve casos de surtos da doença em 2007 e em 2012, e buscam um tratamento mais eficaz do que apenas estabilização dos sintomas.

Em 2014 novos surtos de ebola surgiram em Serra Leoa, e estão se espelhando pela África e já há casos em outros continentes, para que a doença não vire uma pandemia há algumas organizações que tentam combater a proliferação do Ebola, a assessora do Médicos Sem Fronteira Ana Paula Blower contou: “ Atualmente todos os doutores da nossa equipe estão atuando em campo para combater o vírus.”

Títulos:

Vírus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com