TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação Da Desinfecção De Canais Radiculares Com Terapia Fotodinâmica Por Laser E métodos Com Hipoclorito De sódio. (RESUMO)

Artigos Científicos: Comparação Da Desinfecção De Canais Radiculares Com Terapia Fotodinâmica Por Laser E métodos Com Hipoclorito De sódio. (RESUMO). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução: os microrganismos que infectam os canais radiculares são de difícil eliminação durante o tratamento endodôntico. Este estudo compara o alcance da melhor desinfecção entre os métodos de Terapia Fotodinâmica em diferentes intervalos de tempo com a Irrigação com o Hipoclorito de Sódio (NaOCl) a 2,5% e a Irrigação Passiva Ultrassônica aplicados em dentes extraídos e colonizados com Enterococcus faecalis e Candida albicans.

Método: Cento e cinquenta e seis dentes unirradiculares foram coletados, esterilizados e incubados com Enterococcus faecalis (ATCC 29212) and Candida albicans (ATCC 60193). Esses dois grupos foram posteriormente divididos em outros 6 grupos a depender do modo de tratamento, a saber: (1) Aplicação do corante HELBO(®)Endo Blue fotossensibilizante seguido de irradiação do laser HELBO com potência de 100mW e emissão de 660nm por 1, 3 e 5 minutos, (2) Irrigação com Hipoclorito de Sódio (NaOCl) a 2,5%, (3) Irrigação Passiva Ultrassônica por 10 segundos com NaOCl a 2,5%, e (4) grupo controle. Utilizou-se a análise Citometria de Fluxo e a Microscopia Eletrônica de Varredura para determinar a eficiência desses diferentes métodos de desinfecção.

Resultados: Os diferentes métodos de desinfecção obtiveram diferentes efeitos percentuais de células mortas (p<0,001). Observou-se significância estatística entre as células mortas dos microrganismos (p<0,001). Houve também significância estatística na interação entre os métodos de desinfecção e ambos os microrganismos (p<0,045). O percentual de células mortas nos grupos de tratamento foi significantemente mais alto quando comparado como o grupo controle para ambos os microrganismos (p<0,001).

Conclusões: A Irrigação Passiva Ultrassônica na endodontia mostrou-se ser o método mais eficiente para a desinfecção de canais radiculares em comparação com a instrumentação manual para ambos os microrganismos. A Microscopia Eletrônica de Varredura apenas confirmou os resultados. Outros resultados ”ex vivo“ sugeriram que o prolongamento de tempo de 1 para 5 minutos da Terapia Fotodinâmica aumentou significantemente o número de microrganismos eliminados, portanto, tempos maiores de Terapia Fotodinâmica são recomendados. A Irrigação com Hipoclorito de Sódio a 2,5% mostrou resultados similares a irradiação por 5 minutos.

Palavras-Chave: Candida albicans , Enterococcus faecalis, infecção, canal radicular.

N.T.: O original completo deste artigo “The disinfecting efficacy of root canals with laser photodynamic therapy” do periódico J. Lasers Med. Sci (01/2014) pode ser obtido gratuitamente (em inglês) no link http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4290519/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com