TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento de animais

Tese: Comportamento de animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  3.828 Palavras (16 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 16

Comportamento Animal

1. O que é comportamento?

Chamamos de comportamento aquilo que percebemos das reações de um animal ao ambiente que o cerca. Essas reações requerem órgãos dos sentidos que coletam informações do meio externo, um sistema nervoso que processa essas informações, e sistemas efetores, tais como glândulas, músculos, entre outros que traduzem a saída (output) do sistema nervoso.

Devemos lembrar que os animais podem exibir comportamentos nos quais deixam de realizar atividades que envolvem movimentações ou deslocamentos. Ao nosso olhar, parece que não estão fazendo nada. Por exemplo, dormir, hibernar, congelar-se, fingir-se de morto (tanatose). Mesmo quando um animal aparentemente não está fazendo nada, esse "não fazer nada", também representa um tipo de comportamento e tem sua função.

2. Fatores sensoriais no comportamento

2.1. Filtragem sensorial

Os animais freqüentemente respondem a apenas uma parte reduzida da informação disponível através de seus órgãos sensoriais, de tal modo que a informação irrelevante para a resposta do animal seja filtrada. Quando os órgãos sensoriais são responsáveis por uma grande parte da filtragem sensorial, o SNC ou o cérebro podem ser relativamente não especializados, como em muitos, mas não todos os invertebrados. Por outro lado, os órgãos sensoriais dos mamíferos filtram relativamente pouco, embora o façam, deixando a maior parte da avaliação para o cérebro. No cérebro dos vertebrados foi possível mapear as áreas do córtex cerebral de acordo com suas funções. Em animais como cães, coelhos e aves, virtualmente toda a córtex está empenhada na análise da entrada sensorial.

2.2. Responsividade

A motivação de um animal, isto é, a prontidão com que responde ou a tendência a se comportar de determinados modos, não permanecem constantes, mas podem ser alteradas conforme o estado hormonal do animal, seu grau de fome, o período do dia, o comportamento precedente e muitos outros fatores ambientais. Em alguns poucos casos demonstrou-se que a redução na responsividade dependia de estímulos sensoriais

Numerosos especialistas sugerem que o comportamento dos animais é organizado para garantir um estado fisiológico estável ou ótimo. Sabe-se que o hipotálamo dos cérebros de vertebrados regula a responsividade desse tipo: apresenta centros que controlam os níveis das substâncias que circulam no sangue. Assim, uma região controla a alimentação e é sensível a níveis de glucose. Quando tal região é destruída, em ratos, eles comem demais e se tornam obesos.

3. Conceitos comportamentais

3.1. Reflexo

Os reflexos são comumente considerados respostas automáticas simples que envolvem apenas parte do sistema nervoso e não o cérebro (inclui apenas um nervo sensorial, um neurônio internuncial e um neurônio motor). O estímulo chega ao órgão receptor, é enviado à medula através de neurônios sensitivos ou aferentes (chegam pela raiz dorsal). Na medula, neurônios associativos recebem a informação e emitem uma ordem de ação através dos neurônios motores (saem da medula através da raiz ventral). Os neurônios motores ou eferentes chegam ao órgão efetor que realizará uma resposta ao estímulo inicial.

Os reflexos diferem de outras formas de comportamento, provavelmente, apenas por não sofrerem a atividade moduladora do cérebro. Visa uma proteção ou adaptação do organismo.

3.2. Instinto

Lorenz diferenciou reflexo e instinto argumentando que este tem uma origem central inflexível (o padrão fixo de ação) que gera um tipo de energia nervosa que influencia o limiar para o comportamento. Instintos são inatos e não dependem da experiência.

Ex.: Rituais de acasalamento, migrações para desova, cuidado com a cria, sucção de leite por filhotes, as mães de muitos animais placentários cortam o cordão umbilical dos recém-nascidos, removem o saco embrionário e estimulam os filhotes, lambendo-os.

3.3. Aprendizagem

Comportamento totalmente adquirido como resultado da experiência do indivíduo.

3.3.1 A natureza da aprendizagem

Geralmente, defini-se a aprendizagem como sendo uma mudança adaptativa no comportamento de um indivíduo como resultado da experiência. Envolve o SNC e é mais ou menos permanente. Essa especificação permite que algumas pessoas considerem o comportamento como dividido em partes que têm seus mecanismos constituídos pelo ambiente e partes que não os têm (instintos).

3.3.2. Habituação

De modo geral, os animais jovens reagem à estimulação forte afastando-se dela. A um ruído intenso ou um lampejo de luz, um filhote de pássaro se encolhe ou um gatinho foge. Mas se tal estimulação for repetida, a resposta do animal se enfraquece gradualmente. O animal aprende a não reagir, desde que o estímulo não seja acompanhado de conseqüências desagradáveis. Torna-se habituado. Isso é claramente vantajoso, já que se as atividades de vida do animal seriam continuamente interrompidas se reagisse sempre a tais estímulos. O animal aprende que esses estímulos não lhe são nocivos e continua suas outras atividades.

A habituação é algo que acontece essencialmente no Sistema Nervoso: não é adaptação sensorial, pois variando-se o estímulo a resposta inicial reaparece, o que não ocorreria se fosse adaptação sensorial (o órgão sensorial continua capaz de captar os estímulos).

Ex. Tentilhões cativos expostos a corujas empalhadas. A resposta é avançar sobre o predador na tentativa de expulsá-lo. Esse avanço é acompanhado de chamados característicos que atraem outros tentilhões ao local. Se a coruja era apresentada outra vez no dia seguinte no mesmo horário, a freqüência de chamados diminuía, mostrando a ocorrência de habituação.

3.3.3. Condicionamento

A designação condicionamento abrange todos os tipos de aprendizagem que envolve nitidamente a associação entre algum tipo de recompensa ou punição e a resposta que o animal executa.

Ex.: Um estímulo sonoro, como uma campainha, exerce um efeito pouco discernível sobre o cão. Se o cão receber alimento imediatamente após o estímulo sonoro toda vez que este ocorre durante certo período, finalmente salivará diretamente à audição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com