TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos basicos e cadeia alimentar

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos básicos e Cadeia alimentar

 Ecologia estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.

 População é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie, que quando intercruzados produzem descendentes férteis. Espécies diferentes cruzadas dão origem aos híbridos.

 Comunidade, biocenose ou biodiversidade é o conjunto de populações que habitam determinado local, que é o seu hábitat.

 Ecossistema: é a interação da comunidade com o meio, onde o meio é um conjunto de fatores abióticos (biótopo) e a comunidade é composta por tudo que está vivo, constituindo os fatores bióticos.

 Biosfera ou Gaia: todo local onde há vida, dividida em talassociclo (ambiente marinho), limnociclo (ambiente dulcícola) e epinociclo (ambiente terrestre).

 Nicho ecológico: todos os hábitos de uma espécie, especialmente relacionado com o hábito alimentar, podendo ser carnívoros, herbívoros ou onívoros.

 Exóticos, invasores ou importados são seres vivos que não existiam ainda em determinado hábitat e lá são introduzidos. Se tiverem muita superposição de nicho com uma espécie nativa, gera competição.

 Numa cadeia alimentar encontramos produtores, que são seres autótrofos. Representados pelas algas e plantas, pois realizam fotossíntese, que é a transformação de energia luminosa em energia química. Produzem mais matéria orgânica do que produzem, mantendo a cadeia.

 Não há cadeias longas pelo gasto energético, estimando-se que sobre de 10 a 20% de energia em cada nível trófico na maioria das cadeias.

 Os consumidores são seres heterótrofos que necessitam obter a matéria e energia se alimentando de outros. Os primários devoram os produtores, os secundários devoram os primários e assim por diante.

 Os decompositores são consumidores finais ou microconsumidores, pois suas células obtêm energia para suas atividades através do consumo de compostos orgânicos dos cadáveres. Eles fazem a compostagem. Cadáver é adubo, pois na sua decomposição o que resta pode ser absorvido novamente pelos produtores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com