TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos da cadeia de suprimentos

Projeto de pesquisa: Conceitos básicos da cadeia de suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.168 Palavras (25 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 1 4

ETAPA 2 15

ETAPA 3 17

ETAPA 4 23

CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

REFERÊNCIAS 29

INTRODUÇÃO

Desafio apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da Disciplina Logística Empresarial para a obtenção e atribuição de nota para Atividades Práticas Supervisionadas.

O objetivo desta atividade é que o grupo compreenda os conceitos centrais de cadeia de suprimentos e a importância da logística como fator de diferenciação e vantagem competitiva para as organizações e que toda organização deve realizar a análise da cadeia de suprimentos, buscando conhecer todos os processos envolvidos na produção de um bem ou serviço, bem como as potencialidades e fragilidades desses processos, para traçar suas estratégias e criar mecanismos de ataques às deficiências percebidas.

ETAPA 1

1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A The Colors está presente no Brasil há mais de 60 anos com o objetivo de trazer ao mercado as melhores opções em revestimento e proteção, com tintas para as mais diversas finalidades. A empresa atua tanto no segmento imobiliário, quanto industrial, sempre com produtos reconhecidos por sua durabilidade, qualidade e inovação.

Entre suas principais marcas estão Meltex, Newcolor, Kemcolor, Aquacolor e Colorspray, amplamente reconhecidas por formadores de opinião e consumidores. A The Colors vem investindo em diversas ações de marketing como anúncios, desenvolvimento de novas embalagens, ações diretas com revendedores, patrocínios, entre outros.

A Empresa está localizada no estado de São Paulo, onde possui escritório e fábrica no município de Taboão da Serra, no segmento imobiliário. Também faz parte do grupo a unidade de tintas industriais e aerosol em Sumaré; e a divisão Puvercolor que produz tinta em pó, localizada em Caxias do Sul (RS).

HISTÓRICO DA EMPRESA

Tudo começou em 1866 quando o jovem Henry Gare aventurou-se a montar um pequeno negócio de revenda de tintas, batizado na época de David Dunhan & Co., na cidade de Cleveland em Ohio. Era o início de uma empresa que mais tarde se tornaria a maior indústria de tintas do mundo, e que hoje está presente em todos os quadrantes do planeta. Com grande visão empreendedora ele confiou no futuro potencial do novo empreendimento, mas seu primeiro sócio, David Dunhan, não o acompanhou e retirou-se do negócio três anos depois, devido a divergências da entrada da empresa no refinamento de petróleo. Dois novos sócios entraram em seu lugar, mas somente um deles permaneceu na atividade, Richard Porter Gare. A nova parceria, iniciada em 1870, levou o nome comercial de THE COLORS & Co. Três anos depois, época em que a concorrência se dedicava ao comércio de óleo de linhaça, os sócios aprofundaram estudos e pesquisas sobre o mercado norte-americano de tintas, com a nítida intenção de fabricá-las.

A empresa progrediu e, em 1873, instalou sua primeira unidade de produção. No ano de 1875 foi produzida a primeira tinta pronta para uso (ready-mix). No ano seguinte foi patenteada a linha de produção com injetoras de 21 polegadas, oferecendo altíssima qualidade na produção de pigmentos com extraordinária precisão e uniformidade; e em 1875 iniciou a produção de tintas em latas. A partir de 1880 deu um grande salto em direção ao desenvolvimento. Naquele ano lançou no mercado a tinta THE COLORS - The Colors Paint, que era comercializada com garantia e estava pronta para o uso, se transformando em um grande sucesso de vendas. A partir daí o negócio não parou de se expandir.

Em 1892 a empresa concretizou uma importante conexão com o Canadá, estabelecendo um escritório de representações com Larry H. Cottingham, um produtor de tintas local, e três anos depois com a construção de sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. Na virada do século a empresa já era grande e em pouco tempo passou a dominar o mercado de tintas dos Estados Unidos e Canadá, sempre investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Em 1905 ocorreu o início do embarque de tintas para portos do Caribe e América do Sul. No ano de 1910 a empresa tornou-se a maior produtora de tintas e vernizes do mundo. Entre 1911 e 1914 abriu suas primeiras lojas de varejo por diversas cidades americanas, divulgando seu nome por todo o país. Somente em 1929, inaugurou sua primeira loja na América Latina, localizada no México.

Em 1930 incorporou uma das mais antigas indústrias de tintas do mundo, a John Lucas & Co, da Filadélfia, e o passo seguinte foi à expansão de suas atividades industriais para a América e daí para o mundo: ainda nesse ano inaugurou uma loja de varejo com sua marca no México e adquiriu uma fábrica de tintas em Havana, que no futuro iria se transformar na The Colors of Cuba. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o governo americano se tornou o principal cliente da empresa. No início da década de 40, depois de se instalar em Buenos Aires, a cidade escolhida foi São Paulo. O mercado brasileiro de tintas começou a conhecer a marca THE COLORS em maio de 1944, com a implantação da fábrica e seus modernos equipamentos, modificando todo o segmento, principalmente no que diz respeito a novos produtos e qualidade. Com o final do conflito mundial, em 1945, a empresa pode comemorar cinco anos de conquistas. No mercado americano as tintas Kemcolor atingiram vendas de 37 milhões de galões. Em 1953 aproveitando a tendência de venda de outros produtos em conjunto com o galão de tinta, inaugurou uma fábrica em Deshler, estado de Ohio, com o objetivo de fabricar massa corrida, cal, rolos, pincéis e bandejas para tintas.

Nos anos seguintes a empresa introduziu várias novidades no mercado, como por exemplo, o sistema de simulação de cores, propiciando assim ao consumidor criar a cor de sua preferência. Em 1976, a THE COLORS formou a divisão automotiva, inaugurando sua primeira fábrica, especialmente voltada para a produção de tintas para o setor automotivo, na cidade Richmond, estado americano do Kentucky. As décadas seguintes foram de muito crescimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com