TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criacionismo x Evolucionismo

Por:   •  30/8/2016  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 2

Luan Dias Saba

Título da resenha: Ciência absoluta

Artigo: Defendendo a ciência (Marcelo Gleiser) – Folha de S. Paulo, 13 de fevereiro de 2011

No artigo “Defendendo a ciência”, Marcelo Gleiser mostra seu ponto de vista acerca da origem do homem, defendendo veementemente a ciência e a teoria evolucionista. Gleiser argumenta contra a religião e o criacionismo, trazendo exemplos de contradições religiosas para reforçar suas ideias.

A principal crítica do artigo é a banalização da ciência. Gleiser não questiona o estudo do criacionismo na escola, desde que ele seja feito como um fenômeno cultural. Porém, o autor contesta a maneira com que a religião busca introduzir a teoria criacionista nas escolas, tentando fazer dela uma teoria científica para confrontar o evolucionismo, que, segundo ele, já é comprovado e é precursor de estudos científicos feitos para o desenvolvimento de elementos do nosso dia a dia, como os antibióticos.

Ao falar da introdução do ensino do criacionismo nas escolas, Gleiser levanta um ponto polêmico nos currículos escolares públicos e privados. O estudo da religião é permitido em qualquer escola brasileira. Porém, quase sempre, a única religião que é levada aos alunos é a cristã. Sendo um estado laico, o Brasil deveria incentivar o estudo de, ao menos, as principais religiões do mundo.  

Por fim, Gleiser é sensato ao reconhecer as limitações da ciência, não deixando de valorizar o trabalho feito pelos cientistas, que buscam observar o mundo que está ao nosso redor para desvendá-lo. Gleiser deixa claro que a ciência não pode ser vista como dona da verdade, ressaltando que sempre haverá incertezas para serem estudadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com