TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialização em Ciências da Religião Criacionismo x Evolucionismo

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

AVM Faculdade Integrada

Especialização em Ciências da Religião

Ronald Portal Adão

Criacionismo x Evolucionismo  

Belém-Pará

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado no intuito de lançar luz sobre as discussões que envolvem a defesa do criacionismo e do evolucionismo, enquanto teorias que se apresentam como verdades sobre a origem de todas as coisas, inclusive da raça humana.

Sem dúvida que este sempre será um debate bastante controverso e pautado por intensas e calorosas intervenções de ambos os lados envolvidos.

Neste ensaio, apresento minhas considerações a respeito da matéria publicada na revista Época, que de forma bem didática traz para a sociedade alguns pontos mais relevantes das duas teorias. Procurarei de forma clara, concisa e objetiva demonstrar meu parecer acerca de todas as informações ora apresentadas pelo periódico.

Criacionismo x Evolucionismo

A teoria criacionista apresenta Deus como criador de todas as coisas que existem no universo, incluindo o homem, tudo na forma que nós conhecemos hoje, enquanto que o evolucionismo fala de uma lenta e gradual transformação das espécies. Neste ponto o evolucionismo comete um grande pecado, por não deixar bem explicado de uma forma clara de como se deu tais transformações.

Afinal, faz-se uma pergunta: transformação de que? E como? Sobre esta questão o criacionismo responde de forma mais contundente, considerando ainda o fato de existir relatos escritos sobre tal afirmativa, a Bíblia Sagrada.

Outro ponto controverso é a questão da existência dos dinossauros. Sabemos que em relação a existência destes animais, as provas cientificas são irrefutáveis. O ponto de discordância reside no fato de como se deu sua extinção. Porém, é importante que se diga, que ambas teorias ainda carecem de argumentos mais sustentáveis, pois nem a Bíblia nem a ciência falam com exatidão o que ocorreu, logo tudo que gira em torno deste eixo de discussão, está mais para o campo da especulação.

Deus, segundo os criacionistas, criou todos os seres com um proposito bem definido e não para desaparecer de forma aleatória, ou seja, tudo está dentro do plano do divino criador. A primeira vista, parece um pouco difícil para seres finitos como nós compreendera mente de um ser infinito, como Deus. Esta lógica divina, que para os evolucionistas parece algo deplorável, ao considerar o fato de alguns animais serem criados somente para desaparecer ou servir de alimento a outros, por exemplo.

O criacionismo defende que Deus criou a raça humana a sua imagem e semelhança e somos hoje da mesma forma pela qual fomos criados. Sem dúvida que esta é um tema que tem gerado ao longo da história profundos e tensos debates, uma vez que os evolucionistas questionam esta tese criacionista, afirmando que o homem descende de uma raça de primatas, no entanto não comprova isso. Parece um pouco estranho dizer isto, mas de fato o homem se assemelha a outros primatas, porém quando se trata de fisionomia, existem semelhanças com outros animais, mas vale ressaltar que isso são observações que demandam estudos e pareceres científicos mais apurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com