TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Grega

Trabalho Escolar: Cultura Grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  1.933 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura Grega

A cultura grega foi grandiosamente rica. Teve bastante influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.

Vejamos os principais elementos da cultura grega:

Artes Plásticas

Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos. As artes plásticas da Grécia Antiga influenciaram profundamente a arte romana e renascentista.

Esportes

Foram os gregos que desenvolveram os Jogos Olímpicos. Aconteciam a cada quatro anos na cidade grega de Olímpia. Uma homenagem aos deuses. Atletas de várias cidades gregas disputavam esportes, por exemplo, natação, corrida, entre outros. Os vencedores eram recebidos nas suas cidades como verdadeiros heróis.

Mitologia

Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. A mitologia grega foi repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules.

Democracia

Atenas é considerada o berço da democracia. Os atenienses eram aqueles que podiam participar das votações que ocorriam na Ágora (praça pública). Decidiam, de forma direta, os rumos da cidade-estado.

História

A história começou a ser estudada como ciência pelos gregos. Heródotos, natural da Ásia menor, escreveu o primeiro livro da história com fundamentos científicos e baseado em pesquisa. Tucídides, de Atenas, um militar, redigiu um eficiente relato da Guerra de Peloponeso. Xenofonte preparou as Helênicas, uma história dos gregos até o século IV a.C.Os gregos se dedicavam também a oratório. Falar em público era muito importante na sociedade grega. Um dos oradores mais célebres foi Péricles. Outro foi Demóstenes, gago até a adolescência. Corrigiu seu problema falando com a boca cheia de sementes ou pedrinhas tentando discursar mais alto do que o barulho das ondas do mar. Demóstenes foi o autor das Filípicas, uma obra contra o rei Filipe a Macedônia, que invadiu a Grécia.

Teatro

Os gregos eram apaixonados pelo teatro. As peças eram apresentadas ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As apresentações duravam oito horas diárias, e se estendiam por dois ou três dias seguidos. Periodicamente, eram realizados concursos de peças. Esses torneios chegavam a reunir de 15 a 20 mil pessoas. As comédias, dramas e sátiras retratavam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia. A construção de locais para exibição das peças estavam muito adiantadas

Filosofia

A cidade de Atenas foi palco de grande desenvolvimento filosófico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com