TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Grega

Artigos Científicos: Cultura Grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  4.313 Palavras (18 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 18

1. Localização da Grécia

O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Épiro,Ilhas Egeias (incluindo o Dodecaneso e Cíclades), Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com 13 676 quilômetros de comprimento, com um grande número de ilhas (cerca de 1400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por montanhas, das quais o Monte Olimpo é a mais elevada, a 2 917 metros de altitude.

1.1 Localização do Brasil

Dessa forma, o Brasil ocupa uma área no espaço geográfico mundial e, consequentemente, possui uma localização, ou seja, um “endereço” próprio.

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².

O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.

Essas características físicas do território favorecem a permanência de grande variedade de clima, vegetação, relevo, fuso etc.

2. Aspectos políticos da Grécia

A Grécia é uma democracia parlamentar. O poder legislativo é executivo pelo Parlamento (Vouli) e pelo Presidente da República, que é responsável pela adaptação e pela promulgação das leis. Os 300 membros do parlamento, com exceção de 12, são eleitos por sufrágio universal direto segundo um sistema de representação proporcional “reforçada”. Os 12 deputados do Estado são nomeados pelos partidos políticos de acordo com a proporção dos votos por cada partido. O poder executivo é exercido conjuntamente pelo Presidente e pelo Governo. O presidente é eleito pelo Parlamento por um período de cinco anos, nomeia Primeiro-Ministro e, sob proposta deste, os outros ministros. A Grécia encontra-se dividida em 52 prefeituras.

2.1 Aspectos políticos no Brasil

O Brasil é uma República Federativa de regime presidencialista,dividida administrativamente em 26 estados e um Distrito Federal, com um total de 5.024 municípios distribuídos nos estados. O Governo do Estado é exercido pela ação de três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Os membros dos poderes Executivo e Legislativo são eleitos diretamente pela população e os membros do Judiciário nomeados segundo procedimentos específicos, expressos na Constituição.

Pela Constituição em vigor, promulgada a 5 de outubro de 1988, a sétima desde a

Independência do país em 1822, o Presidente da República, chefe de Estado e de Governo, é eleito para um mandato de quatro anos, com direito à reeleição. Por se tratar de regime presidencialista, referendado em plebiscito realizado em 21 de abril de 1993, o presidente não depende da confiança do Legislativo para permanecer no cargo. As eleições presidenciais são realizadas em dois turnos, caso um dos candidatos não obtenha no primeiro pleito, 50% dos votos válidos mais um. O atual Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foi eleito em primeiro turno de eleições diretas realizadas no dia 3 de outubro de 1994.Poder Executivo - O Poder Executivo é composto por Ministérios, por Secretarias Especiais e pelas Forças Armadas. Os Ministérios têm a atribuição de elaborar e executar políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação, que correspondem aos Ministérios da Fazenda; do Planejamento e Orçamento; das Relações Exteriores; da Justiça; da Educação; das Minas e Energia; das Comunicações; da Agricultura; dos Transportes; da Indústria, Comércio e Turismo; do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal; da Ciência e Tecnologia; do Trabalho; da Saúde; da Previdência; da Cultura; e da Administração Federal. As Secretarias Especiais são órgãos auxiliares da Presidência da

República e seus ocupantes têm status de ministro. Existem a Secretaria de Comunicação Social, de Assuntos Estratégicos e os gabinetes Civis e Militares, que funcionam como uma coordenação de todos os ministérios existentes. No que tange às Forças Armadas, consideradas pela Constituição como essenciais à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer dos poderes, à defesa da lei e da ordem, elas se compõem do Ministério da Marinha, da Aeronáutica e do Exército, os quais se subordinam ao Estado Maior das Forças Armadas (EMFA) e têm como autoridade suprema o Presidente da República. Cabe ao Executivo exercer as funções de chefia de Estado e de Governo, administrando a coisa pública, aplicando as leis existentes e propondo outras que sejam da sua competência. As ações desenvolvidas pelo governo dependem da orientação política do presidente da República e sua equipe. Tal orientação é expressa em programa político divulgado durante a campanha eleitoral, o que permite aos eleitores optarem pelo tipo de ação política que apoiam para determinada gestão, especialmente no que se refere às políticas econômica e social. No caso do atual Presidente da República, sua campanha foi centrada no plano de estabilização da economia e seu programa de governo baseou-se numa série de providências que estão sendo tomadas em relação cinco questões: saúde, educação, economia, infra-estrutura e agricultura. Comprometeu-se ainda com o fortalecimento do papel do Estado como coordenador, regulador e planejador do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com