TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Procarionte e Eucarionte

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo das células

 

  1. É a unidade funcional básica do corpo humano
  2. Células Procariontes: São aquelas que não possuem núcleo delimitado pela membrana e o seu material genético fica espalhado dentro da célula. Ex : bactérias.
  3. Células Eucariontes: Tem membrana nuclear e é no núcleo que encontramos o material genético.
  4. A membrana plasmática limita aquilo que está dentro e o que está fora da célula. Aquilo que está dentro da célula nós chamamos de citoplasma.
  5. O citoplasma contém uma parte líquida que chamamos de citosol ou hialoplasma  e também é composto por organelas celulares.
  6. A membrana plasmática não é só uma capinha que fica em volta da célula ela é uma dupla camada complexa formada em sua maior parte por moléculas de fosfolipídios, também encontramos na membrana plasmática diversas proteínas e carboidratos.
  7. Uma das funções da  proteína na membrana plasmática é a entrada e a saída de substâncias da célula.
  8. A membrana plasmática possui uma propriedade muito importante chamada de permeabilidade seletiva ela tem a capacidade de selecionar aquilo que entra daquilo que sai da célula.
  9. Outra estrutura presente na célula é o citoesqueleto que é uma malha de filamentos proteicos que ajuda a manter o formato da célula e também ajuda no transporte de organelas dentro da célula.

Núcleo da célula eucarionte

  1. O núcleo apresenta uma dupla membrana chamada de carioteca ou envelope nuclear. A membrana separa o meio interno do meio externo do núcleo que é o citoplasma da célula
  2. O citoplasma que fica dentro do núcleo é chamado de nucleoplasma
  3. O núcleo da célula eucarionte possui o material genético.  Logo o nosso DNA e o nosso RNA  Fica dentro do núcleo
  4. Dentro do núcleo temos o nucleolo que é formada por DNA e RNA. A sua maior composição é de RNA ribossômico que vai ajudar na formação dos ribossomos
  5. A membrana nuclear possui poros e esses poros controlam os movimentos de substâncias entre o núcleo e o citoplasma
  6. Retículo endoplasmático rugoso : Na membrana nuclear a estrutura que também forma o prolongamento que é contínuo com a organela celular chamada de retículo endoplasmático rugoso é uma rede de membranas que possui  associado a ele ribossomos e é pela presença dos ribossomos que ele é chamado de retículo endoplasmático rugoso, e temos também o retículo endoplasmático liso que é contínuo com o rugoso. O retículo liso não possui ribossomos e é formado por estruturas mas cilíndricas.Tem uma função relacionada com a síntese de proteína que a função dos ribossomos possui enzimas capazes de processar as proteínas que são produzidas pelo ribossomo
  7. Retículo endoplasmático liso: É contínuo com o rugoso. O retículo liso não possui ribossomos e é formado por estruturas mas cilíndricas.É relacionado com a

produção de alguns lipídios  a importante na inativação de substâncias tóxicas.

  1. Ribossomos = produção de proteínas

  1. Complexo ou aparelho de golgi: Formado por cisternas, responsável pelo empacotamento e pelo envio das proteínas produzidas pelos ribossomos para fora da célula.
  2. Lisossomo: São vesículas formadas no complexo de golgi, possui em seu interior enzimas digestivas e uma de suas funções é a digestão de estruturas celulares que estejam desgastadas, a digestão de substâncias que entram na célula e que vão ser usadas como fonte de energia. O lisossomo devolve esses componentes que foram digeridos ao citosol que a própria célula possa reutilizar esses componentes.
  3. Peroxissomo: Possui uma enzima chamada catalase. Peroxissomo É uma organela Está relacionada com a degradação, com a metabolização de ácidos graxos. Só que como fruto desse metabolismo a gente tem formação de peróxido de hidrogênio que é tóxico para nossa célula. Então o Peroxissomo tem a enzima catalase que é capaz de transformar o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água para que a célula não se intoxique.
  4. Centríolo : São sempre encontrados em Paris em nossas células e eles têm um papel importante de divisão celular. No momento da divisão celular eles ajudam a organizar as células de forma que as duas células filhas na mitose tem uma mesma quantidade de cromossomos que a célula mãe.
  5. Mitocôndrias: É uma organela que possui uma dupla membrana, Sendo a membrana externa lisa e a membrana interna pregueada. A mitocôndria é a usina de energia da nossa célula sendo que dentro delas é produzido o ATP adenosina trifosfato que é a moeda a energética do nosso corpo. O ATP é produzido através dos nutrientes que é ingerido e do oxigênio,  e é dentro da mitocôndria que acontece o processo de respiração celular onde a mitocôndria utiliza o oxigênio para produzir ATP e acaba sendo produzido como resíduo o gás carbônico.

Imagens:

       [pic 1]                       [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com