TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulas Eucariontes e Procariontes

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.825 Palavras (16 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 16

CÉLULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES

A partir da descoberta e do inicio dos estudos dos microrganismos, ficou claro que a divisão dos seres vivos em dois reinos, animal e vegetal,  era insuficiente. O zoólogo E.H. HAECKEL, sugeriu a criação de um terceiro reino, denominado Protista, englobando as bactérias, algas, os fungos e protozoários. Esta classificação mostrou-se satisfatória até que estudos mais avançados sobre ultra-estrutura celular demonstraram duas categorias d células: as procarióticas e as eucarióticas. Na primeira, o equivalente nuclear representado por um único cromossomo não é circundado pela membrana nuclear e,  nas eucarióticas, o núcleo é limitado pela membrana nuclear apresentando no seu interior vários cromossomos.

Procariontes: São organismos que não apresentam um núcleo organizado, ou seja, seu material genético não esta compartimentalizado em um núcleo (não há carioteca) e não apresenta organelas celulares. As teorias da evolução sugerem que os procariontes foram os primeiros a colonizar o planeta, pois, além de serem formadas por uma só célula, possuem uma organização celular muito simples.

Eucariontes: São organismos que apresentam um núcleo organizado, ou seja, seu material genético esta compartimentalizado em um núcleo, envolto por uma membrana denominada carioteca, e apresenta organelas membranosas como retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndria, etc. As células eucarióticas formam animais e vegetais e são mais complexas do que as procarióticas, o que sustenta as teorias da evolução para surgimento da vida em nosso planeta citada acima.

[pic 1]

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CELULAS PROCARIOTICAS E EUCARIOTICAS

CARACTERISTICAS

CELULA PROCARIOTICA

CELULA EUCARIOTICA

Tamanho

Em media de 1 a 2 µm por 1 a 4 µm

Acima de 5mm de largura ou diâmetro

Número de Cromossomos

1, circular

Mais de 1, lineares

Membrana Celular

Ausente

Presente

Aparelho mitótico

Ausente

Presente

Mitocôndrias

Ausente

Presente

Cloroplastos

Ausente

Presente em plantas

Aparelho de Golgi

Ausente

Presente

Reticulo Endoplasmático

Ausente

Presente

Lisossomos

Ausente

Presente

Ribossomos

Ausente

Presente

Membrana citoplasmática

70S, distribuídos no citoplasma sem esteroides

80S, ligados a membranas com esteroides

Peptidioglicano

Presente*

Ausente

*Ausente em Mycoplasma e arqueobactérias

BACTERIOLOGIA

Morfologia e Estrutura da Célula

Forma e Arranjo

As bactérias podem apresentar formas esféricas ou comumente chamadas de cocos, cilíndricas ou bacilos e de espiral.

Os cocos são redondos, mas podem ser ovais, alongados ou achatados em uma das extremidades. Quando as em forma de cocos se dividem, as células podem permanecer unidas umas as outras, surgindo em decorrência cocos aos pares (diplococos), cadeias (estreptococos)  e cachos (estafilococos).

Os bacilos, so se dividem no plano sobre seu eixo menor de tal forma que são poucos os arranjos ou agrupamentos: os diplobacilos aparecem aos pares e estreptobacilos ocorrem em cadeias. Alguns bacilos assemelham-se tanto aos coscos que, por isso são chamados cocobacilos. Porém a maior parte dos bacilos apresenta-se como bacilos isolados.

Bactérias espiraladas podem ter um ou mais espirais. Quando têm o corpo rígido e são como vírgulas, são chamadas vibriões, e espirilos quando têm a forma saca-rolhas. Há ainda um grupo de organismos espiralados, mas de corpo flexível, os espiroquetas.

A forma das bactérias é uma característica genética e geralmente mantem uma única forma.

[pic 2]

Uma vez que os microrganismos são transparentes, é frequente o uso de corantes para melhor visualização da forma e do tipo de arranjo. O método de coloração mais empregado em bacteriologia medica são os de Gram e de Ziehl-Neelsen.

O método de coloração permite dividir as bactérias em dois grandes grupos: Gram-positivos e Gram-negativos. O método de Gram consiste essencialmente, no tratamento sucessivo de u esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os seguintes reagentes: cristal  violeta, lugol, álcool e fucsina.

Toda bactéria, quer seja Gram-positiva, quer seja Gram-negativa, absorve de maneira idêntica o cristal violeta e o lugol, adquirindo a cor roxa devido ao complexo formado pelas duas substancias no citoplasma da célula. Entretanto, ao serem tratadas pelo álcool, apresentam comportamentos diferentes: Gram-positivas não se deixam descorar pelo álcool, enquanto as Gram-negativas o fazem sem qualquer dificuldade. Ao receber a fucsina, somente as ultimas bactérias se deixam corar, adquirindo a cor avermelhada do corante. Assim, quando se examina ao microscópio um esfregaço bacteriano corado pelo método de Gram, as bactérias Gram-positivas se apresentam de cor roxa e as Gram-negativas, de cor avermelhada.

ESTRUTURAS BACTERIANAS E SUAS FUNÇÕES

-Membrana Citoplasmatica

É uma estrutura de aproximadamente 8nm de espessura. Por ser vital para a célula, forma uma barreira responsável pela separação do meio interno(citoplasma) e externo da célula.A membrana das bactérias é composta de proteínas imersas em uma bicamada fosfolipidica.

-Flagelos

São apêndices que servem para locomoção(o batimento do pelinho na ponta da célula que faz ela se locomover), ou ainda para promover a movimentação deagua para o interior da célula(auxilio na alimentação) ou ara fora da célula( excreção)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (432.7 Kb)   docx (245.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com