TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCARTE DO ÓLEO RESIDUAL NAS RESIDÊNCIAS DE CARMO DO PARANAÍBA E PATOS DE MINAS.

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 9

DESCARTE DO ÓLEO RESIDUAL NAS RESIDÊNCIAS DE CARMO DO PARANAÍBA E PATOS DE MINAS.

BORGES JÚNIOR, Moacir Ferreira*; COELHO, Máira Brandão*; COELHO, Mirelle Vaz*; MORAES, Simone Cristina dos Santos*; ARAÚJO, Bethânia Cristhine de**

RESUMO

Introdução: Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem. Justificativa: Considerando esses problemas que o descarte inadequado de resíduos de óleo pode causar, este trabalho foi importante porque informou e orientou a população sobre os métodos apropriados para o descarte do óleo de cozinha. Objetivos: avaliar o destino dado ao óleo residual e encontrar soluções para o reaproveitamento e descarte correto do resíduo. Além disso, conscientizar as pessoas dos danos causados ao meio ambiente devido ao descarte incorreto do óleo de cozinha. Metodologia: No presente trabalho, foi apresentado como é feito o descarte de óleo em 36 residências, localizadas em Carmo do Paranaíba e em Patos de Minas. Para isso, foi aplicado um questionário contendo seis perguntas. Logo após foi avaliado se os moradores estavam descartando o óleo incorretamente. Como ação de intervenção apresentou-se métodos corretos para realizar o descarte. Além disso, foi entregue uma cartilha em todas as residências contendo outras maneiras de reutilização do óleo e os danos que o óleo descartado incorretamente pode causar no meio ambiente. Resultados e Discussão: De acordo com os resultados obtidos: 11% dos moradores descartam o óleo no esgoto, 6 % descartam no solo, 22% doam o óleo, 61% fazem sabão e nenhum dos entrevistados vende o óleo utilizado. Conclusão: Com esses resultados é possível concluir que a maioria da população dessas duas cidades faz o descarte do resíduo de óleo de forma correta e são cientes dos danos que o descarte incorreto dos resíduos de óleo pode causar ao meio ambiente.

Palavras-chave: Descarte. Resíduos. Óleo.

___________________________________________________________________________

*Alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

**Professora de Projeto Integrador.

  1. INTRODUÇÃO

Óleos e gorduras são substâncias insolúveis, ou seja, não se misturam com a água. Podem ser de origem vegetal, animal ou mineral. O óleo vegetal dá origem a variados tipos de óleo de cozinha, como o óleo de fritura. Este óleo está presente na grande maioria dos lares e estabelecimentos comerciais, em alguns serve para temperar, em outros para fritar, mas seu final geralmente é o mesmo: o ralo da pia ou o cesto de lixo. (PEREIRA, 2014)

Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem. (ECO DESENVOLVIMENTO, 2008)

Além do mau cheiro, o óleo prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, entope canos, pode romper redes de coleta e encarece o processo de tratamento; Quando chega a rios e oceanos, cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água, o que compromete o equilíbrio ambiental; Exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados; Impermeabiliza solos, dificulta o escoamento da água das chuvas, contamina o lençol freático e, em decomposição, emite grande quantidade de gases tóxicos na atmosfera. (CINTRA, 2011)

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Esse tipo de combustível está sendo desenvolvido em todo o mundo. Aqui no Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com a Bayer premiou uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) sobre produção de biocombustível a partir do óleo de cozinha. A premiação ocorreu em 2007, durante o projeto Jovens Embaixadores Ambientais. (RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA)

Alguns países como Bélgica, Holanda, França, Espanha, Finlândia, Áustria, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Suécia, Japão e Suíça, possuem recomendações para o descarte correto de óleos e gorduras de frituras. (OLIVEIRA; AQUINO, 2014)

No Brasil, programas como o Óleo Sustentável da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), o Ecóleo da Associação brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de resíduos de óleo comestível e instituições como a Associação Nossa Escola, de São Paulo, e a Ação Triângulo, do ABC paulista, têm programas de reciclagem de óleo usado. (PLANETA SUSTENTÁVEL, 2007)

Em Patos de Minas, também há um programa de coleta e reciclagem de Óleo Vegetal chamado Recóleo. Este projeto atende á todas as cidades da região e oferece um sistema de troca. A casa dez litros de óleo doados, a pessoa recebe dois litros de detergente neutro ou dois litros de desinfetante. Com isso, a pessoa é incentivada a doar seu óleo usado a jogar no esgoto causando sérios impactos para o meio ambiente. (TAFURI, 2013)

Considerando os problemas ocasionados no meio ambiente pelo descarte inadequado de resíduos de óleo e a falta de conscientização da população. O tema é de extra relevância, pois visa informar e orientar estes, sobre métodos apropriados para o descarte do óleo cozinha usado, com a finalidade de amenizar os danos ambientais.

O presente trabalho objetiva avaliar o destino dado ao óleo residual e encontrar soluções para o reaproveitamento e descarte correto do resíduo. Além disso, informar as pessoas dos danos causados ao meio ambiente devido o descarte incorreto do óleo de cozinha. Esta informação foi feita através de uma cartilha (anexo I).

  1. METODOLOGIA

No presente trabalho, foi apresentado como é feito o descarte de óleo nas cidades de Carmo do Paranaíba e Patos de Minas. Foram escolhidas, aleatoriamente, 30 residências em Carmo do Paranaíba e 6 residências em Patos de Minas para coletar informações sobre este descarte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (462.5 Kb)   docx (896.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com