TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DICIONÁRIO

Por:   •  1/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5
  1. ABIÓTICO: São aqueles que não trocam matéria e energia com os seres vivos. Água, temperatura, ph, ar, gases, vapor de água, rocha, solos, etc, são exemplos de fatores abióticos.

  1. ADAPTAÇÃO: Processo que permite aos seres vivos uma adequação maior ao meio em que vivem. Algumas mutações podem tornar os seres vivos mais bem adaptados ao mundo que os cerca.

  1. AERÓBICO: São aqueles seres que vivem somente na presença de oxigênio.
  1. AUTÓTROFO: São seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese.
  1. BIODIVERSIDADE: É a grande variedade de formas de vida (animais e vegetais) que são encontradas nos mais diferentes ambientes.
  1. BIÓTICO: São aqueles que trocam matéria e energia com o meio. São representados pelos seres vivos em geral.
  1. BIOSFERA: Significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.
  1. CADEIA ALIMENTAR: É uma sequência de organismos interligados por relações de alimentação.
  1. COMENSALISMO: A relação de troca é alimentar. Apenas um dos indivíduos ganha. O outro não ganha, mas também não perde. Ex: peixe rêmora e tubarão.
  1.  COMUNIDADE: Conjunto de população viventes em uma mesma área, com afinidades entre si e que se relacionam.
  1.  CONSUMIDOR: É aquele que aparece após o produtor e não é capaz de produzir o seu próprio alimento.
  1.  DECOMPOSITOR: É aquele que tem a função de devolver a energia acumulada ao longo da cadeia para o meio ambiente. São os fungos e bactérias.
  1.  DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: É o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
  1.  ECOLOGIA: É um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro.
  1.  ECOSSISTEMA: O sistema onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal.
  1.  EFEITO ESTUFA: É o fenômeno natural que gera o aquecimento térmico que possibilita que haja vida no planeta. O planeta Terra é envolto por uma camada de ar: a atmosfera. É a atmosfera terrestre a responsável pela retenção de cerca da metade dos raios solares que chegam ao planeta.
  1.  ESPÉCIE: É representada por um conjunto de indivíduos com características semelhantes entre si, capazes de intercruzar e ainda de deixar descendentes férteis.
  1.  FAUNA: É o conjunto dos animais de uma região geográfica.
  1.  FITOPLÂNCTON: São organismos produtores (fotossintetizadores), representados principalmente por dinoflagelados e diatomáceas, constituem a base de sustentação da cadeia alimentar nos mares e lagos. São responsáveis, por mais de 90% da fotossíntese no planeta.
  1.  FLORA: Corresponde a parte da vegetação, flores, plantas, arbustos, desse mesmo ecossistema.
  1.  HABITAT: O espaço onde os seres vivos vivem, e se desenvolvem. É um ambiente natural, onde nasce e cresce qualquer ser organizado.
  1.  HERBÍVOROS: São animais que consomem plantas vivas ou parte delas.
  1.  HETERÓTROFOS: São os seres vivos que não são capazes de produzir o seu próprio alimento e por isso necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos, para obtenção de energia e síntese das biomoléculas de que necessitam.
  1.  IMPACTO AMBIENTAL: É uma mudança no meio ambiente que é causada graças a atividade do ser humano. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca graves prejuízos no meio ambiente.
  1.  INQUILINISMO: É uma relação ecológica interespecífica harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra,
  1.  MEIO AMBIENTE: É um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural e incluem toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
  1.  MIMETISMO: É a capacidade possuída por algumas espécies de animais, de mudar a cor ou a forma do corpo para ficar parecido com outros animais, podendo desta forma ter algum tipo de vantagem.
  1.  MUTUALISMO: Quando há uma relação de dependência direta para sobrevivências. Ex: Líquens (associação de fungos e algas).
  1.  NICHO ECOLÓGICO: É o conjunto de todas as atividades desempenhadas pelo ser vivo em seu habitat.
  1.  ONÍVOROS: São aqueles animais que se alimentam de fonte vegetal e animal, ou seja, um onívoro apresenta uma dieta bem variada. Normalmente estes animais são classificados como predadores e possuem um aparelho digestivo adaptado para metabolizar diferentes tipos de alimentos.
  1.  PARASITISMO: Um indivíduo se instala no outro e o prejudica fisicamente, sem necessariamente mata-lo. Ex: carrapatos nos cães e piolhos nos seres humanos.
  1.  POPULAÇÃO:  Conjunto de indivíduos da mesma espécie, que habitam uma mesma área e se relacionam.
  1.  PREDATISMO: É uma relação ecológica interespecífica desarmônica na cadeia (teia alimentar em que os animais de uma espécie alocados em um nível trófico superior, ex: predadores/caçadores), capturam e matam animais de um nível trófico inferior (presa) para eles se alimentarem.
  1.  PRESERVAÇÃO: A ação de apenas proteger um ecossistema ou recurso natural de dano ou degradação, ou seja, não o utilizas, mesmo que racionalmente e de modo planejado.
  1.  PRODUTOR: É aquele que produz seu próprio alimento. Ex: os vegetais.
  1.  RECURSOS NATURAIS: São bens que estão à disposição do homem e que são usados para a sua sobrevivência, bem-estar e conforto. São considerados recursos naturais os bens que são extraídos da natureza de forma direta ou indireta, e são transformados para a utilização na vida do ser humano.
  1.  SIMBIOSE: É uma relação mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por essa associação.
  1.  SOCIEDADE: Os indivíduos dividem o trabalho entre si, organizam-se em castas (classes).
  1.  TEIA ALIMENTAR: É um conjunto de cadeias alimentares interligadas entre si.
  1.  ZOOPLÁNCTON: É o termo que designa o conjunto de organismos aquáticos heterotróficos viventes na coluna superficial da água, seja de rios, lagos ou no oceano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com