TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSÕES DAS PARTÍCULAS COLOIDAIS

Por:   •  19/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

ALEXANDRO CÉZAR FALEIRO

                             

COLÓIDES

MARINGÁ - 1994

COLÓIDES

Uma dispersão molecular homogênea de duas ou mais substâncias em qualquer estado físico, sólido, líquido ou gasoso, é chamada solução. Assim, em uma solução, as partículas dispersas tem dimensões moleculares. Em uma suspensão, por exemplo, de areia finamente dissolvida em água, as partículas dispersas são muito maiores do que as moléculas. Inicialmente, as partículas são suspensas, mais ou menos, uniformemente através do líquido, mas, à medida que envelhecem, elas caem para o fundo do recipiente. Elas podem ser separadas do líquido pela ação da gravidade, por centrifugação ou por filtração.

Entre esses dois tipos extremos de dispersão, há muitos casos em que as partículas dispersas são muito maiores do que as moléculas, mas, não são suficientemente grandes para se depositar pela ação da gravidade. Essas dispersões intermediárias são chamadas Sistemas Coloidais ou Colóides.

DIMENSÕES DAS PARTÍCULAS COLOIDAIS

Um sistema coloidal contém partículas dispersas, cujas dimensões são intermediárias entre as partículas em solução e das partículas em suspensão

O principal fator que determina uma substância (fase dispersa) fique dispersa na outra (fase de dispersão), originando uma solução verdadeira ou um sistema coloidal ou uma suspensão ordinária, é a dimensão das partículas dispersas. Quando as partículas dispersas são de dimensões moleculares, o resultado é uma solução. Quando as partículas dispersas são muito maiores do que 1µ, forma-se uma suspensão e, se as partículas dispersas, têm diâmetro entre 1 nm e 100 nm, forma-se um sistema coloidal.

AEROSSOL

Os aerossóis são dispersões coloidais de partículas sólidas ou líquidas em um gás; é, portanto, um termo geral que inclui a neblina, a névoa seca e as nuvens, cujas partículas dispersas são de dimensões coloidais.

SÓIS

Uma dispersão coloidal de um sólido em um líquido é chamada Sol. Um modo conveniente de classificar os sóis é à base de atração relativa entre as partículas dispersas e o meio líquido de dispersão.

Quando as partículas coloidais só exercem uma atração muito leve pelo meio líquido dispersor, diz-se que o Sol é liófobo (termo grego que significa "temente à líquido"). Se, como é freqüentemente o caso, a água é o meio de dispersão, esses colóides são chamados hidrófobos ("temente à água").

O termo liófilo (do grego "amante do líquido") é aplicado aos sóis cujas partículas exercem uma forte atração pelo meio líquido dispersor. Nos casos em que a água é o líquido dispersor, chama-se hidrófilo.

EMULSÕES

Um sistema coloidal que tanto a substância dispersa como o meio dispersor sejam líquidos, chama-se emulsão. O creme de leite, por exemplo, é uma emulsão constituída por partículas de gordura líquida dispersa em água.

Agentes emulsificantes são substâncias que produzem a estabilização de emulsões, quando são adicionados a uma mistura de dois líquidos imiscíveis. Assim, o sabão é m agente emulsificante que permite a formação de uma emulsão coloidal estável de gordura em água.

GÉIS

Vimos que os sóis hidrófilos são mais viscosos que a dispersão líquida. Se estiver presente uma quantidade suficiente da substância dispersa, formar-se-á um gel quando o sistema for resfriado ou quando o líquido dispersor for evaporado. Se resfriarmos um sol hidrófilo quente, que não seja muito diluído, formar-se-á uma massa consistente, aparentemente homogênea e gelatinosa. Se o sistema for novamente aquecido, o gel passará novamente a sol. Por exemplo, uma solução de sabão ou uma solução a 2% de gelatina, em água quente é um fluido; mas, quando a solução é resfriada, forma-se um gel consistente; quando o gel é aquecido, ela se liquefaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com