TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Para Educadores

Casos: Dança Para Educadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

JULIANA JACIARA DE SOUZA

TEARTO PARA EDUCADORES

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Arte - 2013 do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de Teatro para Educadores sob a orientação da Pprofessora: Adriana Cristina de A Covas.

CURITIBA/PARANÁ

2013

1) De que maneira essa experiência teatral foi inserida no contexto da educação esco¬lar (jogos, encenações, espetáculo)?

Sou professora de educação infantil e nos conteúdos trabalhados procuro sempre trabalhar com o teatro, dramatizações, jogos imitativos. Para a assimilação mais prazerosa dos conteúdos procuro sempre o apoio na música e do teatro usando a dramatização, meus alunos sempre me ajudam a montar cenários vestuários atuando como participantes ativos e não como meros espectadores direcionados a algo pronto. Possibilito a liberdade de escolha para que seja realizado um trabalho prazeroso. Um desses trabalhos foi a encenação de “A linda Rosa Juvenil” que além de ser adequado a idade deles os personagens fazem parte da imaginação diária dos pequenos como bruxa, príncipe e princesa.

O teatro tem como objetivo principal a representação com o caráter de lazer, de diversão e de transmitir uma mensagem importante. A arte é uma importante ferramenta de trabalho para qualquer educador, portanto, usamos as artes cênicas como elemento fundamental para a interação sócio-cultural, num contexto amplo de cidadania e participação comunitária. A dramatização teatral é uma estratégia pedagógica que facilita e melhora a eficiência do trabalho pedagógico facilitando o trabalho dos professores.

2) Qual a sua participação nessa experiência teatral?

Acredito que esta prática possibilita aos alunos a viver várias vidas e momentos, andar por lugares desconhecidos, sonhar algo inimaginável, inventar um mundo desconhecidos, a arte do teatro possibilita os educando a transcender, ser o que não somos ou o que gostaríamos de ser. Procuro possibilitar ao aluno o direito ao acesso a bens culturais; a modificação do olhar que se tem sobre o que é feito para o aluno confrontado com a qualidade dos espetáculos a serem apresentados, o respeito, a inteligência e a sensibilidade da criança, o desenvolvimento do olhar crítico dos educando sobre a sociedade, a vida e a possibilidade de apresentar o tema de forma lúdica.

3) Havia relação entre a prática teatral vivenciada e os conteúdos escolares?

Sim. A dramatização faz parte do universo infantil é o que justifica o fato de trabalharmos com esta arte enquanto conteúdo programático. Em função dessa associação, teatro, jogo dramático e encenação ajudam a criança entender de modo mais fácil questões como conflitos sociais, diferenças de classes, etc. Pois a improvisação de uma simples cena, ação ou o uso de um adereço ou uma roupa, torna muito mais compreensível o que o professor pretende ensinar, a prática do teatro ajuda no trabalho interdisciplinar desenvolvendo várias habilidades nos alunos.

4) Fale sobre a criação dos elementos que faziam a composição cênica: cenário, ma¬quiagem, figurino, iluminação, personagens.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com