TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decupagem Invertida

Casos: Decupagem Invertida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

“ANGUSTIA”

Roteiro Cinematográfico de Curta- Metragem

de

Túlio Ramalho

1 1. EXT. RUA. PONTO DE ÔNIBUS

Um PONTO DE ÔNIBUS com três BANCOS e uma TELA BRANCA com sinais de PICHAÇÃO ao fundo encontra-se em frente a uma rua não movimentada.

Um HOMEM de meia idade engravatado carregando uma PASTA e um GUARDA CHUVA caminha de maneira caricata, com as costas inclinadas, em direção a um PONTO DE ÔNIBUS.

Ao chegar em frente ao ponto ônibus ele avista uma CAIXA.

Olhando para os lados verifica se alguém está no local.

Após a atitude desconfiada caminha em direção ao BANCO do lado oposto da caixa e senta-se.

A curiosidade toma conta. Suas mãos caminham sob o banco. Para tentar conter-se toma um LIVRO de dentro da pasta, o levanta na altura do rosto e espia o local novamente. Fecha o livro e olha sua capa.

Um CARRO passa em alta velocidade em frente ao local, tampando a visibilidade. Após a passagem do veículo o homem está no mesmo banco em que a caixa se encontrava.

Com movimentos repetitivos nas mãos e nos pés demonstrando ansiedade analisa o local e retira lentamente a caixa de dentro de sua pasta.

Analisa seu laço e tenta com certa dificuldade desatar o nó. Após algum tempo consegue com sucesso abrir a caixa.

Com feição assustada após saciar a curiosidade e ver o conteúdo da caixa, coloca-a atrás de si mesmo, e vai embora.

A caixa que está aberta e disposta sobre o banco desajeitadamente é pega por uma MÃO desconhecida.

FIM.

VIDEO ÁUDIO

CENA 1:

Um Plano geral mostra um PONTO DE ÔNIBUS com três BANCOS e uma TELA BRANCA com sinais de PICHAÇÃO ao fundo. O cenário encontra-se em frente a uma rua não movimentada. Ao fundo som de carros e pássaros pela cidade.

CENA 2:

A câmera dá um close em um detalhe que consta no banco do ponto de ônibus. Este detalhe é um embrulho de presente. Ao fundo som de carros e pássaros pela cidade.

CENA 3:

Aparece então o ator em primeiríssimo Primer Plano. Som de passos do ator e ao fundo sons da cidade.

CENA 4:

Em plano geral, o ator caminha até o ponto de ônibus. Ele tem meia idade, porta um terno, um guarda-chuva e acessórios executivos. Começa então uma música descontraída, dando uma clara referência a Charles Chaplin.

CENA 5:

A câmera então faz um Primer Plano no ator, que fica surpreso com pacote de presente localizado no ponto de ônibus. A música continua com os sons da cidade ao fundo.

CENA 6:

Um plano médio mostra o ator desconfiado, analisando se não há ninguém por perto. A música se mantém durante toda a cena.

CENA 7:

Um plano geral mostra o ator indo até o ponto, em direção ao pacote de presentes e sentando no banco. Os sons da cidade se misturam à música de fundo.

CENA 8:

A câmera dá então um close progressivo no pacote de presentes. Conforme a câmera dá o close, um som de drama vai aumentando progressivamente.

CENA 9:

A câmera dá outro close progressivo, mas agora no rosto do ator que está curioso sobre o conteúdo do pacote. Quando a câmera vira para o ator, o mesmo som vai aumentando progressivamente.

CENA 10:

Um plano geral mostra o ator indo de encontro ao pacote. O mesmo desiste e abre um livro. Volta então a música com os sons da cidade ao fundo.

CENA 11:

A câmera da um Primeríssimo Primer Plano no livro que é “Angústia” de Graciliano Ramos. O ator tira os olhos do livro e volta a olhar ao pacote de presentes ao lado. A música e os sons da cidade continuam.

CENA 12:

Um plano geral volta a mostrar o ator ao lado do presente. A música para neste momento.

CENA 13:

Um carro passa na frente da câmera e o ator já está sentado aonde constava o presente. Neste momento temos a sonoplastia de um carro passando em alta velocidade.

CENA 14:

Um plano médio mostra o ator em detalhe. O mesmo retira de dentro de sua bolsa o presente que constava no ponto de ônibus anteriormente. Quando o ator aparece novamente, a música retorna mais rápida

CENA 15:

Um plano detalhe mostra o ator tentando desamarrar o embrulho do presente. Outro primeiríssimo primer plano mostra o ator angustiado tentando abrir o material. Essas duas tomadas se intercalam. Quando o ator pega o presente, a música para e dá lugar apenas ao som ambiente. Quando o ator tenta desamarrá-lo, a música começa novamente bem lenta.

CENA 16:

O ator finalmente consegue abrir o material. A câmera faz um movimento PAN para a esquerda e foca em plano primeiríssimo primer no rosto do ator que está extasiado com a sua conquista. Ele abre o pacote e seu rosto muda de expressão. O ator fica chocado com o conteúdo que não é revelado. A velocidade da música vai aumentando. Quando o ator abre o pacote, a música para e dá lugar ao um som dramático.

CENA 17:

Um plano médio então mostra o ator fechando o pacote, chocado com o conteúdo e deixando-o no local. A câmera dá então um close progressivo no pacote. Aparece então uma mão que o tira do local. O som fica ambiente até o final.

STORY LINE

Um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com