TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mídias na Sala de Aula Invertida

Por:   •  6/11/2016  •  Artigo  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROEG

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

JOSÉ ANTONIO LEITE MILANEZ

AS MÍDIAS NA SALA DE AULA INVERTIDA

UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL NESTOR LIMA

Natal

2015

JOSÉ ANTONIO LEITE MILANEZ

AS MIDIAS NA SALA DA AULA INVERTIDA

Anteprojeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científicado Curso de Especialização Mídias na Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientador: Profª. Drª Marcília Mendes

Natal - RN

2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        TEMA        

1.1.1        DELIMITAÇÃO DO TEMA        

1.2        PROBLEMA        5

1.3        HIPÓTESES OU QUESTÕES DE ESTUDO        6

1.4        OBJETIVOS        6

1.4.1        OBJETIVO GERAL        7

1.4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

1.5        JUSTIFICATIVAS        7

2        REFERENCIAL TEÓRICO        8

3        METODOLOGIA        9

3.1        MÉTODO DE ABORDAGEM        9

3.2        TÉCNICAS DE PESQUISA        9

4        RECURSOS        10

5        CRONOGRAMA        11

6        REFERÊNCIAS        11


INTRODUÇÃO

  1. TEMA

O conceito de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)  está assumindo um lugar cada vez maior no cenário escolar devido à sua eficácia, já que desperta um extremo interesse nos alunos gerando assim excelentes resultados em seu  desempenho.

A Sala de aula invertida inverte a lógica tradicional das aulas. O aluno entra em contato com o conteúdo em sua própria casa através de recursos tais como videoaulas, games, podcasts e leitura de textos. Na sala de aula são feitos exercícios, projetos são executados, duvidas são tiradas e realizadas outras atividades grupais.

A utilização das mídias digitais, bem como das mídias sociais torna-se imprescindível para a aplicação da ferramenta Sala de Aula invertida, daí o objeto de estudo desse projeto.

A ideia de introduzir a metodologia da Sala de Aula Invertida surgiu com a constatação de que o aluno, acostumado com aulas expositivas na escola se deparava com uma situação de inabilidade na hora de fazer exercícios em casa fazendo com que ele se desestimulasse e consequentemente parasse de fazer os exercícios. Ficava, no geral, com sua autoestima abalada por não conseguir fazer exercícios.

A metodologia diminui, para não dizer, elimina essa desconforto emocional.

Outra constatação é a de que a nova geração tem uma relação diferenciada com as mídias digitais e redes sociais e utilizá-las na prática da aquisição do conhecimento pode ser um ponto a favor para o educador já que mantém o interesse do aluno.

Da forma como se pretende utilizar a metodologia no dia a dia da sala de aula os resultados podem fazer surgir um interesse da Academia visto que os resultados parecem ser eficientes e contundentes.

  1.  DELIMITAÇÃODO TEMA

A metodologia Sala de Aula Invertida, conquanto seja uma excelente idéia, encontra alguns obstáculos em sua consecução. O principal obstáculo é o fato de que a realidade social pode interferir em um projeto de implantação da metodologia.

É comum encontrar alunos carentes, mais notadamente na rede pública de ensino. Estes alunos sofrem exclusão social e conseqüentemente exclusão digital.

Já que a utilização de mídias digitais depende precipuamente de acesso à internet, muitos alunos encontrar-se-ão fora da metodologia.(coloque esse trecho na parte da justificativa)

A discussão então é: Como se aplicar a metodologia Sala de Aula Invertida num ambiente carente. Quais seriam as possíveis soluções para se contornar esse problema e tornar acessível ao aluno todo o vasto campo de mídias digitais e redes sociais enquanto recursos/ambientes de aprendizagem

  1. O PROBLEMA

A exclusão digital pode ser um empecilho à consecução do projeto de sala de aula invertida, por isso o objeto dessa pesquisa é levantar o número desses alunos que não tem acesso à tecnologia a fim de propor soluções para que a metodologia seja empregada com sucesso.

Assim, abordar-se-á também qual é o papel do professor, da escola e do gestor público a fim de se solucionar o problema da exclusão digital.

Certamente haverá uma quantidade de alunos, sem acesso à internet que poderiam ficar fora da metodologia. Pretende-se neste projeto fazer um levantamento quantitativo desses alunos e determinar qualitativamente essa deficiência e conseqüentemente propor soluções para que a metodologia Sala de Aula Invertida seja aplicada sem prejuízos.

Ao apontar soluções pretende-se que o aluno torne-se independente em seu processo de aprendizado e passe torne-se protagonista na produção do conhecimento.

  1. HIPÓTESES

Se o aluno não for ajudado pelo professor e inserido em certas condições propícias ao aprendizado pelo gestor público, não conseguirá sair da histórica inércia onde o “professor finge que ensina e o aluno finge que aprende”.

A mera apresentação de uma mídia digital no ambiente escolar não torna o aluno um protagonista na construção de seu conhecimento. Urge, portanto, inserir esse aluno num contexto tal que ele adquira o hábito de pesquisar, reter e elaborar o conhecimento pretendido através de estratégias de uso de ferramentas virtuais de pesquisa e estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com