TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA ATIVA: SALA DE AULA INVERTIDA

Por:   •  13/4/2020  •  Ensaio  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

SARAH GONÇALVES MONTEIRO - 201902661702

THAMIRES ALVES CARVALHO - 201902648714

METODOLOGIA ATIVA: SALA DE AULA INVERTIDA

Trabalho apresentado na disciplina – educação, tecnologia e novas mídias.

Cabo Frio

2019.2

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho será abordada sobre o tema metodologias ativa: a sala de aula invertida, para dar inicia vamos abordar primeiro o tema metodologias ativas que são atividades onde os educando são protagonistas e se mantém motivados, interessados e conectados.

Existem 3 exemplos de metodologia ativas que são:

1 Ensino Híbrido: que usa a tecnologia a favor do contato do aluno com o conhecimento; 2 Sala de aula invertida: onde facilidade o educando estudar o conteúdo em casa e em sala de aula tirar as suas dúvidas; 3 Gamificação: que por meios de jogos é capaz de trazer experiências para o conhecimento e ensino do educando(VIEGAS, 2019).

As metodologias ativas podem beneficiar as práticas pedagógicas da seguinte forma as metodologias podem contribuir para o desenvolvimento da dimensão cognitiva e socioemocional.

A sala de aula invertida tem como o professor como intermediador que apresenta novo conceito para os educandos, a sala de aula invertida é baseada no ensino híbrido e tem o privilégio de juntar on-line com o off-line, esse tema tende a dar aos alunos e aos professores de compartilhar conteúdos previamente abordados e preparados onde é aceitável fazer uso de aplicativos como Google, Facebook, drive, dropbox, YouTube, entre outras. Diante desse novo método temos algumas vantagens como: a melhoria no desempenho dos alunos, a valorização do professor, aulas mais participativas e tecnológicas.

DESENVOLVIMENTO:

A metodologia ativa veio para repaginar o método passivo que ver os professores com teor conhecimento, aluno que receber o conhecimento sem questionar, devendo memorizar e repetir, todas essas características do método tradicional, um ensino maçante, desprazeroso....

A educação tradicional com esse método passivo e alvo de crítica de muitos teóricos como Paulo freire que não concordava com essa teoria de educação bancária onde o aluno só recebe o conhecimento como fosse uma folha branca, como um dos críticos dessa educação juntamente com outros fez uma transformação importante na educação brasileira que é o movimento da escola nova por meio do manifesto dos pioneiros, questionava e exigia uma reformulação na educação brasileira onde os professores não são o centro do conhecimento e sim o mediador, o aluno como foco desse conhecimento traz como benefício, pois oferecer a ele autonomia, estimulando-o a buscar informação e a construir conhecimento caminhando com as próprias pernas. (MELO, 2017)

A metodologia ativa é um processo que visa estimular a autoaprendizagem e a curiosidade do estudante para pesquisar, refletir e analisar possíveis situações para tomada de decisão, sendo o professor apenas o facilitador desse processo (Bastos, 2006, apud Berbel, 2011). (DIESEL; BALDEZ ; MARTINS, 2017)

A metodologia ativa e um do fator da grande mudança que teve na educação desde séc. XVII para o séc. XXI, o aluno possui um ensino prazeroso, com acesso no conteúdo que está sendo passado podendo saber se que esta sendo tratado em sala e verdadeiro, é possível levar as suas dúvidas.

A metodologia ativa ela é boa tanto para lado do aluno como para o professor, pois o mesmo não vai partir do nada e o aluno já vai ter conhecimento prévio do que vai ser dito em sala de aula, além disso, essa metodologia estimula a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar  a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência.  (DIESEL; BALDEZ ; MARTINS, 2017)

A metodologia ativa ela pode ser aplicada em diversas formas como: sala de aula invertida, ensino hibrido, ou blended learning, é uma das tendências da Educação do século XXI, que promove uma integração entre o ensino presencial e propostas de ensino online visando a personalização do ensino (Bacich,2017),  Gamificação é novo conceito que  consistente na utilização de elementos dos games (mecânicas, estratégias e pensamentos) fora do seu contexto, com a finalidade de motivar os indivíduos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens afirma Kapp (2012 apud FARDO, 2013), Com base no que foi proposto esse trabalho iremos da uma ênfase em sala de aula invertida.

A sala de aula invertida ,também conhecida como flipped classroom,  é uma estratégia que visa mudar os paradigmas do ensino presencial, alterando sua lógica de organização tradicional. O principal objetivo dessa abordagem, em linhas gerais, é que o aluno tenha prévio acesso ao material do curso – impresso ou on-line − e possa discutir o conteúdo com o professor e os demais colegas. Nessa perspectiva, a sala de aula se transforma em um espaço dinâmico e interativo, permitindo a realização de atividades em grupo, estimulando debates e discussões, e enriquecendo o aprendizado do estudante a partir de diversos pontos de vista. ( FGV-EAESP\ CEDEA, 2014)

A transmissão desse conhecimento na sala de invertida acontecem por meios de materiais com vídeos, textos, livros, revistas disponibilizado anteriormente a aula, assim desenvolvendo objetivo da sala de invertida de debate rico e conhecimento  de forma mutua, afirmando o que diz MAZUR(2015) “ ensinar é apenas ajudar o estudante a aprender” com o conhecimento prévio dos alunos  o professor  vai ajudá-los em  suas dúvidas,  focando na significação, (re)significando e assimilando os conhecimentos.

A sala de aula invertida e processo de adaptação e desafios para aluno e para o professor, pois o aluno tem uma reponsabilidade extra classe realizada de acordo com a sua disponibilidade do seu horário e o professor tem alguns desafios a  serem ser superados, como  o desenvolvimento de planejamento dos conteúdos pré- aula e pós- aula, as perguntas norteadoras para debate e como inovar ou criar novas praticas para suas aulas e a incerteza dentro de sala de aula como diz ..... que o docente pode encontrar barreiras especialmente no que diz respeito à perda de parte de sua autoridade em sala, na medida em que ele não é mais o único a ditar o ritmo das interações e a deter o poder do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com