TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermagenética

Por:   •  26/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O ácido desoxirribonucleico (DNA) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos. No caso dos seres humanos, o DNA se localiza em 46 cromossomos, que ficam dentro do núcleo de todas as células do corpo. As informações nele contidas se organizam em longas fileiras de moléculas em formato de dupla hélice. Estas fileiras são mantidas junto com travessas feitas de pares de substâncias químicas denominadas (A) adenina, (G) guanina, (T) timina, (C) citosina. A ordem destas bases dá origem ao código genético e possibilita a produção de cópias exatas de si mesmas.A expressão gênica é o primeiro estágio de um processo que decodifica a informação contida no DNA de uma célula. Isto é, a expressão do gene que dá origem a uma proteína.

A dermagenética trata-se da ciência que estuda como a variabilidade genética, expressão gênica e os diversos mecanismos celulares interferem no processo natural de envelhecimentoe saúde da pele. A variação no DNA chama-se polimorfismo que pode gerar diferenças em indivíduos de uma mesma espécie. Nos seres humanos, o polimorfismo mais comum é o de nucleotídeo único (SNPs – single nucleotide polymorphism), que consiste na substituição de apenas uma base nitrogenada (A, G, T e C). Dessa forma, quando ocorre esse tipo de polimorfismo em regiões específicas de determinados genes, pode resultar em diversos efeitos danosos como o surgimento de lesões ou envelhecimento precoce da pele.

Para identificar quais são as necessidades da pele é possível utilizar a dermagenética para direcionar aos cuidados adequados às necessidades individuais. Atualmente existem testes simples e rápidos que permitem a realização de uma análise de DNA baseada na investigação de 14 SNPs em 10 diferentes genes, medindo a predisposição genética da pele para formação de rugas, degradação do colágeno, danos oxidativos, irritação e inflamação da pele. A partir dos resultados são utilizados cosméticos específicos a fim de corrigir ou retardar o processo deletério, além de mudanças nos hábitos alimentares, ingestão de suplementos e realização de procedimentos dermatológicos adequados, dando início à cosmetogenômica.

A cosmetogenômica trata-se da ciência que estuda a interação entre os genes e a pele com o desenvolvimento de cosméticos específicos para obter a regeneração, além de analisar o impacto destes no tratamento dos diversos tipos de degradações dermatológicas.A pele é um órgão complexo, o mais pesado e maior do corpo humano. Tem uma área superficial de 1,5-2 m2 e pesa 8-15% do peso corporal. A sua espessura varia de 1,5 a 4 mm, dependendo de locais do corpo e das condições ambientais. A morfogênese da pele requer uma coordenação entre os três tecidos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) para formar as três camadas: a epiderme da pele, o tecido exterior, que é principalmente epitelial; a derme, um tecido conjuntivo denso; e hipoderme, um tecido sub-cutâneo adiposo.

2. DESENVOLVIMENTO

O processo natural de envelhecimento da pele leva a formação das rugas. As agressões ambientais como exposição ao sol, poluição e maus hábitos de saúde contribuem para o envelhecimento precoce da pele. Quem direciona e define a velocidade desse processo são os genes, em associação com os fatores externos.

O genoma é a sequência de DNA que possui todas as informações do código genético dos organismos vivos, que determina a química necessária para estimular a síntese de DNA, RNA e proteínas essenciais para a manutenção celular, além da informação genética correta para determinar a capacidade de organização celular, fato importante em termos antienvelhecimento, pois permite a reparação de danos contínuos no DNA provocado por fatores endógenos e exógenos. Porém ao longo dos anos os genes tornam-se menos ativos e, consequentemente, a pele tem a sua capacidade reduzida em termos de hidratação e tonificação, contribuindo com o envelhecimento e surgimento de manchas. Após a descoberta de todos os mecanismos de amadurecimento da pele e modificações do DNA, diversas pesquisas vem sendo realizadas para que haja um retardo no processo de envelhecimento da pele.

Na cosmetogenômica é realizado um plano personalizado antienvelhecimento, que é baseado em um perfil do indivíduo resultante de testes de diagnóstico, tais como dosagem hormonal, ultrassom, raios-X e exame de urina. Estes exames analisam os diversos parâmetros bioquímicos individuais em comparação com a media da população, determinando a idade biológica do paciente. Também são avaliados os hábitos alimentares, prática de atividade física e composição corporal, além da anamnese para avaliar o risco de câncer, problemas cardiovasculares, respiratórios, renais e demais estilo de vida.

O plano antienvelhecimento personalizado inclui recomendações de melhoria dos hábitos nutricionais (nutrigenômica), suplementos alimentares, medicamentos ou nutracêuticos (nutrientes em cápsulas), e estabelecimento de um programa de exercício físico e mental adequado, controlando o stress, impulsividade e melhorando a memória.

Após a análise das características e necessidades individuais de cada paciente, são indicados tratamentos específicos de acordo com suas necessidades. Além do tratamento estético, são utilizados cremes que auxiliam no tratamento. Em muitos casos, a ação desses cremes reativa os genes e estimula a produção de proteínas que foram perdidas, proporcionando uma melhoria na pele. Mesmo com o avanço atual, ainda são necessários muitos estudos e experimentos, pois ainda é necessária a análise de outros 25 genes que permitirão desenvolver novos e revolucionários produtos cosméticos.

Outro serviço de extrema importância para os pacientes é o aconselhamento genético. Este aconselhamento está presente em diversas áreas da genética, porém o aconselhamento genético dermatológico consiste em um processo de comunicação, onde o geneticista informa e esclarece sobre os problemas relacionados à saúde da pele decorrentes de alterações genéticas. Dentre as importâncias do aconselhamento genético estão a necessidade de conhecimento das características da pele, pois todas são congênitas ou hereditárias, o geneticista, o melhor entendimento das causas do envelhecimento da pele, compreender as alternativas para evitar ou reverter as consequências deletérias dos SNPs sobre a pele (Tabela 01), além de permitir um melhor cronograma de cuidados.

GENE Função Normal Função Alterada – SNP

Proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com