TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Trabalho Universitário: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Desenho Técnico

ATPS

Profº: Roque Ribeiro Junior

Nome do Grupo: RA:

Eduardo Werner

1156281946

Lucas Moraes Silva 1158390481

Rodrigo Henrique Rodrigues 1186407560

Alex Rodrigues de Oliveira 1109297517

Antonio Marcos Lorenço 1158380976

Rogério Pereira silva 2504044316

Etapa1

Passo 2.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

R: No desenho técnico a descrição e destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como os aspectos relevantes

No artístico a descrição e destinada apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

R: Vistas: A representação em vistas múltiplas de um objeto baseia no conceito de projeção ortogonal, a quantidade de informação contida num desenho deste tipo e muito grande, desde o simples esquema ate um desenho de produção completo, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem, etc. Perspectivas: E usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida, de determinado objeto não sendo necessária nenhuma capacidade especial para sua interpretação

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

R: ISO (International Organization for Standardization).

Passo 3.

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

R: A utilização de escrita normatizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

R: Alinha grossa _________ para Arestas e contorno visíveis,

Interrompido fino -------------- para Arestas invisíveis

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

R: O desenho tem um grande papel e importância, pois em muitas situações é necessário mais de uma vista e um conjunto de informações como cotas, acabamentos superficiais, tolerância dimensionais e geométricas.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

R: Escala de redução: Quando o desenho é maior que a folha você utiliza a escala de redução.

Escala de ampliação: Quando o desenho é muito pequeno você utiliza a escala da ampliação.

Etapa 2

Passo 1.

a) O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o quê são retas perpendiculares.

R: É uma reta horizontal (ou vertical) que ao cruzar com outra vertical (ou horizontal) forma o ângulo reto de 90º.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com