TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenho técnico

Resenha: O desenho técnico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2013  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 2

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

O desenho técnico deve ser legível, transmitindo todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na forma como o descreve, é destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para isto o desenhista precisa seguir regras normativas, que no caso de nosso país é regulado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Os desenhos artísticos não seguem normas ou regras, transmitindo apenas as ideias e sentimentos de seu artista, de maneira pessoal e pode ter diferentes interpretações e significados. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Resposta: Os métodos mais utilizados em um desenho técnico são as representações em vistas e em perspectiva . Essas duas formas de representação, contêm particularidades que as recomendam em situações diferentes. São elas:

Perspectivas: que é a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.

Vistas Múltiplas: baseada no conceito de projeção ortogonal e possui uma gama muito grande de informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Podemos destacar também alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO, são elas:

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com