TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Exames: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Aula-tema: Introdução ao desenho técnico. Aspectos gerais do desenho técnico

Passo 1 ( Individual )

Ler cap. 1 do livro texto da disciplina e discutir os principais tópicos com o grupo

Passo 2 ( Equipe)

A) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico:

R: O desenho artístico nos transmiti significados e interpretações diferente para cada individuo; já o do desenho técnico deve ser bem claro todas as suas características e informações do objeto que nele é representado, o mesmo deve ter a mesma interpretação em qualquer lugar do mundo , já que seu uso e sua interpretação será feita por profissionais das mesmas áreas.

B) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados:

R: A principio cria-se um esboço da peça que será feita, o mesmo poderá ser o rascunho para o projeto , feito a mão livre ,onde o mesmo servira de base para o projeto final ,logo aprovado passa pelas mãos de um desenhista técnico para elaborar p desenho definitivo ,que nele devera ter todas informações necessárias para sua interpretação. As formas como esse projeto será apresentada são duas:

Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em uma visão espacial, rápida, de determinado objeto.

Vistas múltiplas, é a representação mais usada em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal. Existe uma grande quantidade de informações contidas nestes tipos de desenhos, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc.

C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho ”falem a mesma Língua” Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para a maioria das normas individuais de cada país.

R: (O principal Órgão que representa as normas é a ISO (Internacional) Organizativo for Standardization), e serve de base para elaborar as normas que são regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Alguns exemplos de institutos de normas técnicas de alguns países, onde os mesmos se baseiam na ISO.

ASA = América Standard Associativo (Estados Unidos)

JIM = Japan Internacional Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

Passo 3 (Equipe)

1 – Ler o cap.3 do livro texto e responder aos questionamentos pertinentes a esse capítulo.

A - Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

R: A escrita normalizada tem como objetivo manter um padrão técnico único, assim ter um desenho padrão com qualidade, isso é definido pela norma ABNT 14699, que diz :

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”

B - A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

R: São as linhas do tipo A, Continuo grosso que é utilizadas em arestas visíveis e a tipo E, que é interrompido grosso usada em arestas invisíveis, ou do tipo F, que é fina, que também pode ser usada em arestas invisíveis.

C - A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

R: Ainda é feito o uso do desenho em papel para que se possa fazer uma analise rápida caso algumas modificações no projeto sejam necessárias e estejamos no local de execução onde talvez podemos não dispor de recursos tecnológicos no caso um computador que tenha a AutoCad um dos programas usadas na elaboração de projetos ,o importante também para que se tenha um histórico de projeto ,sabendo –se que qualquer alteração tem de ser colocada direto no projeto .

4 - Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

R: Escala de redução é utilizada quando o objeto a ser representado é muito grande em relação à folha, ou seja, quando a dimensão do desenho é menor que a dimensão real.

R: Escala de ampliação é utilizada quando o desenho é muito pequeno e em seu tamanho real não é possível representar seus detalhes e dimensões, ou seja, a dimensão do desenho é maior que sua dimensão real , nesse caso é feito o uso da escala de ampliação para termos visibilidade de detalhes que em escala natural não conseguiríamos ter .

Passo – 4

Utilize o formato A4 em branco para traçar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.

Principais tipos de linhas NBR 8403

Linhas Denominação Uso

‘ Continua estreita Linhas de cotas, linhas de chamadas, linhas de referencia

Continua larga Linhas de contornos visíveis e arestas visíveis

Continua estreita a mão livre Limites de vistas locais ou interrompidas quando não é uma linha de traços

Continua estreita em zig zag Possui as mesmas características que a linha acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com