TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento Sustentável

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, Esse conceito, que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com apromoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio-ambiente. Neste contexto, o conceito de “desenvolvimento sustentável” surge como um termo que expressa os anseios coletivos, tais como a democracia e a liberdade, muitasvezes colocadas como uma utopia.

O desenvolvimento sustentável aparece nesse cenário como uma forma diferente de se pensar o desenvolvimento, no qual estão inseridas as noções de desenvolvimento somadas às questões da sustentabilidade, tanto a sustentabilidade ambiental quanto a social, a econômica e ainstitucional.

O caminho escolhido para definir a sustentabilidade é o caminho do meio entre esses dois pensamentos. Ou seja, uma forma de desenvolvimento econômico, que contempla o crescimento e que contribua para a preservação ambiental.

A tendência tecnocêntrica acredita que a sustentabilidade se refere à manutenção do capital total disponível no planeta e que ela pode ser alcançada pela substituição de capital natural pelo capital gerado pela capacidade humana. Já na outra ponta, o ecocentrismo ratifica a importância do capital natural e da necessidade de conservá-lo não apenas pelo seu valor financeiro, mas pelo seu valor substantivo.

A ideia central seria então preservar para desenvolver, isto é, a atividade humana não pode ultrapassar a capacidade de renovação da natureza. Esse fato nos leva ao dilema da troca do crescimento econômico quantitativo pelo qualitativo, algo a ser adotado pelos países mais desenvolvidos.

Podemos dizer que um sistema sustentável é composto de duas partes: o sistema ambiental e o sistema social. O sistema social está inserido no sistema ambiental e depende deste para se manter. Sem os recursos extraídos da natureza, a sociedade não consegue produzir o necessário para sua existência.

Pela perspectiva da sustentabilidade ambiental, a principal preocupação é a dos impactos sobre o meio ambiente decorridos da atividade humana. A sustentabilidade seria alcançada pela utilização dos recursos naturais,mantendo sua deterioração em um nível mínimo. Deve-se reduzir a utilização de combustíveis fósseis, diminuir a emissão de substâncias poluentes, adotar políticas de conservação de energia e de recursos, substituir recursos não renováveis aumentar a eficiência em relação aos recursos utilizados.

O globalismo não contribui, em geral, para um real aumento da produtividade dos recursos naturais. O que se tem é a dilapidação desses recursos que são exportados em grande quantidade pelos países em desenvolvimento e entram como ganhos no PIB desses países, mas que na verdade podem ser configurados como uma perda de riqueza para a nação. Para se chegar a um consenso sobre o que é a sustentabilidade em termos globais, deve-se

levar em consideração a força de interesses que serão contrariados, principalmente nos países mais ricos.

O grande desafio para se criar um indicador de desenvolvimento sustentável é chegar a um consenso sobre os meios de avaliar e medir as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com