TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design E Artesanato

Artigo: Design E Artesanato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Existe uma questão que vem ganhando atenção de pesquisadores, antropólogos e metodologistas da área cultural, que é a associação existente entre artesanato e design. O objeto a ser estudado neste texto é a relação e a diferença entre o artesão e o designer e o artesanato.

O objetivo deste texto é buscar a compreensão clara das diferenças, semelhanças e da relação existentes entre o artesanato e o design, visando à importância deste esclarecimento para a cultura global e contemporânea.

Como o artesanato e o design são um grande foco cultural e sempre causam imensa admiração, esta pesquisa mostra que há uma importante relação entre ambos, incluindo diferenças e semelhanças que devem ser estudadas e compreendidas por todos os apreciadores dessa cultura mundial.

Foi utilizado neste trabalho, uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e caráter exploratório, através de um estudo bibliográfico.

Este estudo será explanado nos seguintes momentos: artesanato, design, e a relação entre ambos.

1.ARTESANATO

Em seu livro A Beleza do Cotidiano (1983), Vera de Vives define bem o artesão:

“Compreendemos como artesão tradicional, aquele que emprega e transmite, em seu trabalho, valores, técnicas e signos amadurecidos e aceitos no sistema cultural a que ele mesmo pertence. A colocação é indispensável, na introdução desta reflexão sobre o artesanato. É dito originado da própria cultura popular que quem procura o que não sabe,quando acha não conhece. Para tentar distinguir claramente qual o papel do artesão, é útil saber com clareza quem ele é.”

É o interprete das técnicas tradicionalmente conservadas, como herdeiro, que é,dos motivos que a originaram. No ato de criar uma cesta, por exemplo,reproduzirá padrões recebidos da cultura a que pertence, porque ditos padrões traduzem, primordialmente, a resposta a determinada necessidade do meio onde surgiram,seja necessidade ligada ao trabalho, à vida doméstica, à devoção ou à diversão. Seu produto é assim extremamente objetivo, jamais sem função.

É um profundo e instintivo conhecedor do meio onde se situa. Como tal,tem intimidade e domínio sobre os materiais que esse meio oferece,podendo transformá-los com propriedade na matéria-prima dos objetos artesanais que produz, testemunhando, em seu trabalho, o próprio meio ambiente onde se desenvolve sua cultura.

É um ser criador, que no seu fazer revela habilidade, destreza, e elevada disciplina manual. Posto que interprete de tradições herdadas,acrescentará,ainda assim,sinais de sua própria criatividade aos objetos produzidos,ajuntando seu eu - criador à grande cópia de informações recolhidas da tradição.

De acordo com José Silveira D'Ávila, em seu livro O artesão tradicional e seu papel na sociedade contemporânea (1983); a Associação Brasileira de Artesãos propôs em 1975 uma definição operacional do artesão: ''artesão é o pequeno empreendedor qualificado,no exercício de alguma habilidade manual de produção,operação ou serviço''.

Silveira D'Ávila ainda afirma que o artesão é empreendedor porque assume livre e plenamente sua produção independente, mesmo sem obter a organização complexa de uma agência. É qualificado pois passa por estágios de aprendizado ao pleno domínio até atingir maiores níveis de qualidade .

Podemos concluir então que, o artesão se caracteriza pelo domínio em todas as fases de produção com muita habilidade manual; o saber-fazer, lento e complexo; incluindo muita criatividade e valores culturais tradicionais, criando objetos com personalidade, beleza e funcionalidade.

2.DESIGN

Não há como falar em design sem considerá-lo como um processo integrador que; levando em conta fatores sociais, econômicos e estéticos, transforma idéias em objetos. Podemos destacar algumas definições de design.

Segundo Charles Owen (metodologista do Design) citado no livro Design no Brasil de Lucy Niemeyer (1998): ''Design é a profissão que se preocupa com a criação de produtos, sistemas, comunicações e serviços que satisfazem necessidades humanas, melhora a vida das pessoas, e faz tudo isso respeitando o equilíbrio do meio ambiente.''

De acordo com Alexandre Wollner o Design significa planejamento e ordenação da produção de ''objetos'' endereçados à aceitação por parte do homem. Num amplo sentido, o design é o conjunto de medidas que se toma tendo em vista a função, a utilidade e o aspecto de um ''objeto'' antes mesmo de entrar em linha de produção.

Thiago Maia, dono da Fibra Design (empresa focada em design sustentável);em uma palestra do Design EXE da UNOPAR em 2011;definiu o design como:

“(...) identificar e avaliar relações estruturais, organizacionais, funcionais visando ampliar a sustentabilidade global e a proteção ambiental. Apoiar a diversidade cultural, apesar da globalização; sem nunca esquecer a ética cultural. Dar aos produtos, serviços e sistemas, formas que expressem e seja coerente a sua própria complexidade.”

Resumindo, design é a profissão que, cria e desenvolve um produto ou imagem, seja material ou visual; respeitando critérios como a criatividade, a funcionalidade, a estética e o custo; de acordo com a necessidade de um público alvo. Pensando sempre na qualidade de vida do ser humano.

A partir do séc. XIX, com a Revolução Industrial, surgiram às fábricas e mecanismos que possibilitaram o controle dos capitalistas sobre os operários, reunindo cada vez mais trabalhadores para o sistema fabril. A concentração de trabalhadores, a divisão social do trabalho, a disciplina, o controle dos meios e da própria produção geravam a alienação dos trabalhadores de seus saberes, submetendo-os ao mando do capitalista. Com o desenvolvimento constante das fábricas com o uso de novas máquinas, materiais e processos de produção; os empresários se preocupavam sempre para que o custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com