TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Microbiológico das Infecções de Corrente Sanguínea

Artigo: Diagnostico Microbiológico das Infecções de Corrente Sanguínea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Artigo  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Diagnostico Microbiológico das Infecções de Corrente Sanguínea

As infecções primaria da corrente sanguínea (IPCS), são aquelas infecções de consequências sistêmicas graves, bacteriémica ou sepse, sem foco primário identificável. Há dificuldade de se determinar o envolvimento do cateter central na ocorrência da IPCS.

As infecções da corrente sanguínea podem ser divididas naquelas com hemocultura positiva, e naquelas somente com critérios clínicos. As IPCS comhemocultura positiva têm critério diagnóstico mais objetivo, e permitem comparações mais fidedignas entre hospitais. No entanto, a sensibilidade das hemoculturas é variável de acordo com práticas institucionais de hospitais e laboratórios, e é baixa em pacientes que já estão em uso de antimicrobianos. Já as infecções diagnosticadas clinicamente são de definição mais simples, mas apresentam grande teor de subjetividade, dificultando de modo substancial a comparação inte rinstitucional. Por estas razões é recomendado que as infecções sejam subdivididas entre as IPCS laboratoriais e as IPCS clínicas. Os índices de IPCS clinica e laboratorial devem ser calculados e analisados separadamente. As IPCS laboratoriais poderão servir para comparação dentro do próprio hospital, ou para avaliação interinstitucional.

Cabe ressaltar que resultados positivos de hemocultura podem refletir contaminação na coleta ou processamento. Por esta razão, hemoculturas só devem ser coletadas com indicação clínica precisa, seguindo os protocolos estabelecidos na instituição e sua interpretação deve ser criteriosa.

Infecções relacionadas ao acesso vascular (IAV): são aquelas que ocorrem no sítio de inserção do cateter, sem repercussões sistêmicas. A maioria são relacionadas ao cateter central (IAVC) ou periférico (IAVP)

São definidas como a presença de sinais locais de infecção (secreção purulenta ouhiperemia), em pacientes sem diagnóstico concomitante de IPCS.

A cultura de cateter é um exame de baixa especificidade e não é necessário para diagnóstico de IAVC

Tipos de cateter utilizados

• Cateter vascular em hemodiálise

• Cateter umbilical venoso e arterial

• Cateter Central de Inserção Periférica – PICC

• Cateter usados em flebotomias

• Cateter vascular periféricos

• Cateter totalmente implantados (Port-a-Cath)

• Cateter de artéria pulmonar (Swan-Ganz)

• Cateter arterial periféricos para PAM

Os microrganismos ganham acesso à ponta do cateter por um dos seguintes mecanismos:

À partir da pele, no sítio de inserção, invadem o canal percutâneo formado pelo cateter e o tecido subcutâneo da pele.

Contaminação do canhão à partir das mãos de profissionais de saúde que disseminam através do lúmen do cateter. Carreados pelo sangue até o cateter implantado.

Biofilme

Os biofilmes microbianos se desenvolvem quando os microrganismos aderem irreversivelmente a uma superfície submersa e produzem polímeros extracelulares que facilitam a adesão e promovem a estrutura da matriz.

Os biofilmes microbianos podem causar infecção em: lentes de contato, cateteres vasculares, conectores, tubos endotraqueais, marca-passos cardíacos, dispositivos intrauterinos, válvulas cardíacas, cateteres de diálise peritoneal e cateteres urinários.

Podem compor os biofilmes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com