TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Ambiental do Horto Floresta em SP

Por:   •  12/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

  1. Geologia, Geomorfologia e Solos

A área do parque é drenada da Bacia dos rios Cabuçu de Cima e Guarú e pelos ribeirões Santa clara e Juqueri, os fluentes do Rio Tiete. O par que está inserido no domínio Morfoclimatico de morro florestado que é caracterizado pelos seguintes aspecto.

  • Predomínio de relevo com formas mamelonadas (forma de mamão) que se desenvolvem em toda a área do parque mascarando superfícies erosivas, níveis de pedimentação e até sedimentos;
  • Presença de horizontes de alteração e de formas arredondadas em depressões intermontanas, indicativo da alternância de processo de pedimentação e etchplanação.
  • Notáveis campos de pães de açúcar.
  • Presença de florestas tropicais decíduas e semideciduas, associada com enclaves de bosques de araucárias e cerrados.

O mapa de Unidades de relevo do Brasil (IBGE 1993), a Região localiza-se nas Escarpas e Reversos da Serra do Mar e da Mantiqueira, que constitui o denominado Planalto Atlântico (Almeida,1974).

Nesse planalto está localizado a área de zona de contato entre as Colinas   São Paulo do Planalto Paulistano, onde ocorrem relevos de Marrotes baixos e de Colinas pequenas com espigões locais; e a Serrania de São roque, que é constituída por Morros arredondados, Mar de morros, Morros com serras restritas e Serras Alongadas (PONÇANO et al,1981).

Condicionados pelos diferentes tipos de rocha e de relevo foram identificados na área, a presença de Argissolo Vermelho- Amarelo e Lotossolo Vermelho – Amarelo, que se associam a: Latossolo Câmbico , Cambissolo  Háplico, Afloramento Rochoso, e Gleissolos Háplico nas planícies fluvias  e fluvio-coluviais. (Olivia et al, 1999 e ROSSI et al, 1997)

  1. solo

Analises de solos do PEAl forneceram informações sobre seus atributos químicos e granulométricos. De maneira geral, esses solos são argilosos, com fertilidade baixa, excessivamente ácidos com profundidade variada, dominando os solos pouco profundo. A drenagem interna desse solo também é variada, sendo mais comuns que aliados ao clima úmido, permitem a disponibilizar agua ao ano todo.

  1. Terrenos

Terrenos Colinosos

Os Terrenos colinosos são sustentados por granitos do Batólito Cantareira que predominam, e xistos que são suborninadas, constituem a maior parte do Parque. Nesses terrenos o relevo apresenta baixa amplitude, as colinas têm os topos estreitos convexos e vetenentes de perfil continuo, com segmentos retilíneos a convexos, de baixa inclinação que formam vales erosivos acumulativos abertos e bem macardo nos relevos

Nos terrenos Colinosos predominam Latossolo Vermelho-Amarelo de textura argilosa que se associam com cambissolo Háplico textura argilosa a muito argilosa nos Xistos.

A baixa intensidade e frequência de processos erosivos bem como a baixa susceptibilidade a ocupação e urbanização, faz com que esses terrenos apresentam baixa susceptibilidade a ocupação e urbanização, que tem favorecido a constante invasões e a urbanização da Area do parque, como é o caso do bairro Vila Amelia.

Terrenos de planície Fluvial – Coluivial  

O terreno de planície Fluvial – Coluviais, são formados por uma rampa levemente inclinada, geralmente com blocos e matacões e uma planície de inundação mais rebaixada e plana com canais aluviais e áreas alagadiças, constituídas por camadas de areais medias e grossas micáceas, por vezes acreanas e ou argilosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com