TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussoes Completa

Ensaios: Discussoes Completa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

O presente estudo avaliou a pressão arterial antes e após o procedimento de massagem com pedras quentes (fig. 1) e demonstrou que houve uma diminuição na sístole de 5,0 mmHg. Isto pode ser justificado pelo efeito mecânico consequente da pressão aplicada na massagem, ocorrendo liberação local de substâncias vasoativas, ocasionando a vasodilatação, relaxamento muscular e aumento da circulação para GUIRRO (2002). O volume de sangue que percorre pelo sistema cardiovascular pode ter um aumento nas veias e artérias, devido à manobras de massagem usadas para resultar um aumento da circulação no sangue venoso e arterial segundo BETTER (2007). Entretanto na diástole, houve um aumento de 0,1 mmHg, porém este valor não é significativo de comparação, podendo ter variações na aferição com o aparelho esfignomanômetro.

Após a massagem, a voluntária B.S apresentou aumento irregular na pressão arterial que pode ter sido causado por fatores externos como a temperatura do ambiente, estresse, sons externos, temperatura da pedra utilizada e duração da massagem.

De acordo com o gráfico (fig. 2), 87% dos voluntários sofreram diminuição da frequência cardíaca.

Segundo HOMEM (S/D), ocorre a diminuição da tensão arterial e o aumento da circulação venosa que regressará ao valor normal após uma hora da realização da massagem. O sistema nervoso simpático para PEREIRA (2013), é acionado durante um estado de estresse emocional ou físico, já o sistema nervoso parassimpático apresenta efeitos opostos sendo mais ativo em períodos de relaxamento. Em alguns casos o sistema nervoso simpático aumentará a frequência cardíaca, gerando assim uma diminuição no sistema parassimpático.

Nenhum dos voluntários massageados (0%) manteve os valores de frequência cardíaca. Já os 13% que sofreram aumento, foram influenciados por fatores externos e/ou uma massagem enérgica e profunda realizada pelo profissional.

A elevação de temperatura resulta um aumento de metabolismo, oxigênio e de dióxido de carbono. A obtenção de energia na célula é responsável pelo aumento de oxigênio, o qual resulta na combustão do mesmo. Acumula-se então o dióxido de carbono e altera-se o pH plasmático, elevando o batimento cardíaco e frequência respiratória em relação aos 7% dos voluntários que obtiveram aumento (fig.3) FREITAS (2005).

A broncoconstrição é resultante do sistema nervoso parassimpático diferente do sistema nervoso simpático que apresenta broncodilatação em resposta ao organismo conforme PEREIRA (2013). 80% dos voluntários massageados obtiveram diminuição da frequência respiratória devido ao relaxamento causado pela massagem. A utilização das pedras aquecidas contribuiu na troca de sangue, linfa e fluídos digestivos, o qual, aumentou a circulação e a qualidade do mesmo, consequentemente a maioria dos voluntários apresentaram relaxamento após a massagem e diminuição da frequência respiratória. 13% dos voluntários não apresentaram alterações, devido ao curto tempo de duração da massagem, desconforto no ambiente em geral, temperatura do local e das pedras, portanto não obtiveram vasodilatação ou vasoconstrição, assim permaneceram no mesmo estado de frequência respiratória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com