TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão celular

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 3

Biologia

Divisão Celular

Mitose em célula animal

Mitose é um tipo de divisão celular que promove a multiplicação das células. Pela mitose, uma célula origina 2 células-filhas iguais entre si, só que com a metade do volume inicial.

Ciclo mitótico

As transformações que a célula passa durante sua divisão e preparação são chamadas de ciclo mitótico. A fase em que a célula ainda não se dividiu é chamada de Intérfase.

G1: grande produção de RNA.

S: síntese de DNA.

G2: semelhante a G1, porém em quantidade reduzida.

Fases da mitose

  1. Prófase: a mitose inicia-se com os cromossomos já duplicados na intérfase (período S). A cromatina vai se condensando, evidenciando os cromossomos, cada um com 2 cromátides presas pelo centrômero.

O nucléolo e a carioteca vão degenerando, enquanto no citoplasma o centro celular se duplica e começa a migrar para polos opostos, formando o fuso de divisão entre os centríolos.

  1. Metáfase: os cromossomos estão no meio da célula, dispostos na placa equatorial, presos às fibras do fuso pelo centrômero. Os cromossomos atingem o grau máximo de condensação.
  2. Anáfase: os centrômeros dividem-se, as cromátides separam-se e migram em direção aos polos, puxadas pelas fibras do fuso, que se encurtam. As cromátides separadas já podem ser chamadas de cromossomos-filhos.
  3. Telófase: inicia-se quando os cromossomos-filhos atingem os polos. Ao redor dos cromossomos, reorganiza-se a carioteca, os cromossomos desespiralizam-se, o nucléolo é gradativamente reconstruído e o fuso de divisão degenera. Os fenômenos da prófase ocorrem ao contrário.

            [pic 1] 

        

Importância da mitose

Nos seres pluricelulares, a mitose leva ao crescimento, à reposição de células e à reprodução assexuada. Nos seres unicelulares, a mitose representa a forma mais comum de reprodução.

Áster

Conjunto de fibras de proteína que aparentemente participam do processo de deslocamento dos cromossomos durante a divisão celular. Na mitose não se forma o áster ao redor dos centríolos, por esse motivo é chamada anastral.

Citocinese

A citocinese é centrífuga. Vesículas originadas no complexo golgiense, chamadas fragmoplastos, migram para a região mediana do citoplasma, vão se fundindo e formando uma placa que cresce de dentro para fora, ou de forma centrífuga.

Meiose

Definição

É um processo de divisão celular que origina 4 células-filhas, cada uma com a metade do número de cromossomos da célula-mãe.

É chama de divisão reducional, porque consiste em 2 divisões sucessivas, que fazem com que o número de cromossomos seja reduzido à metade.

Seu processo se resume a:

  • Há uma duplicação cromossômica para 2 divisões celulares;
  • Os cromossomos homólogos são separados na primeira divisão uma vez que as células-filhas só têm um cromossomo de cada par de homólogos;
  • As cromátides são separadas apenas na segunda divisão, que se processa como se fosse uma mitose comum;
  • A célula inicial tem 2n cromossomos (diploides), enquanto as células-filhas têm n cromossomos.

Fases da meiose

Na primeira divisão, a prófase é bastante longa, é a fase em que ocorrem várias transformações com os cromossomos. A segunda divisão é bem mais rápida.

Assim, temos:

  1. Prófase I:
  • Inicia-se a espiralização dos cromossomos, que parecem pequenos fios alongados;
  • Desorganização da carioteca e do nucléolo;
  • No citoplasma, forma-se o fuso de divisão pelo centríolo;
  • Ocorre pareamento dos cromossomos homólogos;
  • As cromátides homólogas trocam genes, fenômeno chamado de crossing-over ou permutação. O crossing-over é um fenômeno importante pelo fato de promover a variabilidade genética.
  1. Metáfase I:
  • Os cromossomos atingem o máximo de condensação, situam-se no “equador”, presos ao fuso de divisão. Cada cromossomo do par de homólogos prende-se a um dos lados do fuso. Esse tipo de ligação leva à separação do par de homólogos, que vão um para cada lado do fuso.
  1. Anáfase I:
  • As fibras do fuso encurtam-se, levando os cromossomos para os “polos” da célula. Há separação dos pares de cromossomos homólogos.
  1. Telófase I:
  • Como na mitose, ocorre reorganização de um novo núcleo e ocorre a citocinese.
  • Cada célula resultante contém a metade dos cromossomos da célula-mãe (n), mas esses cromossomos ainda estão duplicados.
  • Intercinese: pode (ou não) haver um período de descanso entre as 2 divisões, a célula entra em seguida, na segunda divisão.

A 2ª divisão apresenta fenômenos semelhantes aos que ocorrem na mitose, porém é mais rápida. É uma continuação da Primeira divisão, e os cromossomos já estão espiralizados e não ocorre o crossing-over novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com